terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Universidades estaduais iniciam o vestibular 2009

As inscrições para o vestibular 2009.1 das universidades estaduais da Bahia já se encerraram. A expectativa agora é com as provas. Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a avaliação começou neste domingo (11) e termina nesta terça-feira (12). Os candidatos estão disputando 1.786 vagas em 48 cursos.

Quatorze mil pessoas estão participando do processo seletivo deste ano na Uesb – o número de inscritos superou o de 2008. Medicina e Direito, no campus de Vitória da Conquista, e Enfermagem e Fisioterapia, no campus de Jequié, foram os cursos mais procurados.

Na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus e Itabuna, as provas acontecem de 18 a 20 deste mês. Quase 13 mil candidatos disputarão 1.440 vagas em 29 cursos. Medicina é o curso mais concorrido (65 candidatos disputam uma vaga). Não houve inscrição presencial – o processo foi realizado via internet. A taxa de inscrição foi de R$ 85.

As provas na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) serão de 25 a 27 deste mês – 11.485 se inscreveram para disputar 785 vagas nos 22 cursos de graduação oferecidos pela Uefs. Medicina é o curso mais concorrido (80 candidatos/vaga).

Na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), as provas acontecem em 1º e 2 de fevereiro, em Salvador, e em 23 de fevereiro, nas cidades do interior onde a Uneb possui campus: Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Camaçari, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Eunápolis, Guanambi, Ipiaú, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Xique-Xique.

O Cartão Informativo do Candidato, sobre local e sala de provas, estará disponível a partir de 25 deste mês, nos sites www.vestibular.uneb.br e www.consultec.com.br/.

Habilidade específica e início das aulas

A prova de habilidade específica, para os candidatos ao curso de Desenho Industrial, será em 15 de fevereiro, no Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), no Barbalho, em Salvador.

As aulas do primeiro semestre deste ano estão previstas para começar no final de abril. O resultado do vestibular 2009 vai ser divulgado até 5 de março. Logo após será publicado o calendário das matrículas, previstas para ocorrer em março e abril.

O vestibular 2009 da Uneb obteve mais de 46 mil candidatos, considerando as inscrições também do Concurso/Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM/BA), que é realizado pela universidade através de convênio entre as duas instituições.

O volume de inscrições mantém, mais uma vez, a universidade em sua tradicional posição de liderança em demanda de candidatos entre as instituições de ensino superior do Estado.

A Uneb está oferecendo no vestibular deste ano 5.045 vagas para 133 opções de cursos de graduação (licenciatura e bacharelado), distribuídas pelos campi da capital e 23 municípios do interior.

Entre os cursos mais concorridos oferecidos pela Uneb, estão Direito (57 candidatos/vaga), Enfermagem (42,7) e Fisioterapia (40,8), todos em Salvador.

No interior do estado, as maiores disputas são para os cursos de Direito (22,7 candidatos/vaga), em Juazeiro; Enfermagem (20,1), em Senhor do Bonfim; também Enfermagem (18,3), em Guanambi; novamente Direito (16,2), em Paulo Afonso, e Direito (16), em Jacobina.

Vagas e cotas adicionais

O vestibular deste ano da Uesb trouxe uma novidade para os candidatos. A partir de agora, o processo seletivo para os cursos de graduação da universidade disponibilizará vagas e cotas adicionais. Esse sistema foi instituído pela Resolução 37/2008, publicada no Diário Oficial do Estado de 18 de julho de 2008.

Segundo a resolução, as vagas serão distribuídas da seguinte forma: 50% para estudantes que cursaram o ensino fundamental e o ensino médio em escolas da rede pública. Quem cursou o supletivo ou outra modalidade de ensino equivalente em instituição de ensino público também pode ser contemplado.

Dessas vagas, 70% serão destinadas para candidatos que se declararem negros, respeitando as categorias pré-estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As demais vagas obedecem aos critérios gerais. A resolução definiu ainda que cada curso deve disponibilizar uma vaga adicional para indígenas, quilombolas e pessoas com necessidades educativas especiais.

Vale lembrar que o candidato concorrente dentro desse sistema deverá apresentar no ato da matrícula documentos que comprovem as exigências para a ocupação da vaga, expedidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai) ou pela Fundação Cultural Palmares, ou laudos médicos que atestem as necessidades.

Para maiores informações sobre as universidades estaduais da Bahia, é só acessar os sites www.uesb.br, www.uesc.br, www.uefs.br e www.uneb.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário