quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ENTREVISTA COM WALMIR ASSUNÇÃO.


Secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia.

A Península - Walmir Assunção, também prestigiando a posse de Píto a Prefeitura de Maraú?
Walmir Assunção- Olha, a posse de Píto, é uma posse emblemática, e foi uma Eleição importante para o PT, e, pra mim pessoalmente, porque Píto tem praticamente a mesma origem, similar a minha origem, então lógico que eu não poderia deixar de estar presente na posse dele, até por que, a determinação do nosso Governador Jacques Wagner, sem dúvida, através de um governo republicano, ajudar a todos os municípios, agora eu tenho carinho especial por Maraú , por Píto, pelo PT de Maraú, e o que eu poder ajudar a desenvolver esta cidade, a administração de Pito ser uma referência no Estado, eu vou fazer porque Píto é uma pessoa, que nasceu em Maraú , uma pessoa trabalhadora, honesta, é uma pessoa que merece ser prefeito e a esperança que o povo de Maraú depositou a Píto, lógico que todos nós do PT da Bahia. Juntamente com os Secretários de Governo do Estado, somos co-responsáveis e, devido a isso dessa posse, faço parte, participo, mas sempre no intuito de ajudar a desenvolver e construir e fazer com que a administração de Píto seja de fato uma referência pra todo o Estado.
A Península - É, também grande responsabilidade, já que vivemos um momento que o Governo da Bahia está em ascensão e o Presidente Luis Inácio Lula da Silva, despontando como um dos mais populares na história do país?
Walmir Assunção- A responsabilidade é grande, mas eu acho que é um momento muito importante, porque nós temos o Governo do Estado, a Presidência da República, tem uma série de Políticas Sociais, que o presidente da República está desenvolvendo, que o Governador Jacques Wagner está fazendo no Estado, lógico que nós podemos fazer no municipio de Maraú, e o trânsito Píto tem, com o Governador Jacques Wagner, com os Secretários e também com a presidência da República, isso vai facilitar, então Pito ganhou a Eleição num momento muito importante, nós vamos ter os próximos 4 anos, sem dúvidas nenhuma de muita ação em Maraú, desenvolvimento, e lógico que ele vai governar em sintonia com o governador Jacques Wagner e o presidente Lula. Isso é importante para o povo de Maraú. Sobretudo porque Píto, vai cuidar das pessoas, das famílias, porque essa é a vocação de um Governo do PT, é a vocação do Governo Lula, e será a vocação também do Governo Píto em Maraú.
A Península – O que você deseja ao povo de Maraú e ao governo Pito?
Walmir Assunção - Desejo a todos um feliz ano novo, um ano novo com muitas vitórias, porque às pessoas sempre dizem “ desejos de ano novo de muita luta” luta o povo tem, todos os dias, o que nós precisamos é de vitórias , mais realizações e lógico que, nesse momento que os prefeitos estão tomando posse, acredito que é importante os prefeitos e vereadores de toda a Bahia, tenham cada vez mais o senso de governar com Democracia, com participação do povo, tratar a população com ela merece, ,é ser respeitado quanto cidadão e cidadã, e utilizar o cargo político para melhor ajudar á vida das pessoas.


Dados Pessoais
Nome: Valmir Carlos da Assunção
Profissão: Agricultor
Nascimento: 17 de dezembro de 1964, Itamaraju-BA.
Filiação: Jonerio Carlos de Assunção e Rosa Franazio Dias Assunção.
Cônjuge: Fabya dos Reis Santos.
Filhos: Frederico.
:: Formação Educacional
Cursou o Primário e o Ginásio na Escola Municipal Reitor Edgard Santos, Itamaraju.
:: Atividade Profissional
Operário em construção civil, agricultor em Itamaraju. Secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia, 2007-2008.
:: Mandato Eletivo
Suplente de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, PT, 2003-2007, efetivou-se em 2005; deputado estadual, PT, 2007-2011, licenciou-se em jan. 2007 para assumir o cargo de Secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia.
:: Filiação Partidária
PT.
:: Atividade Partidária
Vice-líder do PT, ALBA, 2005. Diretor estadual do MST, 1989. Membro da coordenação nacional do Movimento Sem Terra - MST, 1990 e membro da direção estadual do MST.
:: Atividade Parlamentar
Na Assembléia Legislativa, presidente da Comissão Especial para Assuntos da Comunidade Afrodescendente (abr.2005-2006); vice-presidente das Comissões: Especial do Cacau (2005-2006), Agricultura e Política Rural (2005-2006); titular das Comissões: Especial para Assuntos da Comunidade Afrodescendente (fev./abr.2005); suplente das Comissões: Especial do Rio São Francisco (2005), Especial da Infância, Adolescência e Juventude (2005-2006).
:: Proposições
Visualize os projetos de resolução, projetos de lei e indicações clicando aqui.
:: Missões Oficiais, Congressos e Seminários
I Congresso Camponês da América Latina, Peru, 1996; palestrante no Seminário de Psicologia na Universidade de Coimbra, Portugal, 1997; Encontros em prol da luta Camponesa no Brasil- MST, Alemanha, Suécia e Bélgica, 1998; palestrante no Parlamento Português - 500 anos do Brasil, Portugal, 2000; Fórum Social Mundial, Porto Alegre- RS, 2001, 2002, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário