sábado, 10 de janeiro de 2009

Agropecuáriae cooperativismo promovem a inclusão social



O incentivo à organização e capacitação do setor é uma das prioridades do governo federal, que investiu mais de R$ 30 milhões no cooperativismo, nos últimos cinco anos। Este ramo agropecuário promove inclusão social.

Os recursos foram aplicados em capacitação técnica, organização social de cooperativas rurais e realização de exposições agropecuárias, nas cinco regiões brasileiras. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o número de beneficiados passou de 435 mil. 27% são do Nordeste e 20%, no Sul.

O coordenador-geral de Acompanhamento do Departamento de Cooperativismo e Associativismo, Luiz Carlos Colturato, explica que os recursos são repassados de acordo com a demanda de cada área produtiva. “São as cooperativas, ou entidades que as representam, que nos procuram em busca de apoio. O investimento é feito conforme as necessidades de cada região”, disse.

Como resultado, Colturato registra o aumento das exportações dos produtos das cooperativas agropecuárias, nos últimos dois anos. Ele cita, também, a melhoria na capacidade de gestão e organização das cooperativas das regiões Norte e Nordeste.

“Apesar das dificuldades geográficas observadas na região Norte, cooperativas do Amazonas registraram avanços no controle de suas atividades. Já no Nordeste, em especial no Ceará e Pernambuco, percebemos melhoria significativa na organização da cadeia produtiva do leite em cooperativas”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário