sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Secretaria de Agricultura de Itacaré inicia cadastramento de pequenos agricultores


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itacaré iniciou, no último domingo (18), o cadastramento de pequenos agricultores para inseri-los em programas que serão desenvolvidos em parceria com a Petrobrás, Biofábrica de Cacau, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e SEBRAE. "Serão beneficiadas 150 famílias, que receberão todo o apoio técnico para se adequar aos projetos", informou o secretário Ricardo Brazão.

O encontro com os pequenos agricultores aconteceu no povoado de Cachimbo Seco, onde compareceram produtores de outras localidades rurais, como Quirinos, Toco Preto, Cajueiro e Outeiro Bonito. Na ocasião, a equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também esteve presente junto com o presidente da Câmara, Milton Ramos, e o vereador Fernando de Água Fria. Além do início do cadastramento, durante a última reunião, foi abordada ainda a formação da cooperativa agrícola.

Os pequenos agricultores beneficiados serão inseridos no programa de biodiesel da Petrobrás, para a plantação de oleaginosas, como o girassol. A Biofábrica de Cacau fornecerá mudas e o SEBRAE conduzirá projetos voltados para comunidades quilombolas, raízes, horta orgânica, apicultura e mandiocultura. A EBDA também contribuirá com cursos de capacitação e assessoria técnica.

Os convênios entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itacaré e as entidades será formalizado no dia 07 de fevereiro, quando será realizado o primeiro dia de campo no distrito de Taboquinhas. Na ocasião, haverá palestras e o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). "Nosso objetivo é manter o relacionamento próximo e realizar ações que tragam benefícios diretos aos pequenos agricultores", disse Ricardo Brazão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário