quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pito encontra uma prefeitura organizada, graças à seriedade e competência da prefeita Vera Sarmento


O prefeito eleito Antônio Silva Santos, o popular "Pito" -PT- recebeu a Prefeitura Municipal de Maraú, no dia 1º de Janeiro de 2009, completamente organizada e, portanto, sem nenhuma solução de continuidade. Isso em função da boa administração desenvolvida pela ex-prefeita Vera Lúcia Carvalho Sarmento hoje ocupa o cargo Secretaria de Turismo do Governo do PT, que em pouco mais de um ano de gestão imprimiu uma nova marca de gestão pública no município, equilibrando as finanças, agilizando projetos, implementando programas, traçando diretrizes progressistas, arrumando a casa com muita competência. Para que isso ocorresse, a prefeita fez questão de salientar o auxílio obtido através da sua equipe administrativa que sempre esteve de prontidão para atender convocações e cumprir as tarefas que lhe foram confiadas.
Tão logo assumiu o comando da Prefeitura Municipal, no dia 5 de setembro de 2007, em substituição ao titular José de Jesus Lemos - PP-, mais conhecido como "Zequinha Lemos" que, alegando debilidades na sua saúde física, renunciou ao cargo, Vera Sarmento tratou de atualizar o pagamento dos salários dos servidores, os quais se encontravam por um período de dois meses e quinze dias. Em seguida promoveu o pagamento dos prestadores de serviço, com destaque ao pessoal encarregado do transporte estudantil, o mesmo ocorrendo em relação aos fornecedores do município. O débito com eles já acumulava R$2.600 milhões. Na mesma ocasião foram quitados os alugueis de prédios e outros imóveis utilizados pelo município.
Concurso Público
Dando continuidade à organização e moralização da máquina administrativa, a prefeita Vera Sarmento, em obediência às determinações da Justiça, promoveu um Concurso Público para provimento de vagas em diversos cargos. Mesmo com a realização do concurso muitas vagas deixaram de ser preenchidas tendo em vista os concorrentes não terem obtido o êxito desejado. Diante disso, existe a necessidade de um novo concurso para a complementação do quadro. Caberá ao novo prefeito a promoção do próximo concurso.
Sempre norteada pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a administração da prefeita Vera Sarmento se converteu em um bom exemplo para as demais prefeituras da região. Austeridade, transparência, dinâmica, são características marcantes neste governo. Na seqüência do seu trabalho em busca da organização administrativa do município, a prefeita Vera Sarmento renegociou a dívida da Prefeitura com o INSS, já que a mesma vinha sendo acumulada pelas administrações anteriores que apesar de recolher os encargos dos servidores não repassavam para o órgão previdenciário. A negociação foi estabelecida em 60 parcelas mensais.
Imbuída em contribuir com o processo de transição no governo municipal de Maraú, a prefeita Vera Lúcia Sarmento indicou a realização de uma auditoria cujos resultados sejam divulgados antes da posse do prefeito eleito. A auditória permitirá que o prefeito Antonio Silva Santos (Pito) fique sabendo de todos os procedimentos adotados na Prefeitura. A intenção de Vera é deixar para o seu sucessor algum dinheiro em caixa, embora isso dependa da quitação do 13º salário dos servidores, que é prioritária, e da estabilidade da arrecadação.

Projetos Aprovados
Inúmeros foram os projetos elaborados pela administração da prefeita Vera Sarmento e aprovados pelos governos estadual e federal. Alguns desses projetos são referentes ao setor do turismo que é um dos sustentáculos econômicos do município. Da relação dos projetos voltados à infra-estrutura do turismo, constam a construção de 247 metros de mureta na orla da principal avenida da sede do município, dotando a mesma de iluminação e pavimentação adequada. Este projeto voltado à urbanização da orla se encontra em fase de andamento. No povoado do Caubi, considerado o portal da Península de Maraú, foi construída uma praça dotada de boa iluminação, quiosques, pavimentação e toda a infra-estrutura necessária. Já para o distrito de Barra Grande foi elaborado os projetos de implantação do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), e construção de um Ginásio de Esportes. No povoado de Taipu de Dentro, a ação do governo Vera Sarmento se destacou através do início da obra de pavimentação de ruas.
Os diversos eventos do calendário turístico de Maraú, notadamente, a Festa de São Sebastião, o carnaval de Saquaíra e as manifestações culturais e folclóricas, receberam total apoio por parte da prefeita Vera Sarmento.
Junto ao PRODETUR (Programa de Desenvolvimento do Turismo) a prefeita Vera Sarmento agilizou o Projeto de Abastecimento de Água da Península. Em relação a este projeto o Governo do Estado através da EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) e a CERB (Companhia de Engenharia Rural da Bahia) vem tentando encontrar a melhor alternativa de implantação. Nesse sentido já foi avaliado o manancial subterrâneo da Região das Barreiras (próximo à sede do município) onde foi encontrado, a 88 metros de profundidade, um lençol freático com água de excelente qualidade e vazão inicial de 72000 metros cúbicos por hora. O projeto terá prosseguimento com a construção da estação de tratamento da água.
Muitas das ações e projetos voltados ao desenvolvimento do turismo em Maraú, conseguidos pela administração da prefeita Vera Sarmento, tiveram viabilidade graças ao apoio do secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, e da presidente da Bahiatursa, Emília Silva.
Harmonia com a Câmara
No decorrer do tempo em que esteve no comando da Prefeitura Municipal de Maraú, a prefeita Vera Sarmento procurou estabelecer harmonia com a Câmara de Vereadores que respondeu positivamente para essa intenção, resultando em importantes benefícios à comunidade. Os dois poderes mostraram que através da união e do respeito mutuo ao objetivos são obtidos sem dificuldades e quem sempre sai ganhando é o povo."Todos os vereadores, sem exceção, compreenderam minhas intenções e não criaram obstáculos para o trabalho do Poder Executivo. Só tenho a agradecer pela valiosa colaboração. Os agradecimentos também se estendem ao deputado federal João Leão -PP- que não mediu esforços para conseguir recursos para Maraú, e em especial, à minha equipe de trabalho formada por inúmeros colaboradores dentre os quais os secretários Antônio Carlos Jambeiro Vasconcelos (Bafa), da Administração; Jorge Robson, de Obras e Heitor Almeida, das Finanças".

Nenhum comentário:

Postar um comentário