segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Capoeira





Capoeira

A luta

Mistura de dança com luta, a Capoeira tem sua origem na África, trazida ao Brasil pelas mãos dos escravos como forma de defesa. Ao som ritmado e bem marcado do berimbau de barriga, caxixi, atabaque, pandeiro e reco-reco, dois participantes ensaiam coreografias sincronizadas, gingadas de perna, braços, mãos, pés, cabeça e ombros. O repertório abrange chutes e piruetas cheias de molejo, malícia e malemolência.

Existem duas vertentes: a Capoeira de Angola e a Regional. Mestre Pastinha é o grande precursor da primeira e, Mestre Bimba, da Regional, diferenciada pela introdução de golpes “ligados” e “cinturados”. A chamada Roda de Capoeira se divide entre lutadores e os instrumentistas, responsáveis pelo tom e marcação dos capoeiristas. O berimbau é alma da batucada, entoando e guiando o ritmo da apresentação.

A mais popular manifestação folclórica do estado encontra eco no mundo inteiro. A Capoeira é prática difundida por todos os cantos; atraente para os “gringos” e dominada com maestria pelo baiano. A manifestação é mais forte em Salvador, Cachoeira, Mata de São João, Santo Amaro, São Félix, Feira de Santana, Maragogipe e Nazaré.

História e tradição

Diferente do que muitos imaginam os negros não aceitaram pacificamente o cativeiro. A história está repleta de exemplos, como a Revolta dos Malês e das várias rebeliões registradas ao longo do século XIX, principalmente na Bahia. A Capoeira é um dos símbolos da resistência do povo africano. Não se conseguiu ainda comprovar cientificamente a sua origem no Brasil.

Mas provavelmente, a luta tem suas raízes na luta, que trouxeram para o Brasil, os escravos de origem banto, que habitavam a região da África Austral, hoje Angola. Desenvolvida e aperfeiçoada como forma de defesa nos quilombos - comunidades organizadas pelos negros fugitivos, em locais de difícil acesso-, a capoeira foi sendo ensinada aos cativos pelos escravos fugidos que eram capturados e retornavam aos engenhos.

Como os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta, os movimentos da capoeira foram adaptados com cânticos e músicas africanas para ser confundida com uma dança. Como o candomblé, que era cercado de mistérios, a capoeira se constituiu numa forma de resistência cultural e física dos escravos brasileiros. A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas e tinha como funções principais à manutenção da cultura e da saúde física, além de alívio do estresse do trabalho. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão.

Por isso, a luta recebeu este nome..Do campo para a cidade, a luta ganhou a malícia dos chamados “negros de ganho” e dos freqüentadores da zona portuária. Em Salvador, capoeiristas organizados em bandos provocavam arruaças nas festas populares e reforçavam o temor das autoridades da época. Até 1930, a prática da capoeira foi proibida no Brasil. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam a luta. Neste ano, um dos mais importantes capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou ao então presidente Getúlio Vargas, uma variação mais ligth da luta. O presidente gostou tanto que a transformou em esporte nacional brasileiro. De lá para cá a capoeira Angola aperfeiçoou-se na Bahia mantendo fidelidade às tradições, graças principalmente ao Mestre Pastinha, que jogou Capoeira até os 79 anos, formando gerações inteiras de capoeiristas de angola.

Principais golpes

A capoeira é um diálogo de corpos, O vencedor é aquele que não obteve resposta do parceiro. Na forma amistosa, ou seja, na roda de capoeira, o jogo é, verdadeiramente, um diálogo de corpos. Dois capoeiristas se benzem ao pé do Berimbau e iniciam um lento balé de perguntas e respostas corporais, até que um terceiro entre no jogo e assim sucessivamente, até que todos participem.

Mas, um elemento básico da capoeira de Angola, a malícia ou mandinga, pode torná-la muito perigosa. A malandragem consiste numa jogo de faz que vai e não vai, retira-se e volta rapidamente; uma ginga de corpo que engana o adversário, faz o diferencial da capoeira em relação às outras artes marciais. Essa é uma característica que não se aprende apenas treinando.

A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. Além da Capoeira de Angola, outra variação é a chamada Capoeira Regional. Este estilo se caracteriza pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas.

Diferente, portanto, da angola, cujos elementos principais são o ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este é o mais praticado na atualmente.

Suas variações

A violência dos golpes da capoeira não deixa espaço para meio termo: ou luta-se capoeira de verdade ou apenas simula-se um jogo. Os mais puristas não admitem a possibilidade de enquadrá-la em regras esportivas. Para eles, quem assim o faz está sendo leviano ou não conhece de fato a arte da capoeira. Para outros, no entanto, o jogo deve evoluir, como todas as artes marciais. A Capoeira Angola, a mais tradicional, tem um número pequeno de golpes. Mas estes podem atingir uma harmoniosa complexidade, através de suas variações. Assim como a música, que conta sete notas, a capoeira tem diversas variações apoiadas em sete golpes principais: Cabeçada, Rasteira, Rabo de Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão.

A Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada por instrumentos musicais. No início, esse acompanhamento era feito apenas com palmas e toques de tambores. Posteriormente, foi introduzido o Berimbau, instrumento composto de uma haste tensionada por um arame, tendo por caixa de ressonância, uma cabaça cortada. O som é obtido percutindo-se uma haste no arame; pode-se variar o som abafando-se o som da cabaça e (ou) encostando uma moeda de cobre no arame; complementa o instrumento o caxixi, uma cestinha de vime com sementes secas no seu interior.

O Berimbau era um instrumento usado inicialmente por vendedores ambulantes para atrair fregueses, mas tornou-se instrumento símbolo da capoeira, por conduzir o jogo com o seu timbre peculiar। Os ritmos são em compasso binário e os andamentos - lento, moderado e rápido são indicados pelos toques do Berimbau। Entre os mais conhecidos estão o São Bento Grande, o São Bento Pequeno (mais rápido), Angola, Santa Maria, o toque de Cavalaria (que servia para avisar a chegada da polícia), o Amazonas e o Iuna। Numa roda de angoleiros o conjunto rítmico completo é composto por: três berimbaus (um grave - Gunga; um médio e um agudo - Viola); dois pandeiros; um reco-reco; um agogô e um atabaque. A parte musical tem ainda ladainhas que são cantadas e repetidas em coro por todos na roda. Um bom capoeirista tem obrigação de saber tocar e cantar os temas da Capoeira.


Capoeira

The fight

A mixture of dance to fight, the Capoeira has its origin in Africa, brought to Brazil by the hands of the slaves as a means of defense. The rhythmic sound of the berimbau and well marked the belly, caxixi, conga drum, tambourine and reco-reco, two participants test synchronized choreography, Ginger of leg, arms, hands, feet, head and shoulders. The repertoire includes full of kicks and pirouettes molejo, malice and malemolência.

There are two sections, of Capoeira Angola and Regional. Pastinha master is the great forerunner of the first and, Mestre Bimba, the Regional, differentiated by the introduction of strokes "linked" and "Belt". The call of Roda Capoeira is divided between the fighters and instrumentalists, in the tone and marking of capoeiristas. The berimbau is the soul batucada, then guiding the pace and the presentation.

The most popular folk manifestation of the state is reflected in the whole world. Capoeira The practice is widespread in all corners; attractive to "gringos" with mastery and dominated by Bahia. The expression is stronger in Salvador, Cachoeira, Mata of San Juan, Santo Amaro, São Félix, Feira de Santana, Maragogipe and Nazareth.
History and tradition
Unlike many who think the black people did not accept peacefully the captive. History is full of examples such as the Revolt of the ills and the various rebellions recorded during the nineteenth century, especially in Bahia. The Capoeira is a symbol of resistance of African people. It has not yet scientifically prove their origin in Brazil.

But probably, the fight has its roots in the fight, which brought to Brazil, the slaves of Bantu origin, who inhabited the region of southern Africa, Angola today. Developed and refined as a defense in quilombos - black communities organized by refugees, in places of difficult access, the poultry was being taught by the captives escaped slaves who were captured and returned to the devices.

As you of engenho forbade the slaves to practice any type of struggle, the movement of poultry have been adapted to African chants and songs to be confused with a dance. As the Candomblé, which was surrounded by mysteries, whether the poultry was a form of cultural and physical strength of Brazilian slaves. The practice of poultry occurred in terraces next to senzalas and had as main functions of maintaining the culture and physical health, in addition to relieving the stress of work. Often, the fighting occurred in areas with small shrubs, called at the time of poultry or capoeirão.

Therefore, the fight received this name .. From farm to the city, the struggle has won the malice of so-called "black gain" and attend the port area. In Salvador, capoeiristas organized gangs in the street riot provoked popular festivals and reinforced the fear of the authorities of the time. Until 1930, the practice of poultry was banned in Brazil. The police received guidance to arrest the capoeiristas that carried the fight. This year, one of the most important capoeirista Brazil, Mestre Bimba, presented to the then President Getúlio Vargas, a variation of the fight more ligth. The president liked it so much that transformed the national sport in Brazil. From then on the capoeira Angola is perfected in Bahia maintaining fidelity to the traditions, thanks mainly to the Master Pastinha who played Capoeira until 79 years, creating entire generations of capoeiristas of angola.
Key strokes
The poultry is a dialogue of bodies, The winner is the one that received no response from the partner. In friendly manner, or on the wheel of capoeira, the game is truly a dialogue of bodies. Two capoeiristas is blessed at the foot of a slow start and Berimbau ballet body of questions and answers, until a third of the game and so on, until all involved.

But a basic element of capoeira Angola, the malice or Mandingo, can make it very dangerous. The cunning is a game of it and that will not go, and it cut back quickly; swings of a body that fools the opponent, is the spread of poultry in relation to other martial arts. This is a characteristic that is learned not only training.

The poultry has three styles that differ in movements and the pace of musical note. Besides of Capoeira Angola, another variation is called Capoeira Regional. This style is characterized by the mixture of malice of Capoeira Angola with the game of quick movements, the sound of the berimbau. The strokes are fast and dry, and the stunts are not used.

Different, therefore, of Angola, whose main elements are the musical slow pace, played strokes lower (next to the ground) and a lot of malice. But the third type of poultry is the contemporary, which unites some of the first two styles. This is the most practiced in today.
Its variations
The violence of the blows of capoeira no room for middle ground: fight or poultry is the truth or just to be a simulated game. Most purists do not admit the possibility to fit it in sports rules. For them, who does so is frivolous or not in fact know the art of capoeira. For others, however, the game must evolve, as all martial arts. The Capoeira Angola, the most traditional, is a small number of blows. But they can achieve a harmonious complexity, through its variations. Like the music, which has seven notes, the poultry has several variations supported by seven major coups: head, Rasteira, Rabo de Arraia, front plate, back plate, Half Moon and slash of Mão.

The Capoeira is the only way to fight martial which is accompanied by musical instruments. At first, this monitoring was done only with palms and touches of drums. It was subsequently introduced the Berimbau, instrument consists of a rod tensioned by a wire, with the sounding board, a broken gourd. The sound is obtained percutindo is a nail in the wire, you can vary the sound abafando is the sound of the gourd and (or) against a currency in copper wire; caxixi supplementing the instrument, with a wicker basket of dried seeds inside.

The Berimbau was originally a tool used by street vendors to attract customers, but became a symbol instrument of capoeira, led the game with its unique timbre. The rhythms are in binary bar and tempos - slow, moderate and quick touches are indicated by the Berimbau. Among the best known are the Great St. Benedict, St. Benedict the Small (fastest), Angola, Santa Maria, the touch of Cavalry (which served to signal the arrival of police), the Amazon and the Iuna. A wheel of angoleiros complete the whole rhythm is composed of three berimbaus (a serious - Gunga, a middle and an acute - Viola), two tambourines, a reco-reco, a agogô and a conga drum. The party has also musical litany which are sung in chorus and repeated by all the wheel. A good capoeirista is obliged to learn to play and sing the themes of Capoeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário