terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Número de roubos contra turistas cai 27,5% neste verão



Na Bahia, caiu em 27,5%, no primeiro mês do verão, em relação ao mesmo período do ano passado, o número de roubos contra turistas. Segundo estatísticas da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), de 6 de dezembro de 2008 ao último dia 6, foram registradas 29 ocorrências, contra 40 do verão anterior. Já os furtos caíram em 20%, passando de 50 para 42 ocorrências. De acordo com a Deltur, não houve ocorrências de homicídios relacionadas a turistas no período.

Os índices medidos pela delegacia coincidem com o início, em dezembro, da Operação Verão, da Polícia Militar, que conta com cerca de sete mil PMs atuando no patrulhamento ostensivo em toda a Bahia, sendo 1,9 mil somente em Salvador.

O secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, ressaltou a realização do trabalho em conjunto realizado pelo governo baiano para garantir a segurança dos que visitam o estado.

“Este é um dado importante, porque, enquanto aumenta o número de turistas, os índices de violência contra os turistas caem na mesma proporção. Segundo dados do setor hoteleiro, o fluxo de turistas apresenta um crescimento próximo dos 30% este ano, e isso é muito importante para a Bahia”, disse Leonelli.

O coordenador de Comunicação Social da PM, tenente-coronel André Souza Santos, explicou que em Salvador o patrulhamento ostensivo está sendo feito diariamente em toda a extensão litorânea da cidade, assim como nos principais pontos de visitação, como o Centro Antigo, e no entorno dos locais onde acontecem os principais eventos culturais.

“No interior, concentramos nossas ações em diversas regiões, a exemplo da Chapada Diamantina, do Litoral Norte e dos municípios que recebem muitos turistas, como Alcobaça, Ilhéus, Valença, Porto Seguro e Itacaré, além da Ilha de Itaparica e localidades praianas (Barra Grande, Morro de São Paulo, entre outras”), afirmou o coordenador.

Incorporação de 3,2 mil novos PMs

Souza Santos destacou o trabalho desenvolvido na operação pelos integrantes de grupamentos como o Rondas Especiais (Rondesp), Esquadrão Águia e Corpo de Bombeiros. “Os 3,2 mil novos PMs que foram incorporados no final de 2008 também representam um ganho muito importante para garantir a segurança dos brasileiros e estrangeiros que visitam o nosso estado”, declarou.

Segundo informações da Polícia Militar, a Operação Verão acontece até 21 de março.

Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário