terça-feira, 27 de outubro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco

PT brinca com a sorte ao lançar Waldir ao Senado

Miudinhas globais:

1. Durante V Fórum Legislativo das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 evento realizado no plenário da Assembléia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira, 26, o prefeito de Salvador, João Henrique, PMDB, anunciou preliminarmente um projeto de corredores de tráfego para Salvador que, salvo melhor juizo, é algo megalomaníaco e/ou em confronto com o que existe na vida contemporânea de outras cidades mundiais.

2. Disse o prefeito que construirá uma nova Avenida Paralela (paralela a Parelela), savo melhor juizo cortando pelo Comando Militar do Exército, Imbui, Pituaçu e Alphavile e seguindo adiante; e uma outra via que interligará a Via Parafuso a Mussurunga, transversal a Oeste da Paralela, seguindo à montante.

3. E mais: que nessas vias vão rodar ônibus com capacidade para 200 passageiros com mobilidade de 60km hora, o que seria um avanço enorme porque hoje os ônibus rodam com velocidade média de 13 km.

4. A platéia ficou de queixo caído, sobretudo porque o prefeito já manifestou interesse em disputar uma cadeira ao Senado. Mas, vamos aguardar que este projeto seja apresentado de forma mais detalhada com viabilidade financeira, cronograma de obras e outros.

5. Uma outra questão que saltou aos olhos nesse encontro é que o Metrosal - Metrô de Salvador - passou batido, salvo uma citação do próprio prefeito. Mas, os outros oradores, inclusive as autoridades estaduais, esqueceram dele.

6. É, ao que tudo indica, o fogo amigo no PT continua. Essa de mobilizar a bancada federal para incentivar a candidatura de Waldir Pires ao Senado, partindo de um ex-deputado do PMDB que foi colega de Waldir nessa legenda, é realmente inusitada. O almoço foi no Barbacoa e coloca-se pedras no caminho de Lídice da Matta e Otto Alencar.

7. Brincar com a sorte a essa altura do jogo é demais.

8. O Tribunal de Contas dos Municípios alerta prefeitos e presidentes de câmaras municipais para que o cálculo do limite máximo do repasse do duodécimo aos legislativos em 2010, com base no exercício de 2009, deve ser feito conforme o que determina a Emenda Constitucional 58/09.

9. A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4307 para suspender tão somente a eficácia do artigo 3º, inciso I, da emenda, que estabelecia que a alteração no cálculo do número de vereadores já deveria valer para as eleições de 2008.

10. O PSDB cresce em Feira de Santana. Os advesário dizem que antes os tucanos de Feira cabiam numa kombi. Hoje, já lotam um ônibus.

11. Essa é do deputado João Carlos Bacelar, PTN: - A Expo Rodin vai dar uma boa visibilidade a "herança maldita" de Paulo Souto.

12. Impressionante como a ingênua imprensa baiana embarca em números. De repente, salvo A Tarde que colocou 600.000 a Parada Gay de Salvador reuniu 800.000 no centro de Salvador. É cada chute impressionante.

13. Nessa área (entre Campo Grande e Praça Castro Alves) cabem, no máximo, 200.000 pessoas. E olhe lá. É só cubar o metro quadro.

14. Querem outro chute? Estão dizendo que para a Copa do Mundo de 2014 a nova hotelaria baiana vai gerar 8 mil empregos! É brincadeira.

15. O pagamento dos funcionários municipais de Salvador acontecerá na próxima quarta-feira, dia 28, dia do Servidor Público.


16. O conselheiro Otto Alencar gostaria muito que Plínio Carneiro Filho, Plininho, filho do ex-deputado Plínio Carneiro da Silva, a quem sucedeu no TCM fosse seu substituto no órgão. Mas, o PT quer a vaga para colocar um deputado e efetivar a deputada Eliana Boaventura na Assembleia Legislativa.

17. Essa engenharia faz parte da estratégia do partido na Alba e em Feira de Santana.

18. Inadvertidamente, o presidente Marcelo Nilo, PDT, ocupou a cadeira de presidente no V Fórum Legislativo das Cidades da Copa, na ALBA. O lugar era de Lídice da Mata, mas, Marcelo, por hábito dirigiu a sessão. Lídice, como boa cabrita, não berrou.

19. A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salvador se reuniu com a Coordenação de Recursos Humanos, hoje (26) à tarde, para fazer os últimos estudos técnicos do plano de cargos e salários da Casa, etapa preliminar para a realização do concurso público que deve preencher vagas no Legislativo da capital.

20. O edital sairá após definição, por meio de licitação, da empresa que ficará encarregada de realizar o concurso.

21. Levantamentos preliminares indicam que a Câmara tem carências tanto nas áreas legislativa e administrativa, como na área jurídica. "Estamos checando todas as possibilidades, pois o nosso desejo é atender com exatidão o preenchimento das vagas.

22. "Existe uma demanda reprimida no serviço público", informou o presidente Alan Sanches (PMDB), ao lembrar que o último concurso feito para o Legislativo da capital aconteceu há 23 anos. Segundo Alan Sanches, a Casa tem 199 funcionários efetivos e, deste total, a metade poderá se aposentar nos próximos dez anos. "Pelo diagnóstico preliminar, uma parte significativa dos servidores tem idade entre 50 e 60 anos", acrescentou.


23. Na última semana, a Câmara, por meio de avaliação de títulos feita pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), divulgou o resultado da seleção para os 14 cargos que darão suporte técnico para as comissões temáticas da Casa. "Como se observa, já estamos procedendo nos moldes de concurso público, escolhendo servidores por conta da sua capacidade".

24. É a Câmara tá jussárica.

25. Por falta de quórum, a sessão ordinária de hoje não foi realizada. A vereadora Marta Rodrigues se mostrou indignada e ironizou a ausência dos seus colegas. "Hoje é o dia dos Comerciários e não dos vereadores".

26. Marta pediu também que os vereadores valorizem e reconheçam o trabalho dos comerciários que "cumprem um papel fundamental para o desenvolvimento e crescimento econômico de Salvador".

27. A praia de Imbassaí, localizada no município de Mata de São João, litoral norte do estado da Bahia, vai sediar, entre os dias 24 e 29 de novembro, o I Festival Holístico Internacional, com o tema Sustentabilidade: quem ama, cuida. Durante o evento, serão realizadas palestras, workshops, vivências e atividades eco-esportivas, além de manifestações culturais, shows, rituais, celebrações e cortejos.


28. De acordo com os organizadores do festival, o objetivo é a "implantação de um Polo Temático Holístico em Imbassaí, voltado para a arte, ciência, tecnologia, cultura, saber e entretenimento, além de fortalecer o fluxo turístico, tanto nacional quanto internacional". Santo pai!

29. A Força Sindical informa que a publicação de uma foto no site de notícias Teixeira News causou a demissão de 13 funcionários do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, no dia 6 de outubro. A foto foi de uma mobilização realizada por enfermeiros, auxiliares de enfermagem e auxiliares de serviços gerais, no dia 01, contra a nova escala de trabalho estabelecida pela direção administrativa do hospital.

30. Com a mudança, os funcionários, que sempre tiveram escala de 12 por 36, passaram a ser diaristas, com um plantão de seis horas diárias. A atitude da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas é arbitrária e ilegal, já que dos 13 funcionários demitidos, três eram concursados.

31. A Procuradoria Geral do Município de Teixeira de Freitas abriu um processo administrativo contra os trabalhadores que participaram da manifestação, além de baixar uma portaria punindo todos os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário