segunda-feira, 26 de outubro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco



DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CHEGA AO SUBÚRBIO E AO INTERIOR DA BAHIA

Miudinhas globais:


1. A internet está proporcionando uma democratização da informação numa dimensão impressionante, ainda não estudada nem medida, mas, visível sobretudo a partir do advento dos blogs, sites, páginas eletrônicas e outras organizadas na Bahia a partir de 2006 e que, este ano, tomou uma amplitude ainda maior. E isso está ocorrendo na capital e no interior, quer nas cidades pólos, Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Conquista, como em Coité, Caculé, Cachoeira e assim por diante.

2. Nosso site tem, hoje, relações de parceria com 10 blogs e sites de Salvador e interior, sobretudo em relação a noticias políticas e coluna Miudinhas, e isso vem num crescendo. Está semana fizemos contato com dois novos veículos bem interessantes: o primeiro deles é o http://www.suburbionews.com.br/ editado pelo jovem Nelson Fontes (vide foto) e que trabalha com notícias dessa área de Salvador, mas, com visão de Estado, acompanhando o desempenho dos governos municipal e estadual.

3. Foi através do suburbionews que noticiamos a luta dos suburbanos para a implantação do Salvador Card no Subúrbio e pela volta do ponto de ônibus da Calçada para seu local de origem. Assim também aconteceram com o estado critico dos Cemitérios do Subúrbio e paralisação das obras da feira de Periperi.

4. Nesta segunda-feira, 26, o suburbionews vai falar sobre os problemas do Banco Popular do Subúrbio. Número de visitas que esse webjornal já conseguiu até agora: 130.207. É ou não é uma revolução! O pessoal faz vídeos e mantém uma equipe de 5 pessoas com o comércio dessa área da cidade.

5. O segundo contato que fizemos foi com http://www.politicosdosuldabahia.com.br/ de João Matheus, que trata especificamente da região Sul do Estado com críticas, análises, e todo direcionamento voltado para essa região. Interessantíssimo porque enfoca cenas de municípios que a grande midia sequer tem informações.

6. O nosso http://www.bahiajá.com.br/ está motando uma rede de informações funcionando como uma agência a partir da capital, onde estão os centros dos poderes executivo, legislativo e judiciário, onde eles não tem acesso para a difusão das informações. Já temos, hoje, dez sites e blogs com a colunas Miudinhas. Tudo isso é sem feito sem ônus de parte-a-parte.

7. Quem ganha com isso? Ambas as partes. Nosso site tem suas notícis divulgadas por eles no interior e na capital; e eles têm as suas notícias mais importantes divulgadas no Bahia Já que tem uma penetração maior na capital e RMS.
**
8. O roteiro do Hemóvel começa nesta terça-feira (27), no Hospital Geral Roberto Santos. O objetivo é iniciar, dali, a mobilização da sociedade para a importância da doação de sangue. A cada dois meses, intervalo mínimo entre as doações para homens, o roteiro dos bairros será repetido.


9. "Pretendemos, com isso, estimular a fidelização do doador que, por meio desta unidade móvel de coleta, encontrará mais facilidades para se tornar um voluntário permanente", pontuou o secretário de Saúde, Jorge Solla.


10. Durante a inauguração da unidade, neste domingo, a estudante Bianca Barbosa, de sete anos, recebeu das mãos do governador Jaques Wagner premiação referente um concurso promivido comcrianças entre 7 e 14 anos para escolher o nome do nome do veículo de coleta de sangue, o Hemóvel.

11. Dez escolas participaram do Projeto Doador do Futuro, uma iniciativa do setor de captação de doadores da Fundação Hemoba. A estudante recebeu troféu e brindes. "Foi fácil. Juntei a palavra Hemoba com a palavra móvel e pronto. Estou muito feliz, pois nunca tinha vencido um concurso e sei que se não doarmos sangue muitas pessoas podem até morrer", comentou.


12. Evidente que a crise da economia mundial com a queda das receitas nacionais e a redução de repasses constitucionais atingiu muitas prefeituras. Mas, depois que a gente vê exemplos como o de Gentio do Ouro, quando o prefeito Ivonilton Vieira (PMDB) consegue fazer obras de porte no seu município - aterro sanitário, quadra poliesportiva, creche para 320 crianças e esgotamento sanitári - com recursos próprios, nota-se que a crise não é tão feia como se pinta.

13. É justa a pauta de reivindicações da UPB exposta na última sexta-feira. Porém, quando um prefeito tem os pés no chão e zela por seu município, sabe organizar suas finanças, consegue ainda fazer muita coisa.

14. Um outro exemplo que posso dar aqui, porque temos acompanhado de perto sua administração, é o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta (DEM), o qual, com toda crise, tem feito um trabalho de continuidade administrativa que herdou de José Ronaldo, sem diminuir as ações.

15. Pelo contrário, só tem ampliado. Veja que, embora seja prefeito do DEM, sua equipe foi competente ao ponto de inaugurar, nesta segunda-feira, as primeiras casas do projeto Minha Casa, Minha Vida.

16. Então, não adianta ficar só chorando e aumentando impostos.

17. O jornalista Jorge Bastos, O Globo, coluna Nhenhenheim, costuma citar que é amigo de muitos políticos e autoridades federais. Santo pai! Jornalista com tanto amigo assim dá até pra desconfiar.

18. Supõe-se que nesta segunda-feira, 26, a Assembleia Legislativa instale suas Comissões Temáticas. A Casa está paralisada.

19. O mundo está mesmo de cabeça para baixo: um médico de Jundiaí foi parar na delegacia depois de bater a carteira de um paciente.

20. O presidente Lula deu uma recaida de Chávez, seu colega da Venezuela, e disse que cabe a imprensa informar e não fiscalizar as ações do governo, isso no mesmo dia em que defendeu uma "Câmara Inatacável" para decidir sobre andamento de obras embargadas pelo TCU e a PF ter indiciado 22 por fraudes em obras do PAC.

21. Imagina só! Se a imprensa fiscalizando a mostrando todas essas mazelas que estão acontecendo no país a onda de corrupção não pára, o que não aconteceria sem esse olhar?

22. A única coisa que o presidente acertou foi dizer que denúncias e apurações de órgãos fiscalizadores nunca deram em nada. Aí é verdade,

23. Outra coisa que Lula acertou foi quando citou Judas como parceiro de qualquer governo comparando sua relação com Jesus. Hoje, estudos da National Geographic apontam que Judas foi o melhor amigo de Jesus.

24. IBOPE/CNA sobre MST: 73% das famílias não geram renda alguma nos assentamentos e vivem do Bolsa Família e Cesta Básica.

25. O Grupo da TV Record, pastor Edir Macedo, volta ao mercado financeiro adquirindo o Banco Renner com a compra de 40% das suas ações.

26. O Tribunal de Contas dos Municípios, em sessão realizada na quinta-feira (22), rejeitou as contas do ex-prefeito de Jussari, Sérgio Fontes Magalhães Alves, relativas ao exercício de 2008.

27. Em virtude das irregularidades remanescentes no parecer, o relator, conselheiro Raimundo Moreira, determinou formulação de representação ao Ministério Público, ressarcimento aos cofres públicos municipais, com recursos próprios, de R$ 10.290,00, em função do pagamento de diárias sem as necessárias comprovações, e de R$ 33.878,58, pela ausência de comprovação de despesa.

28. O 31º Prêmio Vladimir Herzog será entregue na 2ª.feira (26), em noite de gala no Tuca, SP, com uma homenagem especial a Audálio Dantas e a oficialização do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.

29. O 3º MediaOn, iniciativa conjunta do Itaú Cultural e do portal Terra, com o apoio da CNN e da BBC Brasil, abre na 3ª.feira (27), discutindo o futuro incerto e a revolução da mídia - o evento terá oito painéis temáticos, com 30 renomados profissionais, inclusive do exterior, dois dos quais (Joshua Benton, do The Nieman Journalism Lab, de Harvard, e Marcos Foglia, gerente de Novas Mídias do Clarín Global, da Argentina).

30. Também em SP os outros destaques são o seminário internacional que debaterá comunicação e exclusão no Sesc Vila Mariana, de 27 a 29; e o evento de apoio à 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, dia 28, no qual a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lança, de uma só vez, 38 obras e celebra o lançamento do 200º título da Coleção Aplauso.

31. E Geddel ainda vem dizer que a Bahia vai ser a locomotiva do Brasil. Me dê uma garapa.

32. Informação da secretaria de segurança do estado do Amazonas a parlamentares diz que venceu o prazo do convênio DEA (agência antidrogas do EUA) e PF do Brasil, e que o policiamento ostensivo das fronteiras foi reduzido ou mesmo suspenso em vários pontos.

33. Com isso, reativou-se um corredor desde a Colômbia, por rio e ar, de passagem de armas e de drogas. A polícia estadual, complementa a informação, não tem como enfrentar essa situação.

34. Isso na boca do verão brasileiro é brincadeira. Vai ser um fumacê dos pecados.

35. Daniel Ortega e o ex-presidente Aleman (que ficou em prisão domiciliar por corrupção e sem mobilidade por ordem de arresto através da Interpol), num acordo anos atrás, dividiram entre si o STF de lá.

36. No pacote, a acusação contra o maleteiro de Aleman foi esquecida e a lei eleitoral mudada, para que Ortega pudesse ganhar a presidência com maioria simples.

37. Essa América Latina não tem jeito. Pra completar Chávez instituiu uma milicia chavizta armada até os dentes. Até pra ele mesmo pra desarmar, depois, dá um trabalho dos pecados.

38. Gilberto Gil lança seu novo DVD - Banda Dois - em novembro próximo. Na Bahia deve chegar em 2010.

39. O Flamengo lança loja com 1.300 metros, na Gávea, para vender produtos do mengão. Serão 11 no país. Isso é que é marketing.

40. Dom Geraldo Majella, em A Tarde, neste domingo falou sobre a vida terrena e disse que "a matança, especialmente de jovens da periferia (em Salvador) continua acontecendo. E nós assistimos pelo rádio ou TV ao espetáculo da violência através de programas sensacionalistas que ferem a dignidade da pessoa humana.

41. O título do artigo do cardeal : "A violência virou espetáculo".

42. Como perguntar não ofende será que o nobre cardeal está assistindo "Na Mira"?

43. O deputado federal Bassuma, PV, é o candidato a governador da Bahia por este partido. Mais uma pedra no sapato de Wagner.

44. Bobô diz que está fazendo uma revolução no esporte local. Mal pergunto: onde é isso mesmo?

45. (Adrián Ventura - La Nacion) O governo segue jogando forte: a presidenta Cristina Kirchner, em ato realizado em La Plata, deixou claro que para ela não há imprensa livre. Comparou a lei de imprensa que aprovou com as leis de obediência devida, que foram derrubadas.

46. E falou da queda de mitos, entre eles, incluiu a da liberdade de imprensa independente. A ideia não deixa de ser inquietante, pois provém de um presidente: se ela não crê em imprensa independente estará confessando que quer substituí-la por uma imprensa dependente?

47. O que disse confirma as suspeitas dos setores independentes, da imprensa e da oposição.

48. Até o Rasta do Pelô tremeu com as bombas que jogaram no centro de Bagadá neste final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário