quarta-feira, 28 de outubro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco

OS CANDIDATOS AO SENADO E A ESTRATÉGIA DE ONDINA, POR TASSO FRANCO

Miudinhas globais:

1. Duas qualidades complementares e fundamentais num político são a paciência e o olho vivo. Ou seja, é preciso ter cautela e saber esperar o momento adequado para consolidar um projeto de chapa majoritária numa eleição, sem precipitações; e, ao mesmo tempo, acompanhar com os olhos bem abertos a movimentação dos cenários, especulações, alianças, marketing viral, balões de ensaios e outros para não se dispersar.

2. Digo isso porque há, no momento, uma enxurrada de informes sobre os candidatos ao Senado, em 2010, na composição das três pré-campanhas até agora lançadas, Jaques Wagner (PT), Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB) num fogo cruzado que requer exatamente os dois atributos citados acima: caldo de galinha e atenção redobrada.

3. O móvel da questão, no âmbito do DEM, é o senador César Borges (PR) se ele vai se alinhar na chapa de Souto e/ou se acompanhará o ministro Vieira Lima (PMDB). Surpresa não seria se César optar por um ou outro, uma vez que tem relações históricas com o DEM e a candidatura de Souto está melhor posicionada, hoje, nas pesquisas. Mas, de igual modo, pode seguir Geddel uma vez que seu partido, no plano nacional está na base de apoio ao presidente Lula, e o ministro integra esse sistema.

4. Ora, todo mundo sabe que César é um político experiente, faz bom mandato de senador, conhece bem o estado e suas lideranças, já foi governador, e, portanto, faz bem a qualquer chapa. É bom lembrar, no entanto, que César é paciente, matreiro, e certamente não vai ouvir cantos de sabiás. Como há tempo de sobra para ele analisar, pensar e decidir, ainda é cedo para tal decisão.

5. Uma outra situação diz respeito aos prováveis candidatos na chapa do governador Wagner. Hoje, conversei com uma pessoa do núcleo do poder governamental e ele disse o seguinte: - A prioridade, hoje, é trabalhar um arco de aliaças em torno do governador com o PT e outros partidos, sem uma definição precisa de nomes para o Senado e a vice.

6. Isso significa dizer que existem, obviamente, nomes pensados, analisados, mas, vai depender dessa correlação de forças mais adiante. Citar um ou outro nome, agora, é queimação. Ondina enxerga em adversários, por exemplo, uma fogueira armada em torno de Walter Pinheiro. Não que esteja descartado em 100% essa possibilidade, porque ele é um político graduado do PT, mas, hoje, essa possibilidade seria 1%, os outros 99% se creditam na conta de deputado federal.

7. A tese é simples: Pinheiro quer ser prefeito de Salvador. E, como tal, não pode abandonar essa raia onde circulam Nelson Pelegrino, seu companheiro de partido; ACM Neto, do DEM; a deputada Maria Luiza, PSC, nome do prefeito João; Lúcio Vieira Lima, PMDB, todos candidatos a deputado federal, e que serão bem votados na capital. Ir para uma votação ao Senado, seria, portanto, a hipótese de 1%, entendendo-se que o projeto de alianças que vem sendo costurado por Wagner fracasse.

8. O nome do ex-governador Waldir Pires também não é visto como prioritário no processo de costura da chapa Wagner. Trata-se de um político importante, emblemático, mas o projeto do PT e do governador é muito mais abrangente e está sendo medido com objetividade, pesquisas de opinião e integração a ao projeto Lula/Dilma.

9. Portanto, meus caros leitores e leitoras, ainda é muito cedo para definições e lançamentos. Veja que, em menos de uma semana surgiu a candidatura do prefeito João Henrique (PMDB), ao Senado, e desapareceu nas cinzas, o próprio negando o que tentara se valorizar.
**

10. Há informes dando conta de que o Conselho Universitário da UFBA estaria analisando a possibilidade de fechar a Faculdade de Comunicação - FACOM - uma vez que, para ser jornalista, deixou-se de exigir o diploma universitário. Tem sentido. Ora, se o canudo foi cassado pelo STF, de que adiante continuar com a FACOM, formar jornalistas com saber universitário para não ter valor?

11. O curioso é que a FACOM, salvo melhor juizo, tem cursos complementares de mestrado e doutorado. E agora, para que serve isso também?

12. Quando uma cidade deixa de ter capacidade de "pastorear" 30 a 50 gansos no Dique do Tororó chega-se, de fato, ao fundo do poço!

13. Os funcionários públicos do BNB suspenderam a greve depois de 33 dias e que não terão seus salários descontados. Pior é que depois dessa lambança toda aceitaram 6% de reajuste. Tá igual a FACOM, precisando também fechar.

14. Juazeiro anuncia um Carnaval em maio. É melhor deixar logo pra junho e emendar com o São João. Seria o CarnáJuaJão.

15. Quem sugeriu esse título foi o Rasta do Pelô, o malicioso.

16. Empresas de Assessoria de Comunicação de Salvador vão se capacitar para disputar a concorrência ao projeto Aperfeiçoamento em Comunicação Social, do governo federal, com verba de R$100 mil.

17. É uma pobreza enorme em relação as contas publicitárias, mas, dá pra alguma coisa. A empresa tem que ser bamba em Comunicação e Políticas Públicas.

18. O deputado Álvaro Gomes, PCdoB, tava irritadíssimo nesta terça-feira, na Assembleia, porque o líder trocou ele de comissão. Foi pra área da Saúde. Gomes tava indignado.

19. O projeto da GAP para os Policiais Civis foi votado na ALBA, mas, a gratificação para os peritos criminalísticos ficou de fora. Lá vem problema por aí. O pessoal saiu da ALBA revoltado.

20. Agora, o projeto do subteto só votou porque a Oposição deu quórum. Tá certo que era acordo de lideranças, mas, a base mal conseguiu botar 30 deputados no plenário. Precisava de 32. Passou no traço.

21. Das 10 comissões permanentes da Assembléia Legislativa, apenas a de Agricultura e Política Rural não foi reinstalada hoje (27), o que permite a votação dos projetos em tramitação, sete deles em ponto de apreciação, segundo o líder do Governo, Waldenor Pereira (PT). São propostas enviadas pelo Executivo, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público.

22. Das novas comissões instaladas, somente a de Saúde e Saneamento não elegeu ainda o presidente e as demais ficaram assim presididas: Constituição e Justiça, Zé Neto (PT); Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, Ângela Souza (PSC); Direitos da Mulher, Neuza Cadore (PT); Direitos Humanos e Segurança Pública, Sérgio Passos (PSDB); Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público, Fábio Santos (PRP); Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, Luiz Agusto(PP); Infra-estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ivo de Assis (PR) e Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, Carlos Gaban (DEM).

23. O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), foi homenageado na Faculdade de Odontologia da UFBA, na comemoração dos 125 anos dessa unidade de ensino que tantos serviços relevantes presta à Bahia.

24. O prefeito, quando deputado federal, garantiu R$300 mil em emenda para a unidade de ensino - fez questão de dividir as honras da festa com o ex-presidente do PT na Bahia, Marcelino Gallo, candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa.

25. A Juventude do PMDB baiano marca presença no Fórum da Juventude Partidária, que acontece em Brasília, hoje e amanhã. Os jovens peemedebistas serão representados por Nestor Neto, presidente estadual da Juventude do PMDB.

26. A deputada Maria Luiza Laudano ficou brava com o deputado João Bacelar porque este disse, no plenário da Assembleia, que ela tinha usado sua força política para mudar o delegado de Pojuca. João disse que governo que age assim, por pressão de deputados, mudando delegados não tem a dimensão da Bahia.

27. Laudano disse que usou a força política de sua representação no município porque o delegado "deixava o crime rolar" e que João foi agressivo com ela, porque "isso não é coisa que se diga em plenário na ausência de uma colega". João acabou pedindo desculas a deputada.

28. A manhã desta quarta-feira (28) será movimentada na Câmara Municipal de Salvador. Em comemoração ao Dia do Servidor Público, a Casa Legislativa conta com uma programação repleta de atividades, a partir das 8h30min. O presidente Alan Sanches faz a abertura do evento, no auditório do Centro de Cultura, seguido de uma dinâmica de grupo, sorteio de brindes e exibição de vídeo institucional.


29. Às 10h, os participantes aprendem como planejar o orçamento familiar, na palestra ministrada pelo professor da Uneb, Eduardo Ramos Santana. Para encerrar a comemoração, o Coral da Câmara se apresenta, às 11h, sob a regência de Cleide Oliveira.

30. No dia 30, a Associação de Servidores da Câmara (Ascam) continua com os festejos do Dia do Servidor Público, promovendo um dia descontraído no Costa Verde Tênis Clube, das 9h às 16h. Torneios de futebol e dominó, e a entrega de brindes fazem parte da programação.

31. Cuidado com esse negócio de distribuição de brindes que dá jegue pra usar uma expressão do baianês.

32. O líder da oposição na Assembleia, Heraldo Rocha (DEM) diz que dispensas de licitações no governo Wagner virou uma farra. O líder do governo, Waldenor Pereira (PT), respondeu dizendo que farra acontecia nos governos de César Borges e Paulo Souto.

33. Na sessão de hoje (27) da Câmara Municipal, presidida interinamente pela 2ª secretária Vânia Galvão (PT), os vereadores votaram projetos da Ordem do Dia que estavam no acordo feito entre as lideranças. Entre os aprovados, a indicação da vereadora Olívia Santana (PCdoB), que indica ao prefeito que reconheça a Vila Brandão, situada na Ladeira da Barra, como Zona Especial de Interesse Social.

34. Com a aprovação da Câmara Municipal, os moradores da comunidade de Vila Brandão só dependem do prefeito João Henrique acatar o projeto, para garantir a permanência no local que foi desapropriado pelo Executivo Municipal em 19 de março de 2009.

35. O campo de futebol do clube da Assembléia em Itapoã será reinaugurado hoje, amanhã, às 19h, com uma partida entre times integrados por jornalistas e deputados estaduais: Estilingue x Vidraça, retomando-se a tradicional confraternização de final de ano.

36. O jogo integra a programação comemorativa do transcurso do Dia do Servidor Público, elaborada pela Superintendência de Recursos Humanos, a Associação dos Servidores da Assembléia Legislativa da Bahia, Assalba e apoiada pelo Comitê de Imprensa da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário