sexta-feira, 23 de outubro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco

ALIANÇA PMDB E PT FAVORECE CANDIDATURA GEDDEL E CONSOLIDA 2º PALANQUE


Miudinhas globais:


1. A anunciada aliança PMDB e PT no plano nacional para dar suporte à candidatura da ministra Dilma Rousseff nos estados e municípios, sem dúvida, reforça a candidatura a governador da Bahia do ministro Geddel Vieira Lima e praticamente consolida a tese defendida pelo PMDB da Bahia há meses, da existência de dois palanques no Estado com Lula/Dilma/Wagner; Lula/Dilma/Geddel.


2. A Bahia, evidente, não é o único estado nessa situação. E, se isso é bom para Dilma observando-se a estratégia imposta por Lula, de trabalhar unido no nacional em torno de uma causa, de um projeto comum, nos estados caberão aos candidatos administrarem suas campanhas com competências individuais, respeitando o objetivo maior.


3. O presidente Lula sinalizou, ontem, que não comparecerá junto com a ministra Dilma às campanhas eleitorais nos estados onde a aliança entre o PT e o PMDB não seguir essa dinâmica. Deixa claro, portanto, que as contendas regionais não devem atrapalhar o projeto nacional e que cada qual cuide do seu terreiro. Quem vencer o pleito salvaguardando essa tese será glorificado. Quem perder, não será abandonado.


4. Geddel entende que "essa atitude do presidente Lula, no caso da Bahia, evidencia seu respeito à justa postulação do PMDB baiano, que decidiu ter sua candidatura própria para submeter ao eleitorado seu projeto de desenvolvimento da Bahia". Ou seja, o presidente Lula respeita sua disposição de concorrer ao governo da Bahia e sabe que "essa é uma realidade política com a qual o PT baiano vai ter que lidar".


5. Essa é a teoria política. Na prática, só quando a campanha propriamente dita começar é que veremos como essa engenharia funcionará. Lula, recentemente, ao visitar as obras de Transposição das Águas do Rio São Francisco pilotadas por Geddel deu os primeiros sinais e passos, embora dissesse que não estava ainda em campanha, o que não convenceu o presidente do STF, nessa direção. Lá estiveram Lula, Dilma, Wagner e Geddel.


6. Wagner tem sido parcimonioso quanto a essa prática. Evita falar diretamente ao assunto, embora, como todo mundo sabe é PT e amigo do presidente. Mas, isso conta em termos uma vez que um Projeto Nacional, uma causa, exige compreensão e determinação e a amizade e um partido, individualmente, pesam dentro de uma relatividade. Caberão aos candidatos administrarem seus conflitos internos quer seja, "interna-corporis" PT x PT; ou "externa-corporis" PT X PMDB.


7. Lula, como patrono do projeto nacional, certamente não vai administrar esse tipo de conflito, salvo se atingir radicalismos impensáveis com repercussões diretas na campanha de Dilma.


8. Declarações duras de parte a parte entre Geddel x Wagner vão acontecer durante a campanha. Aliás, já estão ocorrendo. E, caberá ao eleitorado escolher o melhor para votar entre os preferenciais do palanque Dilma/Lula, lembrando que há um terceiro palanque Souto/Serra também disputando o pleito.


9. Como a eleição de 2010 ao que tudo indica se dará em segundo turno vê-se, hoje, duas tendências: Wagner e Geddel com Lula/Dilma x Souto com Serra. O que aconteceria num segundo turno Wagner x Souto e/ou Geddel x Souto? E se esse segundo turno for Wagner x Geddel? Equações que nem a madame Beatriz, famosa cartomante baiana saberia responder.


10. Mas, eu respondo: vai depender do desenrolar das campanhas nacionais e locais, das possibilidades de vitória Serra x Dilma e dos níveis dos embates baianos. Civilidade (se é que isso existe em campanhas) vai contar.


**

11. Na solenidade desta noite em homenagem aos 20 anos da Constituição Baiana os ex-governadores da Bahia, Paulo Souto e Antonio Imbassahy não compareceram. Três outros ex-governadores estiveram no plenário: Roberto Santos, Otto Alencar e César Borges.

12. O governador Jaques Wagner também esteve presente e sentou-se à esquerda do senador César Borges. Trocaram algumas figurinhas. No centro da mesa, o presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo. A esquerda de Nilo, o ministro Geddel Vieira Lima. E, à esquerda de Geddel o representante do prefeito João Henrique, o vice-prefeito Edvaldo Brito.

13. O tempo mostrou que é implacável. Muitos dos constituintes de 1989 eram de idade mediana e, hoje, ostentam cabelos brancos. Nossa, a turma dos cabelos brancos predominou. Mas, tinha uns disfarces. Diz-se que um dos melhores foi do atual vereador Alcindo da Anunciação. Boa tinta.

14. Entre os deputados estaduais de 1989 quatro deles ainda estão atuando na Assembleia: Luciano Simões, Jurandy Oliveira, Reinaldo Braga e Pedro Alcântara.

15. Daniel Gomes, constituinte dos mais espirituosos, marcou ponto numa cadeira de rodas. É a vida. A viúva de Fernando Daltro também usava uma cadeira de rodas.

16. Luis Pedro Irujo chegou atrasado mas marcou presença. Ao BJá disse que política nunca mais. Está cuidando de rádios da família e as empresas do pai, Pedro Irujo, este, em temporada na Espanha.

17. O assessor de imprensa da Assembleia, Paulo Bina, de gravata novíssima, lembrava que ele e Valmir Palma são os jornalistas ainda vivos que "cobriram" os trabalhos da constituinte. Os outros, já seguiram para a morada eterna: Silveira, Édson Alves, Irecê e Zé Mário Luna.

18. Pé de pato mangalô três vezes.

19. A solenidade foi emocionante. O reencontro dos deputados, 20 anos depois, trouxeram muitas recordações.

20. O orador Celso Castro, bom de palanque sem ser deputado, citou os poetas Castro Alves e Chico Buarque e ainda recitou trechos do "Vozes D'África". Mas, exagerou quando disse que 90% da população baiana é constituida por negros.

21. Já o deputado Pedro Alcântara, com toda sua experiência, ficou nervoso na hora do discurso.

22. E o coral Vozes Reveladas da UFBA deu uma desafinada ao cantar "Coração de Estudante" que foi de amargar. Na hora de entoar o "Hino ao 2 de Julho", uma lástima.
**
23. Para quem estava acostumado à velha expressão "locomotiva" do Brasil, atribuída a São Paulo, começa a surgir uma novidade: o Nordeste como "locomotiva"do desenvolvimento econômico nacional.

24. Essa é a expectativa do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), um dos responsáveis pelas obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) que beneficia diversas regiões do pais e que tem uma vertente importante no Nordeste citado no blog de Paulo Henrique Amorim.

25. Essa é um pouco demais amigo ministro. A gente não tá conseguindo por um metrô na linha imagina pegar São Paulo!

26. No último dia 20, o superintendente da Sucom, Cláudio Silva, tinha sido convidado pela promotora Cristina Graça Seixas, do MP, para explicar sobre o funcionamento da boite Maria João na Rua São Paulo, na Pituba, e que causa transtornos enormes aos moradores. Lá não pisou os pés.

27. A promotora então resolveu notificá-lo. Agora, vai ter que ir senão estará desobedecendo uma autoridade judicial.

28. Comenta-se que o Município de Salvador estaria propenso a instituir feriado municipal pelo Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro. E depois, será que instituirá o Dia da Consciência Indígena?

29. Já circula em Salvador alguns carros com adesivos e os dizeres: - Visite Salvador antes que acabe.

30. "É necessário uma relação dialética e a dialógica entre contexto histórico social político e cultural e o currículo escolar", segundo a historiadora Tânia Miranda. Spu burro mesmo! Não entendi nada!

31. O major da Polícia Militar, Vanderval Menezes Ramos, com experiência no setor e com um vasto currículo de comando e sub-comando, é o novo superintendente de Trânsito de Feira de Santana. Já José Marcone Paulo de Souza deixa o cargo, porém continua no governo Tarcízio Pimenta, na condição de assessor.


32. A mudança está ocorrendo de maneira natural, dentro das perspectivas de alterações administrativas que visam atender melhor as necessidades do governo.



33. "Marcone tem uma grande experiência administrativa e política, e continuará ao nosso lado. Ele já foi vereador e superintendente da Previdência Municipal, além de ter ocupado a SMT, tendo, portanto, qualidades para continuar fazendo parte da equipe", salienta o prefeito Tarcízio Pimenta.



34. O major Vanderval Menezes Ramos já foi sub-comandante do 1º BPM, onde também exerceu a função de Comandante da Companhia de Trânsito, quando os militares ainda trabalhavam no setor. O novo superintendente de Trânsito já exerceu o comando de companhias da PM em Senhor do Bonfim, Praia do Forte e Cruz das Almas. Comandou ainda o Batalhão de Senhor do Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário