sábado, 24 de outubro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco

EVENTO SUPRATIDÁRIO DA UPB REVELA FORÇA DE PREFEITOS E VEREADORES

Miudinhas globais:

1. A reunião da UPB no Dia Nacional em Defesa dos Municípios realizada nesta sexta-feira, 23, na sede da entidade, desta feita foi suprapartidária. E até bem humorada levando-se em conta que o considerado turrão Rui Costa, secretário das Relações Institucionais, não só apareceu representando o governo, mas, alegre, risonho, em alfa. É provável que, hoje, sendo sexta-feira, isso também tenha contribuído com os sopros de Oxalá.


2. O cerimonial foi um bate-cabeça enorme. Mas, com tantos cardeais e bispos não dava pra ser mais competente. Assim, Rui ficou ao lado de ACM Neto; Sandro Régis batendo altos papos com Lúcio Vieira Lima; César Borges vizinho de João Henrique; e assim por diante. Até o prefeito Luis Caetano, que perdeu a eleição para Roberto Maia, compareceu e falou. Estava tão admirado com o evento que, elogiou o ecumenismo, afirmando que só faltaram ao encontro representantes do TCM.


3. Começando por Roberto Maia, presidente da UPB. Sua exposição foi excelente. Didática, objetiva e rápida com um data-show perfeito. Passou seu recado direitinho e só não entendeu quem não quis ou não prestou atenção. Curioso em sua fala foi a afirmativa dando conta de que, apesar de toda crise mundial, os municípios fizeram sua parte com aumento de receitas próprias em 11%.


4. Depois foi a vez de João Henrique. Faz sempre um bom discurso político. Mas, deixou escapar que o município está senão quebrado, fechando receita e despesa apertada e que não há recursos sequer para manutenção da cidade. Errou ao criticar a imprensa entendendo que as criticas a sua personalidade são desproporcionais em relação ao governador e ao presidente.


5. Ora, é dever da imprensa comentar os fatos e partiu do prefeito a proposta aprovada pela Câmara como Projeto de Lei de aumento de impostos. Estender críticas ao governador e presidente num assunto dessa natureza é bastante complexo porque depende de explicar as competências administrativas dos três poderes. E, portanto, quem pariu Mateus é quem tem de balançar.


6. O senador César Borges, PR, deu um bom recado. Mas, pra variar, também deu um pito na imprensa dizendo que há preconceito da mídia nacional quando o tema são prefeitos e vereadores. E que ele próprio foi criticado bastante ao apresentar um projeto solicitando a flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal.


7. Ora, como a mídia sabe do comportamento da maioria dois prefeitos (em três semanas, o TCM enviou 15 novas à imprensa baiana falando da rejeição de 34 contas de Prefeituras e Câmaras) natural que o senador fosse duramente criticado. O tema é bastante polêmico, a LRF, uma conquista, e quando se tenta mexer nisso a mídia protesta.


8. César também mandou seu recado para Wagner afirmando que não há governador que se saia bem sem ser parceiro dos municípios. E isso tem que ser feito com compreensão democrática.


9. Depois de César falou Rui Costa. Deu um recado bastante consistente. Mas, seu discurso foi muito longo (vide matéria na Editoria de Política). Também pra variar criticou a imprensa dizendo que não foi perdoado pelos jornalistas ao assumir a Secretaria de Relações Institucionais pelo fato de ter sido vereador.


10. Depois foi a vez de Geddel. Bom de oratório, o ministro desconstruiu (para usar uma expressão dos cururus) a fala de Rui. Aplaudidíssimo, passou o recado de que o governo Lula cumpre a palavra; o governo Wagner, não.


11. Por fim, coisas do cerimonial, falou ACM Neto, também bastante fluente na oratória. Mas, deu uma baita derrapada ao afirmar que estava diante de uma platéia de políticos, e, portanto, deveria falar a verdade. Ou seja, deixou a entender que para o povo as promessas e a irrealidade.


12. A colocação de Neto deu conta de que, em Brasília, há um jogo de faz de conta com a Reforma Tributária e a Emenda 29, pois, quando se organizam suas votações, nada acontece. No caso da Emenda 29, quando estava para ser votada um deputado do PT apresentou um substitutivo emprenhando a nova CPMF.


13. Nos bastidores, o que Lúcio Vieira Lima falava ao deputado Sandro Régis, com tantos risos só Deus sabe.


14. Do senador César Borges para o presidente da UPB, Roberto Maia: - V. Exa. Tem feito um trabalho brilhante na entidade.


15. Ironia do ministro Geddel para Rui Costa depois deste ter feito discurso de 40 minutos: - Serei extremamente breve.


16. De Geddel para senador César Borges: V. Exa. Tem feito um mandato combativo e competente.


17. Mais pires. Essa foi de ACM Neto pedindo aos prefeitos e deputados que tenham atitude em Brasília para que não fiquem com "pires nas mãos".


18. De ACM Neto para Geddel: V. Exa. Faz um trabalho importante para a Bahia.


19. Posição de ACM Neto sobre Pré-Sal: - Vou ficar contra se não colocarem recursos para o FPM.


20. Recado de um prefeito que estava ao meu lado e atendeu o celular: - Manda levar uma caçamba com arenoso.


21. E os potinhos de sequilos que a UPB colocou na ante-sala do auditório: só duraram 20 minutos.


22. Essa foi do presidente da UPB, Roberto Maia: - Delegado de Polícia não pode ser dependente dos prefeitos e nós não queremos isso.


23. Essa outra partiu de um cidadão do PMDB: Bote aí uma venenosa: João tá doido pra enfrentar Imbassahy e Pinheiro ao Senado.


24. Ailton, mais conhecido como pé de palanque, é um dos mais eficientes e rápidos assessores da UPB. Antes que Maia terminasse de falar já tava com dois copinhos d'água em mãos.


25. Um grupo de investigadores e escrivães da Polícia Civil concursado e não nomeado fez o maior lobby. E distribuiu um folheto dizendo que o número de homicídios na Bahia já superou grandes cidades como Rio e São Paulo. Santo pai!


26. O prefeito João Henrique disse que Salvador cresce em 1 ano 12 estádios de Pituaçu lotados.


27. O senador César Borges disse que o governo do presidente Lula tomou providências corretas em relação a crise mundial. Essa alma quer lular. Ô melhor: falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário