sexta-feira, 16 de outubro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco

MARADONA MOSTRA AMOR À CAUSA, BEM DIFERENTE DOS NOSSOS IDOLOS E DUNGA

Miudinhas globais:


1. O entusiasmo de Maradona ao vencer a seleção do Uruguai e classificar a Argentina para a Copa do Mundo 2010, na África do Sul, repetição alongada do mesmo amor à camisa e a Pátria no jogo contra o Peru, revelam uma diferença enorme entre Maradona e Dunga, o técnico do Brasil. Há de se dizer que, cada qual tem seu estilo, e, de fato isso é verdade, mas conta muito para uma Copa essa atitude do técnico argentino.

2. Aliás, pode se dizer tudo de Maradona, inclusive que foi cheirador de coca, viciado e outros bichos mais, mas, quando o assunto é a sua Argentina já vimos ele gordo e parecendo caído sem camisa girando a camisa da sua seleção, gritando, berrando, dando declarações vinculadas ao patriotismo e isso falta ao nosso técnico e até mesmo aos jogadores da seleção brasileira.

3. A Copa não é só uma competição esportiva. Existem vários outros fatores e o Brasil sabe disso porque já conquistou várias delas. No momento em que vacilou, no momento em que perdeu o amor à causa, perdeu.


4. Hoje, infelizmente, vemos a seleção com esse mesmo perfil com jogadores deslumbrados, outros apenas regulares como Daniel Alves que está sendo colocado na condição de craque, e um técnico que não vibra, não gesticula, não mexe no time quando deveria fazê-lo, impassível na beira do gramado esperando que o talento brasileiro resolva.


5. Então voltemos a Maradona porque a Argentina além de ter um time competitivo tem um técnico com esse quilate. E, ao contrário do que se supõe, amado na Argentina. Se alguém que esteja lendo esse comentário já teve oportunidade de ir a Buenos Aires pode constatar que Maradona é um ídolo e sua marca (poster, camisa, bonecos, flâmulas, etc) é vendida em todos os pontos da cidade, em bancas de jornais, lojas e livrarias.


6. Agora, chegue em São Paulo, Rio ou Salvador e procure comprar um poster de Pelé numa banca de revista, uma caricatura do rei do futebol. Não encontra. E veja que Pelé é considerado um dos melhores jogadores de futebol desde que os ingleses inventaram esse esporte.

7. Por que isso? O Brasil não cultiva seus ídolos? Sim. O problema é que Pelé ficou distante, muito comercial, e tudo que ele fala sempre tem um merchandising no meio e isso é um horror. Você já viu Pelé vibrando pela seleção no estilo Maradona? Nunca. Tudo nele é contido, avaliado, e acaba soando como falso ainda que não seja.


8. Portanto, ou o Brasil abre o olho, sai do sapato alto e tem amor a camisa, amor a Pátria, ou babau. Não leva nada na África do Sul.

**


9. Questão de ponto-de-vista não se discute. Mas, o artigo do prefeito João Henrique, em A Tarde, hoje, revela que o futuro de Salvador é sombrio. Pelo dito, a capital Bahia vai optar por corredores rodoviários (deve ser no canteiro central da Paralela) o que representa o inverso do que está acontecendo no mundo.


10. A Coelba não tem o menor respeito aos seus consumidores. Pelo menos, em Lauro de Freitas, Vilas do Atlântico. Desde ontem (mais de 30 horas depois) ainda não foi dar um socorro a uma residência situada na Rua da Gávea. Uma vergonha. A senhora já deu mais de 10 ligações e ouve a mesma promessa: - Estamos mandando uma equipe.


11. A falta de respeito é total. A pessoa contratou um eletricista para acompanhar o caso, mas, como o problema é externo, no poste da Coelba e ele não pode mexer nessa área, o resultado é que a casa está sem luz em algumas áreas (caiu uma fase), a geladeira não funciona e ninguém toma uma providência.


12. O publicitário Edson Barbosa, o Edinho, soltou as cajás no encontro de marketing, em São Paulo. Disse poucas e boas ao palestrante que fez a campanha de Obama.


13. E que palestra salgada: cada marqueteiro pagou a bagatela de R$3.800,00. Haja sal.

14. O prefeito Tarcízio Pimenta, DEM, de Feira de Santana, assumiu uma tarefa espinhosa e bastante complicada ao criação uma Secretaria de Combateà Violência. Pelo exposto nos Estados, pois este é um dever constitucional de estados e União, o ônus desse segmento sempre foi maior do que o bônus.

15. Craque de futebol jogando no Brasil é Hernandes, do São Paulo, e não Daniel Alves e Ramires.

16. O deputado ACM Neto (DEM) diz que vai conversar com cada um dos parlamentares da oposição na Assembleia Legislativa para tentar unificar a posição da bancada sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que concede pensão vitalícia aos ex-governadores baianos.

17. Neto afirmou hoje que até segunda-feira, quando viaja para Brasília e pretende fazer um discurso contra "essa imoralidade", quer convencer todos os deputados do DEM que a proposta é ruim e que foi feita sob medida para agradar o governador Jaques Wagner (PT).

18. Na nota, Neto critica a viagem do presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, que acompanhou o governador Wagner em viagem oficial a França. Diz que estaria tratando de mordomia.

19. Sobre o aumento do IPTU à classe média de Salvador projeto do prefeito João, o deputado não disse uma linha. Segundo Marcelo Nilo ele é "milionário".

20. A dona de casa Maria do Carmo Santos, com uma pressão arterial de 13x10, e o militar aposentado da Marinha Valmir Nascimento de Jesus, com 20x12, são exemplos de pessoas hipertensas. Eles e mais de uma centena de pessoas aferiram gratuitamente a pressão arterial, na Praça Municipal, nesta quinta-feira (15), durante a campanha educativa de combate à doença realizada pela Câmara e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

21. Para realizar a atividade, a Câmara instalou um posto de aferição da pressão arterial em frente ao Paço com seis profissionais de enfermagem, tendo ainda a distribuição gratuita de cartão de controle e folder esclarecendo a população sobre o perigo da hipertensão e do diabetes.


22. O Serviço Médico da Câmara, além de outros procedimentos, também realiza diariamente a aferição da pressão arterial dos servidores e dependentes. Segundo a enfermeira Maria Tereza de Souza, das 12 aferições feitas por turno, em média, a maioria apresenta um quadro de pressão alta.

23. É a Câmara se aproximando do povo.

24. Um garotinho de sete anos muito especial, que vive uma série de aventuras imaginárias. Esta é a história de Mauro e o Pé de Pitanga, livro infantil que será lançado na próxima terça-feira (20), na biblioteca Juracy Magalhães Júnior, ás 19h, com entrada franca.


25. Na publicação, a psicóloga Camila Baqueiro trata, de maneira lúdica, os sintomas comportamentais do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Em dezesseis páginas, a autora leva sua própria experiência no tratamento de crianças e adolescentes portadores da síndrome, que caracteriza-se, sobretudo, pela inquietação e desatenção excessivas.

26. O deputado Zé Neto não ouviu calado as acusações do deputado Carlos Gaban (DEM), feitas no plenário da Assembleia Legislativa na quarta-feira (14), que questionou a contratação, pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), da Fundação Dom Cabral, para prestar serviços técnicos de aperfeiçoamento de pessoal no órgão.

27. Para Zé Neto, Gaban não é a pessoa apropriada para falar em transparência na Casa Legislativa e recordou dos contratos obscuros que o oposicionista firmou com um banco privado, que distribuiu carros para parlamentares.

28. "É bom ele lembrar que quando ele foi presidente da Casa, muita coisa ficou sem explicação e sem a transparência que ele tanto fala, especialmente aquela contratação com o Bradesco e aquela distribuição dos carros tipo Focus", recordou.

29. Zé Neto foi um dos parlamentares que não aceitou o 'mimo', por considerar pouco transparente a forma como o contrato foi estabelecido.

30. Pelo exposto, Zé Neto aceita críticas ao contrato da SEFAZ, mas, não feitas por Gaban.

31. Essa do leitor Hendrik Aquino é boa: - A boite Maria João, na Pituba e o lava-jato na rua Caetité, Rio Vermelho continuam funcionando... A pergunta é: Por que será que a SUCOM não está funcionando?

32. Interessante. O Rasta do Pelô também anda intrigado com isso, pois, em Salvador tudo pode.

33. Esta coluna está sendo abrigada por 8 blogs do interior e da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário