quinta-feira, 15 de outubro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco

Miudinhas globais:
A TARDE SE PREPARA PARA LANÇAR JORNAL POPULAR E CORREIO TÁ NA COLA
1. O presidente Lula da Silva sempre surpreendente com sua engenharia política. Quando se pensava que o destaque do noticiário em sua visita às obras de Transposição do Rio São Francisco se centralizariam na disputa baiana entre o governador Wagner e o ministro Geddel, Lula levou consigo Ciro Gomes, Dilma Rousseff e Aécio Neves e a disputa nacional se sobrepôs a estadual.
2. Quem, portanto, esperava tititi político nessa direção perdeu a viagem. Como diz aquela personagem do Zorra Total: "Vou voltar pra Sicília".
3. Os guardas municipais de Salvador devem retornar ao expediente nesta quinta-feira-feira, em cumprimento ao acordo fechado hoje (dia 14) com a Prefeitura Municipal, que encerrou a paralisação dos servidores iniciada no último dia 6 de outubro. Com a negociação, ficou decidido que o adicional de risco de vida será pago aos servidores na folha de outubro e a Prefeitura também abonará as faltas relativas aos dias parados.
4. O acordo prevê, ainda, a melhoria das condições de trabalho das equipes que atuam no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, onde a Prefeitura assumiu o compromisso de reestruturar o posto de apoio aos guardas no prazo de 30 dias. Enquanto durar a reestruturação, o quantitativo de profissionais do Pelourinho será acrescido em 50%.
5. Com relação ao aumento de salário dos empregados municipais, o acerto é que o pagamento retroativo a maio deste ano será efetuado na folha de novembro. No caso do fardamento, a Prefeitura prometeu a regularização tão logo seja encerrado o processo licitatório, em andamento na Seplag - Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão.
6. Taí, não fez a menor diferença a paralisação da GM.
7. Na sessão desta quarta-feira, na Câmara Municipal de Salvador, devido acordo feito entre as lideranças só foram colocados para votação projetos não polêmicos. Não houve discussões ou debates. Na Assembleia, só debates. O subteto fica pra dia 20 próximo.
8. O vereador Paulo Magalhães Júnior (DEM) ainda aguarda para fazer o anúncio oficial da mudança da legenda para o PSC, embora esteja filiado desde o último dia 2. Sendo um Magalhães causou grande surpresa no DEM. Mas, diz-se nos bastidores que está dando um troco a situação que viveu na última eleição.
9. Em discurso no plenário da Câmara, o deputado federal Jorge Khoury (DEM) criticou a iniciativa do governo de criar a CSS - Contribuição Social para a Saúde, que deverá substituir a CPMF - Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras. A proposta está em discussão no Congresso Nacional e, se aprovada, vai representar mais 10 bilhões de reais sacados do bolso do contribuinte .
10. Para o deputado Jorge Khoury, o brasileiro não precisa de mais tributos, já que no ano passado a arrecadação federal bateu novo recorde, mesmo sem a CPMF, extinta no fim de 2007. O rombo orçamentário alardeado pelo Executivo não se confirmou. Houve dinheiro para o cumprimento da meta fiscal e também para o governo continuar inflando a folha de salários e distribuindo outras bondades.
11. A propósito, falando de aumento de impostos, ACM Neto, Antonio Imbassahy e Walter Pinheiro vão aguardar 2012 para falarem do aumento do IPTU, em Salvador? Até lá, com essa demora, o gato comeu e João brindará com champagne.
12. Perda de tempo: O Vereador Alberto Braga diz que vai inserir na próxima sessão ordinária da Câmara de Salvador uma Moção de Repúdio pela apresentação do Projeto de Emenda Constitucional que instaura o salário vitalício aos ex-governadores que cumprirem pelo menos metade do mandato. 13. O Rasta do Pelô gostaria de uma boquinha dessas. Mas, quem mandou nascer lenhado.
14. A história é de arrepiar os cabelos: a então diretora do IPAC, Heloisa Costa, hoje, no Rodin, ganhou um prêmio de 40 mil euros da rainha Sofia por seus serviços prestados ao patrimônio da humanidade (o Pelourinho). Mas, Sua Majestade condicionou que esse capilé fosse gasto num projeto de restauro.
15. Heloisa, de posse dos recursos, conseguiu com o IPAC um casarão no Pelô e adeqou-o para atender a restauros com áreas próprias para esse tipo de trabalho, num ambiente redesenhado para tal, conforme desejo da rainha e com os 40 mil euros. As adaptações ficaram no ponto de inaugurar o local até que, numa visita ao Pelô, o secretário Márcio Meireles viu o prédio, já pronto, e resolveu instalar a Secult no local.
16. Como é uma autoridade superior a Heloisa, paciência, o que se há de fazer? Resignar-se. E, recebeu em troca, 3 casas menores para instalar seu projeto de restauro, o que, tecnicamente não é recomendável, uma vez que para esse tipo de trabalho exige-se ambiente único.
17. Fazer o que cidadão? O prêmio dá rainha serve a Sua Exa.
18. O Sebrae Bahia realiza a Feira do Empreendedor, entre os dias 15 e 18 de outubro, das 16 às 22 horas, no Centro de Convenções da Bahia. O objetivo do evento é criar um meio dinâmico de oferta e procura de oportunidades, apresentando diversas ferramentas para auxiliar os empreendedores a iniciar um negócio.
19. O valor de R$ 4,00 cobrado ao visitante será doado à Santa Casa de Misericórdia, em benefício das obras sociais da Instituição, que mantém 800 crianças em seis Centros de Educação Infantil.
20. O engenheiro Manoel Bonfim Ribeiro faz palestra no IGHB sobre "As riquezas do semi-árido brasileiro", dia 22 próximo, 17h30min.
21. O deputado Arthur Maia (PMDB) participa nos próximos três dias das audiências públicas que o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) está promovendo nos municípios de Pindaí, Malhada e Guanambi para discutir o projeto de construção da Adutora do Algodão antes de conceder a licença ambiental para a obra.
22. A adutora é um projeto da Codevasf, em fase de elaboração, e teve sua licitação lançada pelo Ministério da Integração Nacional. A previsão para início de obras é 2010 e transportará água do Rio São Francisco para os municípios de Malhada,Iuiú, Palmas de Monte Alto, Guanambi, Candiba, Pindaí, Matina e Caetité.
23. " Sem dúvida esta adutora é a obra mais importante que se pode direcionar para a região de Guanambi que vem sofrendo muito com a falta d'agua", disse Arthur durante a audiência organizada hoje pelo Ingá em Guanambi. 24. Essa "alma" quer falar pra deputado federal.
25. Foram mexer com Afrísio Vieira Lima aos 80 anos e lá vai fumaça. O "velho" já deu o troco.
26. Terceiro Salto do Turismo é o tema da Convenção da ABAV. Santo pai!
27. Com frequentes falta de luz no Morro de São Paulo e Litoral Norte só chamando por São Palermo o homem que salvou a Argentina.
28. A edição desta semana de J&Cia traz como destaques as notícias de que A Tarde, se prepara para lançar um jornal popular e que seu principal concorrente, o Correio, também já teria projeto em gestação para rebatê-lo.
29. E mais: a Fundação Padre Anchieta (rádios e TV Cultura) lança em São Paulo na próxima 2ª.feira (19/10) a revista Mbaraka, dedicada exclusivamente à música e dança, dando mais um passo no sentido de se transformar numa produtora de conteúdo em diversas plataformas; e que Tatiana Gianini (revista Exame), Juan José Torres (Correio/BA) e Caroline Delmazo (Rede Minas) são os três brasileiros escolhidos ao próximo Programa Balboa para Jovens Jornalistas Iberoamericanos.
30. Manchetes também para o intenso vaivém na área corporativa em São Paulo; para a realização do 3º Seminário Internacional de Jornalismo Online, o MediaOn 2009, em São Paulo, de 27 a 29/10, iniciativa do Instituto Itaú Cultural e do portal Terra que reúne jornalistas e profissionais de internet brasileiros e convidados internacionais para debater os rumos de suas atividades e as tendências da informação no mundo digital.
31. E lançamento da revista Casa e Comida pela Editora Globo, "filhote" de Casa e Jardim que aborda novidades da gastronomia aliadas à decoração, mas por enquanto apenas um piloto, com duas edições programadas até o final do ano.
32. Grupo de turistas de Goiânia está passando veraneio em Vilas do Atlântico. Caiu uma fase da energia na casa que alugaram. O grupo acionou a Coelba e esta gloriosa empresa, entre o meio dia desta quarta-feira, até 20h, nada tinha feito. Só promessas que iria resolver o problema.
33. O turismo baiano agradece. O pessoal diz que Bahia, nunca mais, e ainda promete reclamar a Bento XVI.
34. Esta coluna já está sendo incorporada por cinco blogs baianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário