domingo, 18 de outubro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco

FAMILIA MOTOCICLISTA TEME PELA IMPUNIDADE DO JUIZ QUE PROVOCOU MORTE
Miudinhas globais:
1. Em missão oficial na França, o governador Jaques Wagner ofereceu a Bahia para sediar o Salon du Chocolat, em 2011, o maior evento mundial do gênero. Presente na sexta-feira (16) no estande brasileiro do cacau, instalado no Paris Expo - Porte de Versalhes, em Paris, o governador recebeu os organizadores da Feira e todos os principais produtores de chocolate.
2. Ainda segundo a Agecom, o evento, que é realizado anualmente e reúne produtores e comerciantes de cacau, recebeu mais de 1 milhão de pessoas nos últimos três dias.
3. O estande brasileiro, considerado pelos organizadores um dos mais bonitos e animados, foi um dos mais visitados e contou com o apoio da Associação dos Produtores de Cacau (APC), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Instituto Cabruca, do Ministério da Agricultura e do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).
4. Destaque para a brasileira Mirian Rocha, uma chocolatier formada na França, responsável pelo coquetel do evento, feito a base de chocolate. A cultura baiana também esteve presente com um show típico, que reuniu baianas e capoeiristas no palco principal do evento, local onde o governador Jaques Wagner também foi homenageado.
5. Segundo o presidente do Instituto Brasileiro do Cacau, Henrique Almeida, o evento foi muito importante para o Brasil. Ele citou, por exemplo, os convênios de cooperação firmados pela Ceplac e o Instituto Cirrad no sentido de realizar estudos e pesquisas para o aperfeiçoamento do cacau baiano.
6. O secretário da Agricultura, Roberto Muniz, também presente ao Salão, se mostrou satisfeito e encantado com o evento, pois o trabalho realizado ali recuperava não apenas o cacau brasileiro, mas toda uma região da Bahia, que estava estagnada há anos. Nesse sentido, Muniz lembrou que nos próximos dias será realizado um grande evento em Itabuna beneficiando mais de três mil produtores, com o refinanciamento de suas dívidas.
7. De Paris, a comitiva baiana segue para Champagne, região famosa por seus vinhedos e por concentrar também a maioria das grandes cooperativas de vinhos. A idéia é visitar o local com o objetivo de atrair investimentos para Bahia, que já tem mostrado uma vocação nesse segmento nas áreas irrigadas do Vale do São Francisco.
8. O governador retorna a Salvador neste final de semana.
9. Começa neste domingo o horário de verão. A Bahia insiste em ficar de fora. É um erro porque as relações de poder político e econômico do Estado são com Brasília, Rio e São Paulo. Mas, paciência, o que se há de fazer!
10. O goleiro Marcelo, do Bahia, ainda tomou um frango por debaixo das canetas contra o Bragantino.
11. Neste sábado louvores em Tapera do Limo, distrito de Itapicuru. Aconteceu a festa de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira do povoado, com queima de fogos e torneios de futebol, que reuniu as comunidades de Rainha dos Anjos, Lagoa do Meio, Sambaiba, entre outras.
12. Duvida-se muito que o juiz Benedito Conceição dos Anjos, também professor de Direito da UCSAL, seja punido pela morte do motociclista Anderson Jorge dos Santos, 31 anos, depois de cometer uma infração grave de trânsito próximo a sede do TJ no CAB. Por ironia do destino, a mãe de Anderson é servidora do TJ.
13. Mas, como estamos no Brasil, e juiz é uma autoridade de grande poder, teme-se que nada aconteça com ele, embora a família de Anderson já tenha constituido advogado e a imprensa esteja atenta e a cobrar providências. A UCSAL, por exemplo, onde o juiz é professor deve afastá-lo da função de imediato, pois, se comete atos ilegais numa avenida da cidade, não tem a mínima condição de ser professor de direito.
14. Estudantes do último semestre da graduação em nutrição podem se planejar para participar do 2º Encontro de Concluintes de 2009. O evento, que será realizado pelo CRN-5, acontece no dia 23 de outubro das 14h às 17h na Unifacs (Campus Iguatemi).
15. O objetivo é orientar futuros nutricionistas da Bahia quanto às questões legais relacionadas à profissão, áreas de atuação, relacionamento com o Conselho e importância da ética profissional. Graduandos de todas as faculdades devem participar do encontro, que é pré-requisito para obtenção da inscrição profissional depois da formatura.
16. Prepare-se para mais atraso em Salvador: vão tombar a área do comércio da cidade baixa.
17. As charges de Simanca, A Tarde, sobre Geddel, Wagner, Lula e Dilma no São Francisco são primorosas.
18. Como anda a produção artística das fanfarras da Bahia? Para saber mais sobre este e outros tópicos, o Governo do Estado da Bahia está abrindo um processo de cadastramento. Os dados levantados servirão para revelar a quantidade de grupos baianos existentes e fazer um levantamento das principais dificuldades enfrentadas por essas bandas. 19. Os representantes das fanfarras podem fazer o download do formulário de cadastro no site da FUNCEB, imprimir, preencher e, em seguida, enviar pelos Correios ou entregar em mãos, no endereço da DIMAC (Diretoria de Música e Artes Cênicas da FUNCEB).

20. "As fanfarras, que são grupos musicais instrumentais, serão objeto de estudo do Governo. Saberemos seus pontos fortes e seus pontos fracos para, futuramente, podermos apoiá-las e atender as suas necessidades", afirma Gilberto Monte, diretor de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O período de cadastramento vai do dia 15 de outubro ao dia 30 de novembro.
21. O PCdoB está com propaganda na TV pregando jornada de trabalho de 40 horas e dizendo que se isso ocorrer vai gerar mais empregos no Brasil. Santo pai!
22. Em tiro ao alvo o Rio vai bem para os Jogos Olímpicos 2016. Só neste sábado morreram 12 num tiroteio numa Favela da Zona Norte.
23. Conforme previsão do Instituto dos Auditores Fiscais, o primeiro Agente de Tributo Estadual entrou na justiça solicitando isonomia salarial com os Auditores Fiscais. 24. Desde o dia 01 de outubro o IAF monitorava o processo que deu entrada no Tribunal de Justiça dia 30/09/2009.
25. Trata-se do processo 2868815-9/2009, o agente de tributos estaduais Virgulino Simões Neto foi o autor da ação que não conseguiu a concessão da liminar. Mais ações podem surgir.
26. Um encontro entre o superintendente da Transalvador, Mateus Moura, o presidente da Comissão de Transportes da Câmara de Vereadores, Jorge Jambeiro (PSDB), lojistas e representantes da administração do Shopping Piedade vai discutir ações que o estabelecimento pode desenvolver pela recuperação da Estação da Lapa.
27. A reunião, articulada por Jambeiro, será na segunda-feira (19), às 11h, na administração do shopping, Centro.
28. O vereador defende a terceirização como caminho para solucionar o problema da degradação. Ele afirma que a prefeitura não tem recursos para fazer sair do papel o projeto de revitalização da área elaborado a partir das inúmeras discussões propostas pela própria Comissão de Transporte da Câmara nos últimos anos.

29. Na próxima terça-feira (20), às 19h, acontecerá a sessão especial "A história de D. Loura e do Coletivo: trajetória de luta das Mulheres do Calafate" , no Plenário Cosme de Farias. Comemorando os 100 anos de D. Loura, o evento, requerido pela Vereadora Vânia Galvão, pretende ressaltar a importância do Coletivo de Mulheres do Calafate (CMC).
30. O CMC é uma organização comunitária feminista que tem como objetivo acabar com a violência doméstica, promovendo a saúde e diretos humanos das mulheres. Através de projetos, o CMC proporciona o resgate da autoestima das mulheres. A entidade se articula com outras organizações e serviços na Rede de Atenção as Mulheres em Situação de Violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário