quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco

TCE SÓ VOTA PARECERES APÓS ANALISAR CARTA DE WAGNER EM SESSÃO DO PLENO

Miudinhas globais:

1. Uma forte discussão entre conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aconteceu nesta tarde de terça-feira, 3, e por pouco não resulta em apelos mais dramáticos entre Pedro Lino, Antonio Honorato, França Teixeira e Filemon Matos. Tudo por conta da correspondência enviada pelo governador Jaques Wagner, o qual, aponta incongruências entre o parecer resumo de Lino postado no site do TCE e o que foi apreciado pelo pleno.

2. Há quem revele no TCE, e essa parece ser a concepção do conselheiro Filemon Matos, de que o documento do governador, longe de representar uma censura ou interferência nos trabalhos da Casa, aponta distorções entre o que foi votado e o pensamento expresso por Pedro Lino nas suas notas resumo.

3. Diante de tal situação, houve uma tremenda discussão nesta terça-feira sobre os documentos e a análise feita na carta do governador, ao que se vazou Lino querendo postergar para adiante uma verificação dos contextos, e França Teixeira e Antonio Honorato defendendo uma arguição imediata.

4. No final, venceu uma proposta de Filemon Matos aprovada em plenário condicionando votações no pleno do TCE até que haja fim desse debates e os esclarecimentos necessários. Ou seja, enquanto os documentos não forem apreciados e analisados pela Casa, não se vota nada no TCE.

5. Aproveitando esse gancho, o deputado estadual Carlos Gaban (DEM) apresentou na Assembleia Legislativa requerimento onde convoca os conselheiros Pedro Lino e Antônio Honorato, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para uma audiência da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, que irá debater os objetivos da carta do governador Jaques Wagner.

6. No momento da apreciação das contas referentes ao exercício fiscal de 2008, o conselheiro Pedro Lino, relator da matéria no TCE, votou pela reprovação das contas. Já Honorato apresentou relatório paralelo aprovando as contas com ressalvas, o que foi aprovado em plenário.

7. "Nas contas de 2007, Honorato apresentou um voto em separado. Na época, ele afirmou que sua intenção era de votar contrário mas, como era o primeiro ano do atual governo, votaria favorável. "Queremos saber se houve uma interferência direta do Estado na aprovação ou rejeição destas contas", concluiu o parlamentar.

8. A candidatura do bilionário João Cavalcanti ao Senado é uma piada. Se dinheiro ganhasse eleição Abílio Diniz já teria sido senador.

9. A clone de Madona, Claudia Leitte, pisou na bola e feio ao ser agressiva com um repórter da TV Aratu. Resultado: virou matéria nacional, está em vários sites, you-tube e demais meios de comunicação. Que sirva de lição.

10. As escolas particulares decidiram que vão reajustar suas mensalidades, em 2010, em 11%. Tabela cheia, 12 meses. Acima da inflação e acima do que pagam aos professores.

11. Quem também precisa se conter é o presidente do PT, Jonas Paulo, agora, também conhecido como alatoiá Jonas. Brigar com A Tarde meu caro é um esparro que não tem mais tamanho. Ainda mais com chargistas.

12. Nem ACM, com todas suas atitudes, se meteu numa gelada dessas. Ao contrário, colecionava charges vestido de baiana e outras mais de vários nomes nacionais. De Lage, devia ter mais de cinquenta.

13. O genro do presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, sofreu um acidente grave em Imperatriz, Maranhão. Marcelo já se deslocou para aquela cidade e o jovem está sendo medicado em São Luis. A depender da situação o rapaz poderá ser transferido para São Paulo.

14. O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Waldenor Pereira, PT, diz que não entende as críticas de parlamentares do PMDB que detonam o governo Wagner porque este não relaciona obras federais na Bahia. - O projeto político de Wagner é o mesmo de Lula. Daí que é um ente só, comenta Waldenor.

15. Do deputado Heraldo Rocha, líder da Oposição, em fina ironia com Waldenor: - A extrada entre Itambém e Conquista está um horror. Espero que 'nosso governo' melhore essa situação.

16. Resposta de Waldenor: - Nosso governo já está licitando as obras.

17. A deputada Eliana Boaventura, PP, defendeu o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado estadual. Santo pai!

18. Já o deputado Gilberto Brito, PR, defendeu para os catadores de lixo da Bahia e do Brasil uma aposentadoria idência ao Funrural.

19. Os deputados estão de pisantes novos. Foi renovada a frota de vectras 2008/2009 para modelos 2009/2010. Isso é que representa crise!

20. O antigo prédio da Secretaria da Educação no CAB começa a receber obras. Integra a Praça dos Três Poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo. Deverá ser, portanto, sede da Governadoria, em 2010, fechando a esplanada dos poderes baianos.

21. Como perguntar não ofende, o que será feito do prédio da Balança, também no CAH, há 16 anos abandonado?

22. Se quiserem dar ao Rasta do Pelô ele vai morar lá numa boa.

23. A sessão ordinária na Assembleia nesta terça-feira foi um bate-cabeça da base governista de dar pena. A oposição tripudiou o tempo todo. Que loucura!

24. Próximo dia 5 é a data nacional da Cultura. Em Salvador, onde tudo vira festa, acontecerá um cortejo "cultural" saindo do Campo Grande até os Barris, na sede da Biblioteca Central, onde haverá a lavagem das escadarias do "templo do saber".

25. Tem mais: vai haver um mini-trio comandado por Márcia Short, baianas, potes com água de cheiro, vassouras e distribuição de livros durante o percurso. Será uma celebração cultural à moda baiana.

26. O artigo de Wagner em A Tarde sobre os números do PNAD, IBGE, levou a oposição a ficar na defensiva na Assembleia pela primeira vez, este ano, salvo melhor juizo.

27. Taí, se o governador escrever um artigo por semana, resolve seu problema na ALBA.

28. O deputado estadual Luiz de Deus (DEM) afirmou artigo do governador possui uma série de contradições. Para ele, o texto se aproxima das afirmativas feitas pelo médico e professor da UFBA Antonio Natalino Manta Dantas em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo no ano passado, para quem "o QI dos baianos é tão baixo que só consegue tocar o berimbau por que só possui uma corda".

29. "O governador repete exatamente o que disse o médico. Trata o baiano como se tivesse um QI muito baixo e que, por isso, se deixa enganar muito fácil", afirmou.

30. Mais uma vez não houve sessão na Câmara Municipal. Dos 41 vereadores, apenas 10 compareceram ao Plenário Cosme de Farias, nesta terça-feira (3), no horário estabelecido.

31. Muitos dos membros da Casa Legislativa de Salvador faltaram a ordinária de hoje para prestigiar o sepultamento de Neguinho do Samba, que aconteceu às 16h, no cemitério Jardim da Saudade.

32. Nesta quarta-feira, 4, o ex-governador Paulo Souto estará em Ilhéus, onde, a convite do vice-prefeito Mario Alexandre, fará palestra na Faculdade da Cidade. Acompanha-o o presidente do PSDB na Bahia, Antonio Imbassahy.

33. Na sexta-feira, Souto, estará em Caculé, acompanhado dos deputados federais ACM Neto, Aleluia e Fábio Souto e de lideranças regionais, como o prefeito Luciano Santos Ribeiro. Já no sábado, o ex-govermador acompanhado de deputados federais e estaduais, estará no município de Miguel Calmon

Nenhum comentário:

Postar um comentário