sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Ilhéus já recebe melhores surfistas da América




Organizadores do Pan Surf Games & Music estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (04), no Palácio Paranaguá, com secretários municipais e setores da Segurança Pública da Bahia, ultimando os preparativos para a abertura oficial do evento, que reunirá em Ilhéus, sul do estado, de 7 a 14 deste mês, cerca de 300 surfistas de 20 países das Américas. O encontro serviu para discutir todo o planejamento, que envolve desde a infra-estrutura da cidade até detalhes do esquema de segurança das delegações estrangeiras, além de como funcionará a abertura oficial, que será realizada na avenida Soares Lopes, às 11 horas, com transmissão ao vivo pela Rede Bahia.

Dentre as autoridades que participaram do encontro, estiveram o secretário de Governo, José Nazal; de Educação, Sebastião Maciel; do Meio Ambiente, Antônio Olímpio; Serviços Públicos, Carlos Freitas; de Turismo, Ana Matilde da Hora; além de Nerci Del´Rey (representando a secretaria municipal de Saúde), Ten PM Tadeu Pereira e Cap PM Alex Ricardo (Corpo de Bombeiros); Cap. PM Sheyla Kelly (Polícia Rodoviária Estadual) e Cap PM Vasco Luz, do II BPM.

Representativo - Está confirmada a participação do Chile, Peru, México, Uruguai, Argentina, Venezuela, Equador, República Dominicana, Jamaica, Costa Rica, Porto Rico, Estados Unidos e Canadá. As primeiras delegações começaram a chegar na quarta-feira (04), transformando Ilhéus na capital do surf nas Américas até a semana que vem. Ao sediar o evento, Ilhéus confirma a vocação natural e também consolida uma história de amor e dedicação ao esporte já que está entre as cidades baianas com maior número de adeptos da modalidade; alguns, famosos, como Jojó de Olivença que abriu uma janela internacional para o surf local.

Mas a cidade não será apenas coadjuvante da festa. Os técnicos da equipe brasileira que disputará a competição, Otonei Xavier e Gabriel Macedo, definiram esta semana os atletas que representarão o país. Rudá Carvalho, Franklin Serpa, Krystian Kymerson e Marco Fernandez (Categoria Open); Gabriel Medina, Felipe Braz, Ian Gouveia e Vicente Romero (Categoria Júnior); Camila Cássia e Gabriela Leite (Feminino) e Phil Rajzman e Eduardo Bagé (Longboard). Dois dos surfistas convocados para a seleção brasileira são nativos e conhecem como poucos as ondas de Batuba: Rudá Carvalho e Franklin Serpa. Os dois estão compondo a seleção brasileira, graças aos bons resultados obtidos no decorrer do ano nas competições nacionais.

Capital do Surf nas Américas - O cenário é atrativo e apropriado para a prática de esportes no mar: 100 quilômetros de litoral exuberante, altas ondas e clima tropical. Escolhida como sede do Mahalo Pan Surf Games & Music, Ilhéus, a ‘Princesa do Sul’ tem motivos de sobra para sentir-se realeza entre os adeptos do surf. Sedia o evento internacional que acontece pela primeira vez no Brasil. Excelência será mesmo a palavra de ordem, na praia de Batuba, em Olivença, que reunirá de 7 a 14 de novembro, os reis e rainhas do esporte ou, na linguagem da competição, o ‘melhor da América’ em cada categoria, com apoio do Governo da Bahia e da Bahiatursa.

Para o público especializado e para os leigos também, atletas de alta perfomance são como ‘vitrines’ que convidam à visitação do evento. Um cartão de visitas à altura de quem espera atrair um público recorde à praia de Batuba. Quem for vai encontrar o que há de melhor na América, em um só lugar. Segurança, conforto e lazer. Durante o dia, e também à noite, a programação festiva no entorno da praia de Batuba terá competições e shows para animar e confraternizar delegações, nativos e convidados nesta grande festa do esporte.

Além de muito surf e adrenalina, o Mahalo Pan Surf Games & Music será palco de grandes shows na noite de encerramento da competição. Os organizadores já confirmaram a presença da banda “Natiruts”, que inicia em Ilhéus a turnê com o novo DVD; “Cidade Negra”, “Lordão” e “Levaê”. Os ingressos para o pacote de shows custam R$ 25 e já podem ser adquiridos na “Banca do Karioca”, em Ilhéus; nas lojas “Back Door” e na Central de Eventos, em Itabuna.

Abertura será no sábado - A Cerimônia das Areias abre oficialmente o Mahalo Pan Surf Games & Music, dia 7, às 11 horas, na orla central de Ilhéus. Na solenidade, cada delegação entregará um punhado de areia trazido de suas praias de origem, celebrando a união dos povos da América e simbolizando o entendimento e o respeito pela convivência em harmonia. As Areias, que serão posteriormente misturadas, simbolizam união e harmonia entre os atletas.

Cerca de 30 profissionais já estão concluindo a montagem da estrutura para a competição e shows, na área do Batuba Beach. O local ganhará um “Centro Técnico”, onde ficarão juízes e pessoal de somatório, além de um espaço vip para abrigar profissionais de imprensa e autoridades. O evento vai ser transmitido ao vivo pela Internet e matérias especiais serão produzidas para os principais canais de esportes das Américas.

Estrutura - Tendas estão sendo montadas para apoio logístico e apresentação de projetos sociais que estão sendo desenvolvidos em parceria com a Bahia Mineração com jovens da comunidade de Ponta da Tulha, onde o Governo da Bahia projeta o Complexo Intermodal Porto Sul. Maior intervenção de engenharia que o sul da Bahia já viu. Segundo a bióloga Carla Circenes e o surfista Adauto Costa, que coordenam os projetos, durante os jogos serão apresentadas ações de sustentabilidade como programa de coleta seletiva, cursos profissionalizantes e até oficinas de recuperação de pranchas. 120 jovens da Tulha estão envolvidos nas ações sócio-ambientais.

Para a Prefeitura de Ilhéus, o evento é tão importante para o calendário esportivo e turístico do município, que abrirá oficialmente o verão 2010. Mas a expectativa é de que, durante uma semana, boa parte do litoral sulbahiano seja beneficiada com a presença de competidores, profissionais de imprensa e convidados estrangeiros. “Essa mistura cultural será o nosso cartão de visitas aos estrangeiros que poderão conhecer melhor uma cultura tão peculiar quanto a nossa”, explica Railton Lemos, um dos organizadores.

O Mahalo Pan Surf Games & Music é coordenado pelas empresas Dendê e Axé Mix Produções, conta com o patrocínio máster da Bahia Mineração e do Governo da Bahia e apoio da Petrobrás, Bahiatursa, Azul Linhas Aéreas, Site Surf Bahia e Prefeitura de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário