quinta-feira, 19 de novembro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco


ASSINATURA DEP MARIA LUIZA NA CPI DO METRÔ CRIA SAIA JUSTA NA CÂMARA









Margareth Menezes canta para Lula, Wagner e faz homenagem a Neguinho do Samba, dia 20

Miudinhas globais:

1. Já comentamos nessas miudinhas que dificilmente projetos do Poder Executivo passarão na Assembleia Legislativa, sem que haja acordo de lideranças. Na maioria simples e no voto, como aconteceu nesta madrugada de quarta-feira, 18, sessão que começou na terça-feira, 17, a base aliada do governo estreitou, estamos no final da legislatura, época de Papai Noel, o governo pode até levar, mas, cada sessão será um parto.

2. Veja que o parto de hoje ficou para a próxima terça-feira, 24, com as mesmas matérias, entre elas, o Projeto de Lei que Regulamenta o tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte previto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, nas contratações públicas de bens, serviços e obras, no âmbito da Administração Pública Estadual.

3. Uma carta endereçada pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) deveria ter sido apreciada e no embate situação x oposição, mas, foi relegada a um segundo plano. Agora, um deputado da oposição quer que, na próxima terça, 24, o teor desse documento seja analisado, pois, segundo ele, é bom para o projeto e para a Bahia.

4. Já no final da tarde desta quarta-feira, 18, com o plenário ressaqueado de trabalhos da noite anterior, sem avanços, a sessão caiu. Quinta e sexta-feiras são dias mortos. O presidente Marcelo Nilo, PDT, preocupado com o desempenho da Assembleia, convocou uma sessão extraordinária, deliberativa, para a próxima segunda-feira, 23. Como acordo, e parece que já estão sendo costurados, a coisa vai.
**

5. A Comissão Especial de Inquérito (CEI)do metrô na Câmara Municipal (corresponde a CPI na Assembleia) já conta com 14 assinaturas. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), líder da oposição, entusiasmada com a adesão dos colegas na Casa Legislativo, declarou na sessão desta quarta: "Vamos fechar o ano com chave de ouro".

6. Téo Senna (PTC) e Sandoval Guimarães (PMDB) se prontificaram a assinar a CEI do Metrô desde que a bancada da oposição assine a CEI da Saúde. Senna também ironizou o fato do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) estar com tanto ímpeto para apurar as obras do Metrô na Câmara Municipal e não querer assinar a CPI do Metrô na Assembléia Legislativa.


7. A pergunta que não quer calar: Já que a deputada Maria Luiza (PSC) assinou a CPI na AL e declarou que o prefeito João Henrique ficou feliz, por que o líder da bancada do governo na Câmara Municipal, Pedro Godinho (PMDB), não continua fazendo a felicidade do prefeito e assina a CEI?

8. Ou seja, estaria havendo dois pesos e duas medidas. E, até que se prove o contrário a deputada Maria Luiza, esposa do prefeito, tem personalidade forte e não estaria blefando com sua assinatura na CPI da Assembleia.

9. O consensual, segundo o deputado Elmar Nascimento (PR), que já contabiliza 31 assinaturas para a CPI do Metrô, é funcionarem duas comissões de investigações. Só quem tem a ganhar com isso é a população de Salvador e a cidade.

10. Olha! Teve no maior bafafá na Conferência de Cultura promovida pela Secretaria de Cultura do Estado depois de remarcar o lugar do evento três vezes, num bate-cabeça impressionante. Só de telefonemas para avisar o pessoal das mudanças gastou-se uma fortuna.

11. O pior aconteceu no evento em sí: o camarada representante do Teatro de Rua pegou a lata (microfone) e sentou à madeira no secretário Meireles. E pior é que ainda sobraram fagulhas em Wagner.

12. Minha filha, pra usar a expressão da doutora Dilma, foi uma coisa séria.

13. A vereadora Olívia Santana fez um apelo na sessão ordinária da Câmara para que fosse aprovado Projeto de Lei que institui o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, feriado municipal em Salvador. Mas, não conseguiu.

14. A líder da bancada da oposição na Câmara, Aladilce Souza, criticou mais uma vez as obras do Metrô e declarou que "não é possível que Salvador vire motivo de piada nacional por ter o menor e o mais caro metrô do mundo".

15. O vereador Henrique Carballal (PT) questionou a parcial paralisação dos rodoviários no último domingo que ocorreu em decorrência do resultado das eleições internas. A escassez de ônibus prejudicou vários estudantes que perderam o vestibular da Universidade Federal da Bahia.

16. O petista, indignado, sugeriu que a Casa legislativa cobrasse do Ministério Público que punisse com rigor os culpados.

17. O deputado estadual Luís de Deus (DEM) cobrou Uma resposta condizendo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão auxiliar da Assembléia Legislativa sobre as denúncias de supostas irregularidades na BahiaPesca, denunciadas pelo deputado Paulo Rangel, líder do PT na Casa.

18. De acordo com o TCE, para iniciar uma investigação, seria necessário provas robustas para se iniciar uma investigação. "Como se a palavra de um deputado não fosse suficiente para um órgão auxiliar da Assembléia iniciar a investigação", protestou o parlamentar.

19. A BahiaPesca - segundo Rangel - estava adquirindo rações superfaturadas. Enquanto as de qualidade superior estavam sendo adquiridas a R$1,68 o quilo, a BahiaPesca estava comprando por R$5,18.

20. Para o pedido de auditoria especial do TCE nas contas da Bahia Pesca, além do pronunciamento de Paulo Rangel, a Oposição anexou outros documentos que dão sustentação à denúncia. Para o líder da Oposição, deputado Heraldo Rocha (DEM), a minoria vai dar uma resposta oficial ao TCE por tentar desmerecer o trabalho do parlamentar.

21. A vereadora Olívia Santana (PCdoB) aproveitou a oportunidade da presença do Fórum de Combate ao Racismo nesta quarta-feira, no plenário da Câmara para criticar a cena da novela Viver a Vida, da Rede Globo, em que a atriz negra Taís Araújo se ajoelhou aos pés da atriz branca Lilia Cabral pra pedir perdão e ainda tomar um tapa no rosto sem ter feito nada que justificasse.



22. É melhor prevenir do que remediar. Para não correr o risco de perder a data, a vereadora Vânia Galvão (PT), se antecipou e conseguiu aprovar nesta quarta o requerimento de nº 375/09 solicitando uma sessão especial para o ano de 2010, em comemoração aos 100 anos da Maternidade Climério de Oliveira.

23. O deputado João Bacelar acha que o presidente da Saltur será primeiro ministro do Carnaval e não a rainha Elizabeth. Mas, ainda assim, está desconfiado porque conhece as artes do rei João.

24. Geddel não brinca em serviço. Foram publicados na imprensa local, hoje, 16 editais da Codevasf para obras de implantação de sistemas simplificados de água no interior da Bahia.

25. Agora, essa de Geddel querer colocar o carimbo de ACM em Wagner não cola, ainda que o galego tenha cabelos brancos.

26. Calma com o andar ministro que o povo não é oreba.

27. Olhaí o twitter do nosso colunista Marco Gavazza: http://twiter.com/marcogavazza.

28. Os panetones da Perini são bonitos. Mas, caros pra bedéu.

29. O deputado Luciano Simões (PMDB) soltou o verbo contra o governo Wagner e disse que a comunidade de Santo Estevão está apavorada com a falta de segurança. Daí, disse que não será surpresa se o governador for recebido por lá, está semana, com a presença de caixões de defuntos na pista.

30. Santo pai! Se a moda do caixão de defundo de Riachão do Jacuípe pegar vai ser um horror. Em todo caso, manda o coronel Expedito na frente pra ver se haverá incidentes em Santo Estevão.

31. O deputado Misael, líder do DEM, diz que não entendeu porque a Embasa colocou out-doors na cidade fazendo promoções dos seus serviços quando a água local é municipalizada.

32. Margareth Menezes fará o show de encerramento das solenidades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, na próxima sexta-feira, 20, às 19h30min, na Praça Castro Alves, em Salvador. O evento conta com a presença do Presidente Lula, do governador Jacques Wagner, entre outras autoridades.

33. No show, Margareth irá apresentar um repertório puramente afro-pop, com canções que marcaram sua carreira, e lança para o grande público a nova canção de trabalho: Saudação ao Caboclo (Celei), de Gilson Quirino, que já está em execução nas principais rádios de Salvador.



34. Num homenagem ao rei do samba-reggae, Neguinho do Samba, a rainha do ritmo genuínamente brasileiro convidará o compositor Tonho Matéria e, juntos, farão um pout-pourri com os principais samba-reggaes da Bahia.

35. Em seu show, Margareth também contará com a participação especial de Seu Mateus Aleluia, dos Tincoãs, grupo que na década de 60, 70, levou a sonoridade afro para a música brasileira. Com "Seu" Mateus, Margareth canta Cordeiro de nanã, entre outras canções do grupo.


36. Depois da Praça Castro, Maragreth Menezes segue para o Largo do Pelourinho, onde faz participação especial no show de Jau, como parte da programação da Semana Cultural do Benin na Bahia.

37. Liderados pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN), prefeitos de todo o país farão uma nova marcha a Brasília, em 9 de dezembro, para pressionar o Congresso para aprovação do projeto de lei complementar do senador César Borges (PR-BA) que flexibiliza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

38. O projeto de número 450/2009 está sendo discutido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, com parecer favorável do relator Cícero Lucena (PSDB-PB). Ainda assim, a bancada do governo - PMDB e PT - está bloqueando a votação.


39. Segundo César Borges, o projeto ajuda os municípios a enfrentar a queda na receita em razão de isenções fiscais concedidas pelo Governo Lula para tirar o país da crise mundial. Explicou que o objetivo não é permitir "gastança", mas evitar que os prefeitos tenham que demitir servidores ou cortar gastos para se adequar aos limites da LRF e evitar penalidades.

40. Muitas prefeituras enfrentam dificuldades em fechar as contas, pois, no orçamento previsto para este ano, os chefes do Executivo não contavam com o repasse menor do FPM.

41. A edição desta semana de J&Cia tem como destaques o Prêmio Personalidade da Comunicação 2010 que o empresário J. Hawilla (Grupo Traffic, TV TEM e Rede Bom Dia de jornais) receberá em maio do próximo ano dentro do Congresso Mega Brasil de Comunicação Corporativa, uma homenagem dos profissionais do setor aos grandes empreendedores do jornalismo brasileiro;

42. A saída de Marco Nascimento da Direção de Jornalismo da TV Gazeta, de São Paulo, e sua ida para o Jornal da Record como editor-executivo; as novas funções de Armando Medeiros, Beto Carvalho e Omar Barreto no Banco do Brasil; e a promoção de Anik Suzuki, atual assessora de Comunicação do Grupo RBS, que a partir de janeiro assume a nova Gerência Executiva de Comunicação Corporativa da empresa.

43. Outras manchetes da edição ficam para, em São Paulo, a saída de Alexandre Machado da TV Cultura, onde estava havia cinco anos; em Brasília, a chegada de Rudolfo Lago como editor-executivo do Congresso em Foco; em Minas, a volta de Lucas Figueiredo ao Estado de Minas; o novo projeto gráfico e editorial do Diário Catarinense; e os vencedores do Prêmio Embratel.

44. O paranaense Edson Pascoal Cardoso, 43, é o novo superintendente estadual
do Banco do Brasil na Bahia, no lugar de Rodrigo Nogueira, que assume a
gerência de Desenvolvimento Sustentável, em Brasília.

45. A posse de Edson será realizada nesta quinta, 19, com as presenças dos vice-presidentes do BB, Alexandre Abreu e Robson Rocha, diretores do Banco, gerentes de unidadese e todos os gerentes de Salvador.

46. Edson Cardozo, tratado pelos colegas por "Edinho", tem 29 anos de Banco do
Brasil, onde entrou como Menor Aprendiz, e já exerceu diversos cargos na
instituição, como superintendente regional em São Paulo e Paraná, gerente
executivo na Direção geral, em Brasília. Cardozo é graduado em
Administração, com especialização em Finanças (FGV) e MBA para Altos
Executivos (USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário