TCE DECIDE NESTA TERÇA SOBRE RELATÓRIOS PEDRO LINO E OFICIO DE WAGNER
MIUDINHAS
1. Nesta terça-feira, 10, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) deve tomar a decisão final sobre os relatórios do conselheiro Pedro Lino relativos às contas do governo Wagner, ano 2008, versões cheia e simplificada, e o ofício do Chefe do Executivo questionando números e conceitos emitidos. A expectativa, pelo menos essa é a informação de bastidor que se tem, seria constituida uma Comissão de Auditores do TCE para analisar a questão.
2. Há pressões de várias naturezas sobre o presidente Manoel Castro. Por coincidência, nesta segunda-feira, 9, o deputado ACM Neto teria circulado em seu gabinete fazendo algumas ponderações. O que trataram não chegou a ser difundido. Há informes também dando conta de que ânimos entre conselheiros foram aplainados, mas, sessão pública, com midia presente, tudo poderá acontecer.
3. Uma coisa parece consensual entre a maioria dos conselheiros e essa foi uma decisão tomada no Pleno, o assunto Pedro Lino x Ofício do Governador tem que ser resolvido à luz da transparência, com a mais absoluta isenção, para evitar desgastes na imagem do TCE.
4. Outra questão que está movimentando os meios políticos é a privatização dos cartórios de acordo com Projeto de Lei encaminhado pela presidente do TJ, Silvia Zarif, no último dia 9 de outubro. É um tema bastante polêmico enviado à ALBA sem uma consulta aos sindicatos da categoria e os líderes partidários abriram prazo até 16 deste para a apresentação de emendas.
5. Hoje, em entrevista ao Bahia Notícias, declarações da desembargadora Silvia Zarif só fizeram acirrar os ânimos dos parlamentares, na medida em que atribui algumas mazelas do Poder Judiciário a falta de recursos e a atuação morosa dos deputados em aprovar projetos de interesse do Tribunal. Azedou de vez.
6. O que se ouviu de deputados nos corredores da ALBA, nesta segunda-feira, é de que "não é bem assim como a doutora quer" e teme-se, até, que neste ano de 2009, esse projeto sequer seja votado.
7. O líder da Oposição na Assembléia, deputado Heraldo Rocha (DEM), informou a realização de nova audiência pública nesta quarta-feiras, às 10h, no Plenarinho da Casa, para debater o projeto do Executivo que propõe a privatização dos cartórios baianos.
8. "Este projeto está gerando muita polêmica; precisamos debatê-lo e nos aprofundar nesta matéria, para, só depois disso, efetuarmos o voto, visando, principalmente, ao bem-estar da população", enfatizou Rocha. O deputado Zé Neto (PT), presidente da CCJ, disse que vai apresentar emendas.
9. A propósito da Assembleia, nesta segunda-feira, 9, não houve quórum para sessão ordinária.
10. Os jornalistas formados da Bahia estão com uma raiva do deputado José Carlos Aleluia de matar. Só nesta segunda-feira, 9, recebi 10 emails pedindo para não votar nele em 2010.
11. Veja um deles: Deputado Aleluia (DEM-BA) é contra o diploma. É contra a qualificação. É inimigo número um dos jornalistas.
12. Qualquer semelhança da foto de Geddel sendo carregado por dois malhados em Capim Grosso, no último final de semana, com fotos semelhantes de ACM é mera coincidência.
13. Para o deputado estadual Paulo Azi (DEM), o artigo do presidente estadual do Democratas, ex-governador Paulo Souto, desmascara o governador Jaques Wagner (PT), que afirma que a Bahia passa por um ótimo momento, sobretudo na Educação.
14. Os deputados da base oposicionista, segundo Paulo Azi, estranharam as afirmações de Jaques Wagner, por conhecem as irregularidades dados citado pelo atual governador.
15. De acordo com o ex-governador Paulo Souto, a Bahia, em 2006, tinha 1.862.000 de analfabetos. Dois anos depois, já na atual gestão, em 2008, eram 1.848.000 analfabetos, havendo, portanto, a redução de apenas 14.173 pessoas. "Dessa forma o texto do governador Wagner demonstra desconhecimento a respeito da situação da Educação no estado. Esse texto do governador Jaques Wagner tem a única função de manipular a opinião pública", concluiu Azi.
16. O senador César Borges se reuniu, na tarde desta segunda-feira (9), com a bancada de deputados estaduais do PR, para deliberar sobre o início de um trabalho de negociação com os líderes do DEM, PMDB, PSDB, PTN e PSC, com o objetivo de formar um bloco de minoria na Assembléia Legislativa da Bahia.
17. Participaram da reunião os deputados estaduais Pedro Alcântara, Elmar Nascimento, Sandro Régis, Ivo de Assis, Gilberto Brito, Reinaldo Braga. Também esteve presente o deputado Federal Mauricio Trindade.
18. Enquanto em outras capitais e em cidades como Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista a decoração natalina de rua a cargo das Prefeituras já esteja a pleno vapor, em Salvador, nada até agora. Nem uma gambiarra.
19. A chanceler alemã, Angela Merkel, fala das desigualdades entre as duas antigas Alemanhas e diz que o processo de melhoria da qualidade de vida da parte Oriental ainda está em curso, apesar de investimentos da ordem de 1.3 trilhões de euros.
20. Imaginem essa dinheirama em Salvador para equilibrar as nossas desigualdades sociais! Vê-se, portanto, como estamos distantes do chamado primeiro mundo.
21. A CCJ comandada pelo ministro Jorge Hage lembra da compra de 3.5 toneladas de borrachinhas de uma Prefeitura baiana. Borrachinhas de amarrar dinheiro, meu caro! Que loucura.
22. A Culturefrance e a Fundação Pierre Verger abrem a Expo "Em Busca de Pierre Verger", próximo dia 12, na Galeria Fundação Pierre Verger, Portal da Misericórdia, 9, loja 1, 19h.
23. A Expo, realizada dentro do ano da França no Brasil, na ocasião de sua residência na Fundação Verger, tem fotos do fotógrafo beninense Charles Placide.
24. Nesta terça-feira (9), às 14h, a comunidade do Bate-Facho, próxima ao bairro do Imbuí, recebe o compositor baiano Carlinhos Brown. Ao lado do precoce ator, Adailson Dias, 11 anos, que já atuou em dois longas-metragens, O Homem que não dormia (Edgar Navarro) e O Trampolim do Forte (João Rodrigo), Carlito Marrón grava uma das cenas do curta infanto-juvenil, Olho de Boi, dirigido pelo jovem cineasta, Diego Lisboa.
25. O curta-metragem narra uma espécie de parábola sobre fé, imaginação e inocência creditada apenas às crianças. Brown vive o personagem Preto-Velho, um ancião pouco visto, morador de uma casa misteriosa, principalmente, ao fértil universo infantil. Segundo o diretor do curta, Brown prometeu aparecer em cena com uma barba bastante grisalha.
26. Já o protagonista do filme, Adailson Dias, vive o inocente Junca, que diante de uma situação de perigo, recorre aos ensinamentos do personagem vivido por Brown para se safar dos garotos da rua que o perseguem por conta de um sapato.
Também fazem parte do elenco os atores e atrizes, Erico Braz, Claudia de Moura, Claudio Niack e Jorge Dragão.
27. O filme é financiado pelo Ministério da Cultura por intermédio de edital de 2007 voltado para curtas infanto-juvenis, de duração de 14 minutos. O diretor Diego Lisboa também tem dois filmes selecionados para a categoria competitiva do XIII Festival Nacional 5 Minutos. São eles: Escuridão e Aurélio.
28. Que defesa ingênua da ginasta Daiane dos Santos sobre o uso de anabolizantes. Tirou uma de Lula e disse que não sabia que era prejudicial.
29. O aumento de 400% que João deu no preço da passagem do Elevador Lacerda chegou a web nacional.
30. Por iniciativa do Diário do Comércio de São Paulo, com o apoio deste J&Cia, o português Henrique Cymerman, profundo conhecedor dos conflitos no Oriente Médio (é autor do best-seller Voices from the Centre of the World e já entrevistou diversas personalidades palestinas, entre elas o falecido presidente Yasser Arafat e o atual, Mahmud Abbas), faz palestra sobre o tema no auditório da Associação Comercial de São Paulo (rua Boa Vista 51), nesta 5ª.feira (12), das 15h às 17 horas.
31. Cymerman está em visita ao Brasil como um dos convidados da comitiva do presidente israelense Shimon Peres. Eleito este ano como o Melhor Jornalista da Espanha, ele é correspondente no Oriente Médio da TV Antena 3, da Espanha, da TV SIC, de Portugal, dos jornais La Vanguardia e Express, e comentarista da BBC e da televisão de Israel. Uma parte das vagas foi reservada para leitores de J&Cia. Se você quiser participar, inscreva-se pelo gabriel@jornalistasecia.com.br.
32. O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT) recebe nesta segunda-feira (9/11), às 19 horas, o Título de Cidadão de Nazaré, em solenidade na Câmara Municipal daquele município. A indicação foi feita pelo vereador Nagib Neto.
33. Para apurar possíveis irregularidades nas obras do metrô de Salvador, Aladilce Souza (PCdoB), líder da bancada da oposição na Câmara Municipal, anunciou na sessão ordinária desta segunda-feira (9) que pretende colher, a partir de amanhã, assinaturas para instalar uma Comissão Especial de Inquérito (Cei).
34. Na opinião da vereadora, que lembrou que as obras do metrô já se arrastam por dez anos, "não é possível que a cidade assista esses desmandos sem tomar nenhuma atitude".
35. O assunto gerou debate na Casa Legislativa. O vereador Alcindo da Anunciação (PSL), por exemplo, concordou com a iniciativa da CEI para investigar os valores das obras do metrô soteropolitano, mas voltou a lembrar da importância da investigação das possíveis irregularidades no âmbito da saúde pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário