domingo, 8 de novembro de 2009
LAURO DE FREITAS LANÇA PROGRAMA EDUCAÇÃO TEMPO INTEGRAL EM 30 ESCOLAS
Lançamento do Mais Educação em Lauro de Freitas que deve beneficiar 4.528 alunos
A Prefeitura de Lauro de Freitas lançou ontem (6) o Programa Mais Educação que, em princípio, deve atender 4.528 estudantes de 30 escolas municipais da cidade. Os estudantes receberão educação em tempo integral, com a implantação de atividades de leitura, matemática, ciências, rádio escolar, horta, teatro e esportes, dentre outros. O secretário municipal de Educação, Paulo Aquino, salientou a preferência de investir mais no pedagógico, de forma a melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos estudantes da rede pública municipal.
O coordenador do programa Mais Educação em Lauro de Freitas, Rivelton Carvalho, salientou a importância de transversalizar as políticas públicas em vários setores da administração tendo como foco o desenvolvimento da educação. O secretário Paulo Aquino lembrou também que foram nove meses de trabalho para implantar o programa na cidade, salientando que em 2010 mais oito unidades escolares serão contempladas pelo programa federal. "Precisamos melhorar a aprendizagem em português, matemática, redação", apontou Aquino.
O vice-prefeito João Oliveira destacou que Lauro de Freitas vem conseguindo ser beneficiada por quase todos os programas do governo federal, o que demonstra, como avalia, o empenho da atual administração de dotar a cidade e seus cidadãos de melhores condições para o desenvolvimento. Ele salientou que o município não trabalha sozinho, mas de forma transversal com estado e União. Oliveira destacou ainda a importância de reforçar os laços de família. "Para que tenhamos uma melhor sociedade, não basta a educação sozinha. É preciso reconstruir o equilíbrio familiar", comentou.
O programa Ampliar espaços, tempos e oportunidades educativas; ofertar novas atividades educacionais e reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer. Esses são alguns dos principais objetivos do Programa Mais Educação, que visa qualificar a experiência educativa das crianças e jovens das escolas públicas de ensino fundamental.
O Mais Educação é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Trata-se de uma estratégia do governo federal para a ampliação da jornada escolar. O programa é composto por sete macro-campos, referentes ao acompanhamento pedagógico; ao meio ambiente; ao esporte e ao lazer; aos direitos humanos e à cidadania; à cultura e às artes, à inclusão digital; à saúde, à alimentação e à prevenção.
A Secad seleciona as escolas e as secretarias confirmam a escolha, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Elas devem estar localizadas em capitais ou cidades de regiões metropolitanas, que tenham aderido ao Compromisso Todos pela Educação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário