domingo, 8 de novembro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco

PERNAMBUCO RESGATA A SUA HISTÓRIA. E A UFBA QUANDO FARÁ O MESMO?


Miudinhas globais:

1. Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco resgataram no Arquivo Histórico Ultramarino de Portugal 34 mil documentos da Capitania Hereditária de Pernambuco. O trabalho comandado pela professora Socorro Ferraz revela que 77% dos documentos são inéditos e serão traduzidos historicamente no livro "Fontes repatriadas", período entre 1590 e 1833.

2. Acreditam as historiadoras envolvidas no projeto que, esses segredos coloniais, deverão reescrever a história de Pernambuco e parte do Nordeste. As primeiras conclusões apontam que o poder absolutista da coroa portuguesa não era tão forte como se descreve nos atuais compêndios de história, pois, as redes locais de poder tinham bastante força.

3. Dito isto, não tenho conhecimento de que, na Bahia, haja qualquer trabalho nessa dimensão e com tal direção e veja que a história da Bahia, por ser Capitania Hereditária (tal como Pernambuco) e depois sede do Governo Geral tem uma documentação ainda maior e mais reveladora. Mas, na Bahia, aquela frase de dormir no berço esplêndio se instalou por aqui que não se produz quase nada.

4. O ex-governador Paulo Souto está bastante otimista com sua pré-campanha ao governo da Bahia, em 2010. Esteve no final de semana em Caculé e Santo Antonio de Jesus e disse ao BJá que, a receptividade ao seu nome para retornar à Ondina, "é muito boa".

5. Souto revela que tem chegado gente de forma espontânea para declarar seu apoio, lideranças do interior, e isso o tem até surpreendido, na medida em que ainda está longe do pleito, e, de uma forma geral, as lideranças estão sem definições precisas. "Ainda assim, tenho recebido apoio expressivos", confessa.

6. Sobre a possibilidade do senador César Borges (PR) alinhar-se à sua campanha em definitivo, no bloco DEM/PSDB, o ex-governador não arrisca comentários. Entende que é uma decisão do senador e seu partido, porém, situa que César tem andado com sua comitiva pelo interior, como aconteceu na última sexta-feira, em Caculé.

7. Agora, quer animar Souto fale de Wagner. Para o ex-governador, Wagner é um fiasco e a população está percebendo isso com bastante nitidez. Souto destaca que a última do governador, na sua concepção, foi o "ataque" que promoveu contra o TCE. Se confessa surpreso, pois, diante da Bahia Republicana que se prega, isso não deveria acontecer.

8. O ex-governador acha que a Assembleia deve se posicionar institucionalmente neste caso porque o TCE é um órgão vinculado ao Poder Legislativo. "O TCE tem que sair fortalecido desse episódio, estabelecer a paz no seu meio e não perder de vista a sua função primordial".

9. Segundo Souto, o que vale, no embate do conselheiro Pedro Lino, é seu relatório cheio, completo, onde há razões para se rejeitar as contas do governador. Ademais, Souto quer saber a quanto anda a questão das dispensas de licitações para a construção do estádio de Pituaçu, hoje, objeto de representação no MP e ação no Judiciário.

10. Em vista da necessidade de uma alimentação nutritiva e balanceada, com foco na promoção da saúde do cidadão, a vereadora Vânia Galvão (PT) indicou ao governador Jaques Wagner a implantação do restaurante Prato do Povo no bairro de Paripe.

11. Numa homenagem ao soldado da Polícia Militar Américo Manuel de Jesus, o vereador TC Mustafa (PT do B) apresentou à Câmara projeto de lei para dar a uma via pública da cidade o nome do homenageado.

12. Atualmente conhecida como Rua do Corte Grande, situada no Alto de Ondina, entre a Avenida Garibaldi e a Ladeira do Jardim Zoológico, ela passará a ser "Rua Américo Manuel de Jesus", com a aprovação do texto encaminhado à Casa.

13. "Falecido em 21 de agosto deste ano, aos 44 anos, Américo subia e descia, por mais de dez anos, quase que diariamente, a Ladeira do Corte Grande", diz Mustafa. O soldado servia no Esquadrão de Motociclista Águia, situado na Rua do Corte Grande, e era instrutor do Curso de Motociclismo Militar.

14. A Venezuela do tagarela Hugo Chavéz está de volta ao século XIX: sem água e sem luz.

15. Os aviões da American Airlaines que fazem voo Salvador-Recife-Maiami, de tão caducos precisam fazer escalas em Recife-Fortaleza-Porto Rico-Caracas e Miami. Um voo de 7 horas se transforma em 11 horas. Que maravilha!

15. Está acontecendo neste final de semana, na capital, a Conferência Estadual de Cultura. Blá-blá-blá puro.

16. Sinais de empresas dos mais diversos segmentos da indústria apontam para um Natal superaquecido. Muitas delas estão sem estoque para pronta entrega e trabalhando 24 horas.

17. O presidente da Câmara de Vereadores da Caculé fez um auditório para 400 lugares naquela localidade. O curioso é que, com toda essa crise que se fala, o camarada fez a obra com recursos próprios e o auditório, como deve ser a Casa do Povo, está servindo àquela comunidade para eventos de toda natureza, desde formaturas a encontros regionais.

18. Que belo exemplo. Sequer conheço esse nobre vereador. Gostaria até de ter mais detalhes da obra, valores, uso, fotos.

19. Dizer que a Previdência vai quebrar com aumento para os aposentados é uma bobagem sem tamanho.

20. O senador Azeredo alega que não sabia do mensalão em Minas. Usa o mesmo argumento do presidente Lula que também não sabia de nada, em Brasília. Por isso mesmo, quer tratamento igual do STF. Absolvição.

21. Agora, advinha quem pediu vistas ao processo para empurrá-lo com a barriga: o novo ministro José Antonio Toffoli.

22. O Conselho Nacional de Justiça quer 8 horas de trabalho para os serventuários da Justiça. Os sindicatos já estão em pé de guerra e dizem que isso é um absurdo.

23. Acontece neste domingo, 8, a prova do processo seletivo para o programa de Formação Inicial de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual da Bahia - Uneb, em Alagoinhas.

24. O Leão amarelou mais uma vez. Desse jeito, o Vitória vai parar na segunda divisão, merecidamente.

25. O Tribunal de Contas dos Municípios, em sessão realizada nesta semana rejeitou as contas da Prefeitura de Pedro Alexandre, da responsabilidade de Salorylton de Oliveira, relativas ao exercício de 2008.

26. O relator, conselheiro Paolo Marconi, determinou formulação de representação ao Ministério Público contra o ex-prefeito e imputou multa máxima no valor de R$ 30.852,00. Cabe recurso da decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário