segunda-feira, 30 de novembro de 2009

“GALEGO” ISOLADO NA CORRIDA ELEITORAL
29/nov/2009 . 22:23 Autor: Davidson

Boa notícia para o Palácio de Ondina. Neste final de semana, chegou às mãos do governador Jaques Wagner (PT) uma pesquisa encomendada ao Instituto Campus. E desta vez não teve Jonas Paulo pelo meio…
O resultado do levantamento era guardado a sete chaves pela coordenação política, mas a gente adianta que o “Galego” aparece com a sua melhor pontuação desde que tomou posse, cravando 48% em um dos cenários.
A pesquisa ainda revela um Geddel comendo poeira e Paulo Souto (DEM) a 22 pontos percentuais de distância do mandatário baiano.
Uma radiografia da pesquisa ainda aponta melhora sensível da avaliação do governo no sul da Bahia. Os números serão divulgados, possivelmente, nesta segunda.
Os resultados aferidos na estimulada e na espontânea são tão bons que há quem aposte em vitória em primeiro turno. Como se diz que pesquisa é “retrato do momento”, melhor esperar, melhor esperar… Fonte: Pimenta na Muqueca

BAHIA JÁ Por Tasso Franco

"OPERAÇÃO EXPRESSO" MARCA SEMANA POLÍTICA E PMDB FARÁ CONTRA OFENSIVA

Miudinhas globais:

1. A semana política começa com destaque para a "Operação Expresso" na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa. Agora, os deputados têm mais dados para comentarem e o PMDB deve mover suas peças para contra argumentar. Há, ainda, a possibilidade de ingresso de uma ação contra o governador Jaques Wagner por este ter "prevaricado" ao dizer numa emissora de TV que conhecia o caso e avisou a algumas pessoas para que tomassem juizo.

2. Nada, porém, que amedronte o governo. O PMDB continua na defensiva. Há inmformes dando conta de que o ex-diretor da AGERBA, Lomanto Neto, deverá se ausentar de Salvador no inicio desta semana para um tratamento de saúde em São Paulo.

3. A Coordenadora da Frente Nacional dos Prefeitos na Bahia, Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, participa nesta segunda e terça-feiras, em Fortaleza, da 56ª reunião da FNP. Na pauta dos debates estão a avaliação dos três anos de Fundeb, a partilha dos royalties do Pré-sal e a política desenvolvida nos municípios para a inserção econômica, social, cultural e política dos jovens.

4. A prefeita destaca que essa reunião terá impacto no aprimoramento do municipalismo brasileiro, com a criação do Observatório de Consócios Públicos e do Federalismo. Além da reunião dos prefeitos, outras dez reuniões paralelas vão discutir segurança pública, transporte urbano e desenvolvimento econômico.

5. A 11ª edição do Troféu Imprensa realizado pelo Jornal Noite Dia contou a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, um dos homenageados no evento. A premiação aconteceu na noite deste sábado (28), na casa de show Estação da Música.

6. Além do prefeito, estiveram presentes, a primeira dama Graça Pimenta, o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, e o chefe de Gabinete do prefeito, Milton Brito. Também marcou presença o deputado federal Sérgio Carneiro. O deputado estadual, Fernando Torres, também foi homenageado na festa.


7. Ao receber o troféu, o prefeito Tarcízio Pimenta parabenizou o jornalista José Carlos Pedreira pela organização do evento. "Obrigado a todos que têm coragem de investir em Feira de Santana. É importante que as pessoas contribuam e acreditem em nossa cidade. Já passou o medo de não dá certo, e o município está avançando", disse.

8. Depois da chegada do Papai Noel e a inauguração do Natal da "Valsa dos Brinquedos" ao som do coral perfomático Coronline, o Natal do Salvador Shopping vai contar com uma programação especial com apresentações de coraisda cidade.

9. Já na próxima terça-feira (01), quem se apresenta é o Coral Melodias, da UFBA, com regência do maestro Márcio Medeiros, que promete encantar os presentes. A programação, com apresentações quase diárias, segue até o dia 23 de dezembro com a presença de corais como Dorilândia, Fundação José Silveira, Art Canto, Polícia Militar, ASSUFBA, Intimidade Soul dentre outros. As apresentações começam sempre às 17h, na Praça Central.

10. Está tudo pronto para a 4ª edição da Conferência Municipal de Salvador, que acontece nesta terça (01) e quarta-feira (02), no Fiesta Convention Center. Com a finalidade de avançar na construção das políticas públicas de desenvolvimento urbano, o evento vai apontar as prioridades de atuação das três esferas de governo - federal, estadual e municipal - contando com a participação popular de diversos segmentos da sociedade.


11. A 4ª Conferência Municipal de Salvador, que vai reunir poder público, movimentos sociais, entidades empresariais e sindicais, organizações não-governamentais ligadas ao desenvolvimento urbano, além de entidades acadêmicas, profissionais e de pesquisa, traz como lema "cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social".


12. "Pela quarta vez, nos deparamos com a oportunidade de levar ao topo da pirâmide administrativa a tradução da vontade popular de discutir as cidades, o espaço territorial onde a vida cotidiana acontece", salientou Antonio Eduardo Abreu, gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham)

13. O padre que morreu na estrada em Itabuna estudava direito, andava na contra-mão e voando. Que loucura.

14. Corrida da Farmácia, Corrida da Águia, Corrida do Verão, Corrida do Natal. Assim é a Barra. Um inferno.

15. A Prefeitura de Miguel Calmon está contratando uma prestadora de serviços de telefonia móvel.

16. A UNIJORGE.COM, Educação a Distância do Centro Universitário Jorge Amado, está com inscrições abertas até o dia 9 de dezembro para o seu vestibular, com vagas nos cursos de Administração, Recursos Humanos, Processos Gerenciais (Gestão de Pequenas e Médias Empresas), Gestão Comercial (Varejo), Logística.



17. As inscrições podem ser feitas através do site http://www.unijorge.com/, onde os estudantes devem imprimir o boleto bancário e fazer o pagamento da taxa. Quem realizar a inscrição até 30 de novembro, paga taxa de R$20. No período de 1° a 9 de dezembro, quando se encerram as inscrições, a taxa é de R$30.

18. Os aspectos processuais, jurídicos, técnicos e financeiros relativos a criação e manejo das Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) foram destacados no 1º Seminário dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) sobre RPPN.

19. O evento foi realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), através do Projeto Corredores Ecológicos, com apoio do Programa das Nações Unidas (PNUD) e conta com a participação de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), do ICMBIO e dos órgãos ambientais de 17 estados brasileiros, dentre eles o Instituto do Estadual do Ambiente (INEA–RJ), Instituto Estadual de Floresta (IEF-MG), Fundação Florestal de São Paulo e o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA-ES).



20. A Secretaria de Turismo da Bahia e o Senac lançaram durante almoço no Restaurante Escola Senac Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, o Programa de Qualificação Profissional para o setor Turístico Salvador e Entorno, com o objetivo de aperfeiçoar profissionais do Turismo.



21. São 4.300 vagas distribuídas em 275 turmas para profissionais de bares, restaurantes, hotéis e barracas de praia de sete municípios: Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Mata de São João (Praia do Forte e Imbassaí), Vera Cruz, Itaparica e Cachoeira.


22. Pensar o futuro da economia baiana e a busca da sustentabilidade são objetivos do Conselho para o Desenvolvimento Empresarial Estratégico (Code), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Conforme explicou o presidente da FIEB, Victor Ventin, o novo conselho temático pretende desenvolver ações que criem na Bahia um ambiente saudável para os investimentos, inclusive na área ambiental.


23. Com 21 membros, incluindo empresários da indústria, do comércio e de serviços, o Code irá se reunir toda primeira quarta-feira do mês, pela manhã, na sede da FIEB. De acordo com seu coordenador, Clóvis Torres Júnior, também diretor da Bahia Mineração, o estímulo à interiorização da indústria e a melhoria de vida das comunidades pobres no entorno dos empreendimentos são metas de atuação do conselho.

24. O jornalista Antonio Jorge Moura estreou seu blog jornalístico. Para acessar: www.sejabeminformado.blogspot.com

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco

"OPERAÇÃO EXPRESSÃO" VEM DESDE PROMULGAÇÃO CONSTITUINTE ESTADUAL 1989


Miudinhas globais:

1. A "Operação Expresso" ainda rende em várias frentes. Diante da evidência dos fatos, as questões de natureza política ainda permeam a ação, mas, as evidências jurídico policiais são mais contundentes. A imprensa baiana recentemente divulgou informes de problemas na Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, que também foi administrada pelo PMDB, e o novo secretário James Correia, fez uma limpa afirmando horrores do que encontrou por lá.

2. Pelo menos 60 ocupantes de cargos comissionados foram exonerados - e não apenas porque tinham ligações com o PMDB e descobriu-se um duto na Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) e no Ibametro.

Um dos absurdos era o estado repassar terrenos para "empresários" instalar empreendimentos. Logo após, estes empresários tratavam de vendê-los.


3. As investigações na Sudic foram feitas por um Procurador do Estado e servidores do órgão com o objetivo de tentar recuperar essas áreas. No Ibametro houve uma intervenção do Inmetro após uma série de irregularidades e não conseguir aprovar suas contas no TCE, anos 2007 e 2008. O ex-secretário Rafael Amoedo diz-se tranquilo em relação a essas questões. Na época desse episódio também se falou na "perseguição política".

4. O empresário Paulo Carletto, irmão do deputado Ronaldo Carletto (PP) e sócio das empresas de transportes Águia Azul, Expresso Brasileiro, Rio Doce, Rota e Cidade Sol, desembarcou do seu helicóptero particular após ser solto, em Salvador, na garagem da Rota, em Itabuna, sob intenso espoucar de fogos de artifícios. O meio político do Sul interpretou uma uma "posição de força" dos Carlettos.


5. Informes de bastidores dos que comandaram a "Operação Expresso" creditam a grampos contendo inconfidências amorosas nada ortodoxas entre um importante investigado e amante para derrubada do esquema existente no setor de transportes. Quando percebeu que iria ter sua vida familiar completamente escancarada, o empresário deu nomes aos bois e possibilitou a deflagração das prisões, buscas e apreensões.



6. A realização da "Operação Expresso", pela Policia Civil, trouxe à tona, no meio político baiano, de fato ocorrido no âmbito dos trabalhos da Assembléia Estadual Constituinte realizados no ano de 1989, envolvendo o sistema de transporte intermunicipal na Bahia.

7. O então deputado constituinte Eujácio Simões apresentou emenda ao texto, aprovada à unanimidade em 1º turno, que proibia exclusividade na exploração das linhas de transporte intermunicipal. Quando chegou a votação em 2º turno, apareceu uma emenda supressiva, que foi derrubava o texto original. Só ficaram a favor do que havia sido aprovado o autor e mais seis constituintes.

8. Constatou-se que o sistema mobilizou-se fortemente para manter seus feudos, prestando serviços da mesma maneira e sem concorrentes, para sofrimento do povo baiano.



9. A Assessoria de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública da Bahia emitiu comunicado oficial em que refuta a possibilidade de haver um sistema amplo de grampos telefônicos sobre políticos, notáveis e formadores de opinião de toda a Bahia.

10. Segundo o órgão, todas as escutas utilizadas para a descoberta de esquemas fraudulentos da "Operação Expresso" foram autorizados pela Justiça. A SSP declarou ainda que não existe "qualquer possibilidade de que sejam feitas para outro interesse ou finalidade se não de respaldar o trabalho investigativo realizado pela polícia no combate ao crime organizado e à corrupção."


11. A empresária Ana Dosinda Pinheiro confirmou, em depoimento à polícia, a negociação de R$ 4 milhões para a venda ilegal de linhas de ônibus intermunicipal da Planeta e Catuense à Rota Transportes, de Itabuna, além do pagamento de propina de R$ 400 mil a ex-dirigentes da agência reguladora estadual, a Agerba.

12. A Ordem dos Advogados do Brasil - subseção Itabuna, divulgou nota pública em defesa da advogada Ana Luzia Dórea Velanes, presa por suposto envolvimento no esquema de corrupção na Agerba e na negociação ilegal de linhas do transporte intermunicipal. Ana Luzia é advogada da Rota Transportes.

13. A nota: O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)- Subseção de Itabuna, em nome da categoria, vem prestar irrestrita solidariedade à advogada Ana Luzia Dórea Velanes, em razão da operação realizada pela Polícia Civil junto a empresas associadas à ABEMTRO - Associação Bahiana das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia.


14. A OAB-Itabuna acredita na lisura e conduta profissional da doutora Ana Luzia Dórea Velanes, que sempre exerceu a profissão pautada pela ética e pela seriedade.Oduvaldo Carvalho de Souza Presidente OAB-Itabuna.


15. O Ministério Público está calado sobre a "Operação Expresso". O que estaria acontecendo?
**
16. O ssessor de gabinete do prefeito de Irecê, Zé das Virgens (PT), Osvaldo Pereira mais conhecido como Osvaldinho mandou uma pessoa conhecida por Valcelio invadir uma casa na cidade em ato arbitrário.

17. A casa Club Ego Pestana inaugura o evento Clubinho Ego que traz como proposta promover a mistura de ritmos atuais com músicas que estiveram nas paradas de sucesso das décadas anteriores.

18. As hostess da casa noturna estarão vestidas de paquitas, os outros funcionários também usarão trajes especiais para noite e a casa estará decorada com elementos para simbolizar o que era moda nos anos 70, 80 e 90, do século passado.

19. O Rasta do Pelô diz que vai fantasiado de Tremendão.

20. Salvador se prepara para receber mais de 300 especialistas em Implantodontia durante o I Encontro Regional de Osseointegração, que acontece no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. Organizado pela Associação de Osseointegração do Nordeste (AON), o evento acontece até domingo.

21. A Associação Brasileira de Municípios promove no próximo dia 3, no auditório da União dos Municípios da Bahia, em Salvador, encontro de trabalho durante o qual serão empossados os componentes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do Fórum Permanente de Secretários de Finanças dos Municípios do Estado da Bahia, o primeiro do país.


22. A posse da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, vice-presidente da ABM, como dirigente do Escritório da entidade no Estado da Bahia é outro destaque do encontro, durante o qual serão apresentados os planos de trabalho da nova diretoria da entidade, agora presidida por Luiz Alberto Muniz, ex-prefeito de Utinga e ex-presidente da UPB.

23. O vereador Edson da União (PMN) fez uma indicação ao governador Jacques Wagner, junto ao Hemoba, a instituição da campanha permanente de "Sangue, você pode precisar" de incentivo à doação de sangue e divulgação e conscientização dos munícipes sobre esse ato de solidariedade.

24. A divulgação será feita em qualquer sítio da rede Internet, em anúncios institucionais e por adesivos confeccionados pela iniciativa privada, conforme regulamentação, e serão distribuídos para todos os veículos, na pessoa de seus condutores, periodicamente.

25. Shows com as bandas VoaDois no primeiro dia e Cheiro de Amor no segundo dia, uma grande queima de fogos e um lugar charmoso, e rico em belezas naturais, tudo isso será apresentado no almoço de lançamento do Réveillon Morro de Amores, que acontece este ano no Morro de São Paulo.

26. O lançamento exclusivo para a imprensa e patrocinadores será na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, à partir do meio dia, no Restaurante Takê (Rio Vermelho). Atrações (VoaDois, Cheiro de Amor, Batifun, Damma e DJ Rodolfo).

27. Os Cemitérios do Subúrbio Ferroviário estão precisando de melhor atenção da Prefeitura de Salvador. Pobre também merece respeito.

28. A líder da oposição, Aladilce (PCdoB) voltou a ressaltar a importância de se fiscalizar as contas do município e cobra justificativas do prefeito João Henrique em relação às obras do Metrô. De acordo com ela, "os trens do metrô já estão se deteriorando e as obras ainda não foram concluídas".

29. Na Assembleia, o mesmo PCdoB de Aladilce, ainda não assinou a CPI do Metrô.



30. O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) cobrou do governo municipal o cumprimento dos acordos políticos feitos com a Câmara. Ele afirma que "foi combinado que cada vereador seria contemplado com 100 mil reais para serem aplicados em obras para a cidade, no entanto, já chegou o final do ano e nada de verba".

31. Odiosvaldo também solicita mais respeito por parte do governo em relação aos vereadores.

32. A deputada Antônia Pedrosa (PMDB) acusa a arqui-adversária Jusmari Oliveira (PR), prefeita de Barreiras, de cercear sua liberdade de expressão no município, ao mandar retirar qualquer faixa que mande afixar em local público e pressionar emissoras de rádio a cancelar horários com a participação da deputada.

33. Pedrosa diz que tem uma ditadura instalada em Barreiras.

34. Em homenagem à consagração da Unifacs como universidade, o deputado federal Jorge Khoury fez pronunciamento no plenário da Câmara Federal, na última terça-feira (24). Após 12 anos de recebimento do título de universidade, a instituição tem apresentadas, neste final de ano, suas primeiras teses de doutorado.



35. Para Khoury, os avanços apresentados pela Unifacs são fruto do trabalho do corpo de funcionários guiados pelo reitor, o professor Manoel de Barros Sobrinho. "Só assim, os cerca de 14 mil alunos poderão melhor contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso País", justificou Khoury.

36. Secretaria de Cultura publica no DO dispensa licitação no valor de R$645 mil para contratar empresa para organizar a III Conferência Estadual de Cultura. Santo pai! Quanto dinheiro jogado fora.

37. Enquanto os índices de violência caem nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, na Bahia, nos últimos três anos, ao contrário, há crescimento. O alerta foi feito pelo presidente do Democrata, o ex-governador Paulo Souto, em comentário na manhã de hoje, na Rádio Metrópole.

38. No próximo dia 29 de Novembro (Domingo), vai acontecer o 1º Passeio Ciclístico de Itapagipe, a partir das 09 horas, com a participação maciça dos moradores e grupos especiais, adeptos da bike, de todas as idades, pelas principais ruas e avenidas da Cidade Baixa, promovendo alegria por onde passar.

39. Ao final do passeio, haverá sorteios de brindes diversos, com destaque para uma bike.

40. As obras do Canal do Imbui vão a todo vapor. As obras da Enseada do Cabrito vão sem vapor. É a Prefeitura de um novo tempo.

41. Sescap faz sua chopada no próximo dia 5, no Clube Tea, em Lauro de Freitas. Banda Carnavalis das 12h às 18h.

42. Estimular a evolução do desempenho das empresas que prestam serviços elétricos e reconhecer suas estratégias e soluções para melhoria do atendimento são objetivos do Prêmio de Excelência em Gestão das Unidades Estratégicas de Negócios da Coelba - PEGUC.

43. A 4ª edição do evento acontece nesta sexta-feira, 27, às 16h, no Edifício-Sede da concessionária, em Narandiba.

44. Dia próximo dia 28 (sábado) a Faculdade Vasco da Gama em parceria com a Uneb, promoverá o 1º Fórum Transdisciplinar, que terá como tema: Educador Social na história, na sociedade e na vida, no Campus da Uneb em Valença.

45. A ideia do projeto é criar um momento de reflexão e troca de experiências sobre as áreas de atuação do educador enquanto colaborador e transformador da sociedade, através de palestras, mesa redonda*(Talk show), apresentação de monografias e de um case de sucesso.

46. Dubai foi parar em Irajá.

GRUPO VAI CUIDAR DA REELEIÇÃO DE WAGNER

Geraldo integra grupo eleitoral do PT.

O prefeito de Camaçari, Luís Caetano (PT), vai coordenar o grupo que estará à frente das ações e articulações político-partidárias para o pleito de 2010. Por isso, é o nome natural para assumir, depois, a coordenação oficial da campanha eleitoral com vistas à reeleição do governador Jaques Wagner (PT), no ano que vem.

O chamado Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT foi anunciado pelo recém-reeleito presidente do partido, Jonas Paulo, em entrevista coletiva para a imprensa, nesta quinta, na sede do PT, logo após a divulgação dos resultados oficiais do PED (processo de eleição direta), na quarta-feira.

O GTE também congrega o próprio Jonas, mais cinco representantes do Diretório estadual; o deputado estadual Professor Valdeci, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e o deputado Geraldo Simões no âmbito federal – que ocupou a pasta de Agricultura até o Partido Progressista (PP) fechar com o governo, este ano, cedendo espaço para Roberto Muniz (PP).

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco


ASSINATURA DEP MARIA LUIZA NA CPI DO METRÔ CRIA SAIA JUSTA NA CÂMARA









Margareth Menezes canta para Lula, Wagner e faz homenagem a Neguinho do Samba, dia 20

Miudinhas globais:

1. Já comentamos nessas miudinhas que dificilmente projetos do Poder Executivo passarão na Assembleia Legislativa, sem que haja acordo de lideranças. Na maioria simples e no voto, como aconteceu nesta madrugada de quarta-feira, 18, sessão que começou na terça-feira, 17, a base aliada do governo estreitou, estamos no final da legislatura, época de Papai Noel, o governo pode até levar, mas, cada sessão será um parto.

2. Veja que o parto de hoje ficou para a próxima terça-feira, 24, com as mesmas matérias, entre elas, o Projeto de Lei que Regulamenta o tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte previto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, nas contratações públicas de bens, serviços e obras, no âmbito da Administração Pública Estadual.

3. Uma carta endereçada pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) deveria ter sido apreciada e no embate situação x oposição, mas, foi relegada a um segundo plano. Agora, um deputado da oposição quer que, na próxima terça, 24, o teor desse documento seja analisado, pois, segundo ele, é bom para o projeto e para a Bahia.

4. Já no final da tarde desta quarta-feira, 18, com o plenário ressaqueado de trabalhos da noite anterior, sem avanços, a sessão caiu. Quinta e sexta-feiras são dias mortos. O presidente Marcelo Nilo, PDT, preocupado com o desempenho da Assembleia, convocou uma sessão extraordinária, deliberativa, para a próxima segunda-feira, 23. Como acordo, e parece que já estão sendo costurados, a coisa vai.
**

5. A Comissão Especial de Inquérito (CEI)do metrô na Câmara Municipal (corresponde a CPI na Assembleia) já conta com 14 assinaturas. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), líder da oposição, entusiasmada com a adesão dos colegas na Casa Legislativo, declarou na sessão desta quarta: "Vamos fechar o ano com chave de ouro".

6. Téo Senna (PTC) e Sandoval Guimarães (PMDB) se prontificaram a assinar a CEI do Metrô desde que a bancada da oposição assine a CEI da Saúde. Senna também ironizou o fato do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) estar com tanto ímpeto para apurar as obras do Metrô na Câmara Municipal e não querer assinar a CPI do Metrô na Assembléia Legislativa.


7. A pergunta que não quer calar: Já que a deputada Maria Luiza (PSC) assinou a CPI na AL e declarou que o prefeito João Henrique ficou feliz, por que o líder da bancada do governo na Câmara Municipal, Pedro Godinho (PMDB), não continua fazendo a felicidade do prefeito e assina a CEI?

8. Ou seja, estaria havendo dois pesos e duas medidas. E, até que se prove o contrário a deputada Maria Luiza, esposa do prefeito, tem personalidade forte e não estaria blefando com sua assinatura na CPI da Assembleia.

9. O consensual, segundo o deputado Elmar Nascimento (PR), que já contabiliza 31 assinaturas para a CPI do Metrô, é funcionarem duas comissões de investigações. Só quem tem a ganhar com isso é a população de Salvador e a cidade.

10. Olha! Teve no maior bafafá na Conferência de Cultura promovida pela Secretaria de Cultura do Estado depois de remarcar o lugar do evento três vezes, num bate-cabeça impressionante. Só de telefonemas para avisar o pessoal das mudanças gastou-se uma fortuna.

11. O pior aconteceu no evento em sí: o camarada representante do Teatro de Rua pegou a lata (microfone) e sentou à madeira no secretário Meireles. E pior é que ainda sobraram fagulhas em Wagner.

12. Minha filha, pra usar a expressão da doutora Dilma, foi uma coisa séria.

13. A vereadora Olívia Santana fez um apelo na sessão ordinária da Câmara para que fosse aprovado Projeto de Lei que institui o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, feriado municipal em Salvador. Mas, não conseguiu.

14. A líder da bancada da oposição na Câmara, Aladilce Souza, criticou mais uma vez as obras do Metrô e declarou que "não é possível que Salvador vire motivo de piada nacional por ter o menor e o mais caro metrô do mundo".

15. O vereador Henrique Carballal (PT) questionou a parcial paralisação dos rodoviários no último domingo que ocorreu em decorrência do resultado das eleições internas. A escassez de ônibus prejudicou vários estudantes que perderam o vestibular da Universidade Federal da Bahia.

16. O petista, indignado, sugeriu que a Casa legislativa cobrasse do Ministério Público que punisse com rigor os culpados.

17. O deputado estadual Luís de Deus (DEM) cobrou Uma resposta condizendo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão auxiliar da Assembléia Legislativa sobre as denúncias de supostas irregularidades na BahiaPesca, denunciadas pelo deputado Paulo Rangel, líder do PT na Casa.

18. De acordo com o TCE, para iniciar uma investigação, seria necessário provas robustas para se iniciar uma investigação. "Como se a palavra de um deputado não fosse suficiente para um órgão auxiliar da Assembléia iniciar a investigação", protestou o parlamentar.

19. A BahiaPesca - segundo Rangel - estava adquirindo rações superfaturadas. Enquanto as de qualidade superior estavam sendo adquiridas a R$1,68 o quilo, a BahiaPesca estava comprando por R$5,18.

20. Para o pedido de auditoria especial do TCE nas contas da Bahia Pesca, além do pronunciamento de Paulo Rangel, a Oposição anexou outros documentos que dão sustentação à denúncia. Para o líder da Oposição, deputado Heraldo Rocha (DEM), a minoria vai dar uma resposta oficial ao TCE por tentar desmerecer o trabalho do parlamentar.

21. A vereadora Olívia Santana (PCdoB) aproveitou a oportunidade da presença do Fórum de Combate ao Racismo nesta quarta-feira, no plenário da Câmara para criticar a cena da novela Viver a Vida, da Rede Globo, em que a atriz negra Taís Araújo se ajoelhou aos pés da atriz branca Lilia Cabral pra pedir perdão e ainda tomar um tapa no rosto sem ter feito nada que justificasse.



22. É melhor prevenir do que remediar. Para não correr o risco de perder a data, a vereadora Vânia Galvão (PT), se antecipou e conseguiu aprovar nesta quarta o requerimento de nº 375/09 solicitando uma sessão especial para o ano de 2010, em comemoração aos 100 anos da Maternidade Climério de Oliveira.

23. O deputado João Bacelar acha que o presidente da Saltur será primeiro ministro do Carnaval e não a rainha Elizabeth. Mas, ainda assim, está desconfiado porque conhece as artes do rei João.

24. Geddel não brinca em serviço. Foram publicados na imprensa local, hoje, 16 editais da Codevasf para obras de implantação de sistemas simplificados de água no interior da Bahia.

25. Agora, essa de Geddel querer colocar o carimbo de ACM em Wagner não cola, ainda que o galego tenha cabelos brancos.

26. Calma com o andar ministro que o povo não é oreba.

27. Olhaí o twitter do nosso colunista Marco Gavazza: http://twiter.com/marcogavazza.

28. Os panetones da Perini são bonitos. Mas, caros pra bedéu.

29. O deputado Luciano Simões (PMDB) soltou o verbo contra o governo Wagner e disse que a comunidade de Santo Estevão está apavorada com a falta de segurança. Daí, disse que não será surpresa se o governador for recebido por lá, está semana, com a presença de caixões de defuntos na pista.

30. Santo pai! Se a moda do caixão de defundo de Riachão do Jacuípe pegar vai ser um horror. Em todo caso, manda o coronel Expedito na frente pra ver se haverá incidentes em Santo Estevão.

31. O deputado Misael, líder do DEM, diz que não entendeu porque a Embasa colocou out-doors na cidade fazendo promoções dos seus serviços quando a água local é municipalizada.

32. Margareth Menezes fará o show de encerramento das solenidades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, na próxima sexta-feira, 20, às 19h30min, na Praça Castro Alves, em Salvador. O evento conta com a presença do Presidente Lula, do governador Jacques Wagner, entre outras autoridades.

33. No show, Margareth irá apresentar um repertório puramente afro-pop, com canções que marcaram sua carreira, e lança para o grande público a nova canção de trabalho: Saudação ao Caboclo (Celei), de Gilson Quirino, que já está em execução nas principais rádios de Salvador.



34. Num homenagem ao rei do samba-reggae, Neguinho do Samba, a rainha do ritmo genuínamente brasileiro convidará o compositor Tonho Matéria e, juntos, farão um pout-pourri com os principais samba-reggaes da Bahia.

35. Em seu show, Margareth também contará com a participação especial de Seu Mateus Aleluia, dos Tincoãs, grupo que na década de 60, 70, levou a sonoridade afro para a música brasileira. Com "Seu" Mateus, Margareth canta Cordeiro de nanã, entre outras canções do grupo.


36. Depois da Praça Castro, Maragreth Menezes segue para o Largo do Pelourinho, onde faz participação especial no show de Jau, como parte da programação da Semana Cultural do Benin na Bahia.

37. Liderados pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN), prefeitos de todo o país farão uma nova marcha a Brasília, em 9 de dezembro, para pressionar o Congresso para aprovação do projeto de lei complementar do senador César Borges (PR-BA) que flexibiliza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

38. O projeto de número 450/2009 está sendo discutido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, com parecer favorável do relator Cícero Lucena (PSDB-PB). Ainda assim, a bancada do governo - PMDB e PT - está bloqueando a votação.


39. Segundo César Borges, o projeto ajuda os municípios a enfrentar a queda na receita em razão de isenções fiscais concedidas pelo Governo Lula para tirar o país da crise mundial. Explicou que o objetivo não é permitir "gastança", mas evitar que os prefeitos tenham que demitir servidores ou cortar gastos para se adequar aos limites da LRF e evitar penalidades.

40. Muitas prefeituras enfrentam dificuldades em fechar as contas, pois, no orçamento previsto para este ano, os chefes do Executivo não contavam com o repasse menor do FPM.

41. A edição desta semana de J&Cia tem como destaques o Prêmio Personalidade da Comunicação 2010 que o empresário J. Hawilla (Grupo Traffic, TV TEM e Rede Bom Dia de jornais) receberá em maio do próximo ano dentro do Congresso Mega Brasil de Comunicação Corporativa, uma homenagem dos profissionais do setor aos grandes empreendedores do jornalismo brasileiro;

42. A saída de Marco Nascimento da Direção de Jornalismo da TV Gazeta, de São Paulo, e sua ida para o Jornal da Record como editor-executivo; as novas funções de Armando Medeiros, Beto Carvalho e Omar Barreto no Banco do Brasil; e a promoção de Anik Suzuki, atual assessora de Comunicação do Grupo RBS, que a partir de janeiro assume a nova Gerência Executiva de Comunicação Corporativa da empresa.

43. Outras manchetes da edição ficam para, em São Paulo, a saída de Alexandre Machado da TV Cultura, onde estava havia cinco anos; em Brasília, a chegada de Rudolfo Lago como editor-executivo do Congresso em Foco; em Minas, a volta de Lucas Figueiredo ao Estado de Minas; o novo projeto gráfico e editorial do Diário Catarinense; e os vencedores do Prêmio Embratel.

44. O paranaense Edson Pascoal Cardoso, 43, é o novo superintendente estadual
do Banco do Brasil na Bahia, no lugar de Rodrigo Nogueira, que assume a
gerência de Desenvolvimento Sustentável, em Brasília.

45. A posse de Edson será realizada nesta quinta, 19, com as presenças dos vice-presidentes do BB, Alexandre Abreu e Robson Rocha, diretores do Banco, gerentes de unidadese e todos os gerentes de Salvador.

46. Edson Cardozo, tratado pelos colegas por "Edinho", tem 29 anos de Banco do
Brasil, onde entrou como Menor Aprendiz, e já exerceu diversos cargos na
instituição, como superintendente regional em São Paulo e Paraná, gerente
executivo na Direção geral, em Brasília. Cardozo é graduado em
Administração, com especialização em Finanças (FGV) e MBA para Altos
Executivos (USP).

AS QUENTES DO PIMENTA NA MUQUECA

EMENDA GARANTE DUPLICAÇÃO DA ILHÉUS-ITABUNA
18/nov/2009 . 23:05 Autor: Davidson

Ilhéus-Itabuna terá nova pista à direita do rio Cachoeira (Foto Luiz Conceição).
A bancada baiana na Câmara Federal definiu hoje as emendas prioritárias da Bahia no Orçamento Geral da União (OGU) de 2010. Saúde e infraestrutura são as áreas para as quais serão carreados mais recursos. A ‘lista’ baiana contempla os R$ 150 milhões necessários para a “duplicação” da rodovia Ilhéus-Itabuna.
A obra pode começar até março caso seja tocada diretamente pelo Governo Federal, segundo afirmou o deputado federal Geraldo Simões. O parlamentar conversou com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, sobre como agilizar a obra.
Além do sul da Bahia, as prioridades são recursos para infraestrutura da região metropolitana de Salvador, já pensando na Copa 2014, recursos para construção de prédios do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nos municípios e até verba para tocar o projeto da ponte Salvador-Itaparica. Definida a lista de prioridades, os parlamentares baianos têm até dia 24 para apresentar o “pacote” na Câmara.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , Nenhum comentário »
DENGUE: EPIDEMIA É REALIDADE
18/nov/2009 . 22:33 Autor: Domingos

Sandovaldo revela que agentes do falso registro têm apadrinhamento político
E não é só pelo alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti. Na verdade, não foram nada animadores os prognósticos apresentados na reunião do Conselho Municipal de Saúde na noite de hoje.
A reunião que acabou agora há pouco deixou claro que a epidemia de dengue está à porta, o município não cumpre seu papel e o que se pode fazer, ainda, é tentar amenizar a intensidade do flagelo.
Foram feitas denúncias graves, contundentes, e o coordenador da divisão de combate a endemias, Sandovaldo Manezes, admitiu que o problema é de competência política. “Agentes que estão fazendo falso registro têm proteção política”, revelou. Ou seja, são imexíveis.
Mais: o município deixou de aplicar 40 toneladas de larvicida para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Para piorar, esses 40 mil quilos estão desaparecidos. “A questão aqui não é mais de se discutir plano ‘A’ ou plano ‘B’. O que o coordenador e seus colaboradores devem fazer é ter a hombridade de pedir demissão do cargo”, sentenciou o conselheiro Edson Gomes, o Pule.
O conselheiro Jaime Nascimento também foi enfático: “Vimos essa semana o prefeito decretar estado de emergência. Mas temos que ter ações. Como fica a questão da assistência ao paciente? Cadê as unidades de referência? Só o decreto não resolve”.
FALSO REGISTRO, APADRINHAMENTO E DESABAFO
Sobre as denúncias de falso registro (agente informa que visitou domicílio mas não pisa o pé no local, e o dá como isento do mosquito), o coordenador Sandovaldo Menezes se limitou a admitir a realidade da prática, mas minimizou a ação criminosa, dizendo que “todos são suscetíveis ao erro”. Uma ‘revelação’: os criminosos não são demitidos porque há apadrinhamento político.
Mas Sandovaldo não ficou só na defesa. Foi ao ataque – contra o governo. “Tenho consciência de que estou fazendo o meu trabalho. Tenho ofícios de todos os encaminhamentos. Por exemplo: agentes de endemias não podem capinar terrenos baldios. Outros setores da prefeitura têm que atuar, ajudar. Cadê a intersetorialidade, que foi discutida e aprovada em reuniões passadas?
NINGUÉM PRESTA CONTA
A conselheira Marise Mesquita, representante da 7ª Dires, admite a possibilidade de uma epidemia ainda pior do que a do verão passado. “Não está sendo feito o isolamento viral. Não se sabe, por exemplo, se o vírus sofreu nova mutação, se vamos enfrentar o mesmo sorotipo do ano passado”.
Mais: ninguém presta conta de nada, denuncia. “Não se tem um plano de combate à dengue, sequer um plano para a saúde do município. Os recursos chegam, as ações são discutidas, nada é feito e ninguém presta conta do dinheiro”.
Marise defende que a população seja alertada, com responsabilidade, sobre a nova epidemia de dengue que se aproxima. “Tem que ser alertada para cobrar ação da autoridade. O município deve ir à imprensa e revelar a gravidade da situação. A população não pode ficar inocente, nem apenas sendo taxada de culpada. Mas, sabendo a realidade, tem que fazer sua parte e cobrar da autoridade”.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , , 1 comentário »
ITABUNA ESTREIA FORA DE CASA NO BAIANÃO
18/nov/2009 . 21:34 Autor: Davidson
A Federação Baiana de Futebol (FBF) divulgou nesta quarta, 18, a tabela do Campeonato Baiano 2010. E o Itabuna abre a competição jogando fora de casa, contra o Atlético de Alagoinhas, no dia 17 de janeiro. O primeiro jogo no estádio Luiz Viana Filho (Itabunão) será contra o Vitória, no dia 20.
O outro time sul-baiano no Estadual 2009 jogará em casa. O Colo Colo enfrentará o Bahia, possivelmente no estádio Mário Pessoa, também no dia 17. A confirmação dos locais de jogos depende de vistoria dos estádios – que, salvo raras exceções, mais parecem espeluncas.
O confronto entre os dois times sul-baianos está previsto para a terceira rodada do Baianão, no dia 24 de janeiro, quando o Tigre Ilheense recebe o Itabuna.
Confira a tabela completa clicando aqui
Postado em Esporte, Pimenta na Muqueca Tags: , , Nenhum comentário »
CARTOLA DO BAHIA PROCESSA JORNALISTA
18/nov/2009 . 20:04 Autor: Davidson
Bastou um artigo de João Carlos Teixeira Gomes cobrar mais transparência da diretoria do Bahia para que o presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho, entrasse com um processo contra o jornalista, cujo pai foi o primeiro goleiro do tricolor-de-aço. O artigo foi publicado no jornal A Tarde, no dia 17 de outubro. Logo em seguida, o cartola ingressou com a ação.
Um trecho do artigo:
- Lançaram o Bahia em todas as divisões inferiores, não conseguem ganhar nem o campeonato baiano, fazem contratações desastrosas (como a de Paulo Carneiro, confissão de falência de comando), jamais conseguiram armar um time digno, estão alienando todo o patrimônio sem construir coisa alguma, as rendas dos jogos somem pelo ralo (ou pelos bolsos), as contas (irregulares) vivem sob suspeita, como o provou A TARDE em recente reportagem.
Leia mais desta confusão no Terra Magazine, em matéria assinada pelo bom baiano Cláudio Leal.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , 1 comentário »
JESSIER QUIRINO E O MATUTO NO CINEMA
18/nov/2009 . 19:36 Autor: Davidson
O vídeo é antigo, mas vale a pena ver de novo!
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , 1 comentário »
A GLOBO E SEU TOC
18/nov/2009 . 18:58 Autor: Davidson
(OU A REMASTERIZAÇÃO OBSESSIVA DAS REPRESENTAÇÕES DESQUALIFICANTES)
Daniela Galdino

Em A negação do Brasil (documentário datado de 2000), Joel Zito de Araújo enfatiza, de maneira contundente, o espaço conferido ao negro pela televisão brasileira, ou seja, o lugar da inferioridade. Seja por meio das telenovelas ou minisséries, o que se vê ao longo do período que engloba a década de 60 até 90 é exatamente a “remasterização” das principais imagens difundidas ao longo de séculos pelo discurso colonial e seus principais tentáculos – religião, ciência, política.
Seja pelo signo da inferiorização moral e intelectual, passando pela retomada da violência simbólica e física que marcou o tratamento do corpo negro no contexto colonial, a denúncia fundamental do referido documentário reside no seguinte: o discurso da teledramaturgia pouco contribui para desvelar o racismo que marca as tensas relações sociais no Brasil.
Ao contrário: a TV, por meio da articulação de especialistas da violência simbólica, retoma esquemas que remetem às estratégias de desqualificação do negro na sociedade brasileira (para ficarmos somente na estrutura dessa nossa sociedade que se pensa democrática).
Quando a questão racial, no contexto televisivo, se cruza com a de gênero, as representações desqualificantes se acentuam, afinal, argumenta-se que a mídia dialoga com o imaginário brasileiro. À mulher negra, no mais das vezes, é associado um sistema de estereotipias, sendo duas as principais imagens: a empregada doméstica submissa ou alcotiveira; a criatura excessivamente sexualizada, que não consegue ultrapassar a condição imposta pelo domínio exclusivo dos instintos. Em ambos os casos, o pêndulo televisivo oscila sob o peso do racismo, pois em nada se afasta da formação discursiva colonial.
Em tempos de ações afirmativas no Brasil, localizados num século ainda “cheirando a leite”, presenciamos mais uma investida num formato de telenovela que vem se consolidando no famigerado horário nobre. Ou seja, novamente a Rede Globo concede ao escritor Manoel Carlos um espaço de destaque em sua programação. Nesse sentido, elementos como a bossa nova, a paisagem carioca da zona sul ou do balneário de Búzios, o cotidiano da classe média (média alta) e, claro, a retomada do ícone da personagem “Helena” são fundamentais para a difusão de uma trama que, se acredita, “dialoga de maneira eficiente com a audiência”.

Cena de "Viver a Vida"
A novidade, na atual telenovela “Viver a vida”, é o protagonismo negro associado à figura da Helena. Tem-se, então, a atriz Thais Araújo interpretando uma mulher que ocupa espaços elitizados, seja pela atividade profissional exercida (modelo internacional), seja pelo padrão de consumo que a sua condição proporciona e, como não poderia deixar de ser, o trânsito desenvolto que faz o Rio de Janeiro (da zona sul) aproximar-se de Paris (numa rapidez e simplicidade, como não poderia deixar de ser).
Associando-se a telenovela “Viver a Vida” ao conjunto de produções analisado por Joel Zito de Araújo, pode-se pensar que há um significativo avanço na forma de inserção do negro na TV. No entanto, violência subsumida no capítulo exibido hoje [ontem, dia 17] restaura a polêmica.
A essa altura da trama, a Helena já está em sua “temporada no inferno”: sofre o drama psicológico da culpa associada ao trágico destino da sua colega de passarela (a personagem Luciana, representada por Alinne Moraes). Para representar esse sentimento, obviamente a produção investiu numa caracterização degradante da personagem, muito distante do glamour que marcou a sua aparição até então.
No entanto, o que chama a atenção é justamente a cena em que a personagem Helena, de joelhos diante de Tereza (Lília Cabral), assume toda a responsabilidade pela desgraça familiar. A cena permite uma retomada da estrutura muito comum às ditas “novelas de época” que retratam a subserviência negra diretamente associada à autoridade de um mandatário que não poupa esforços para ratificar a segregação, o distanciamento, a assimetria das relações raciais.
Desprovida de graça, e o pior, mergulhada num típico figurino da slave colection, Helena irmana-se com a legião de mucamas e afins que sofrem o peso da sujeição. Aqui inauguro ironicamente o termo slave colection para apontar uma forma previsível de caracterizar a presença negra na televisão, ou seja, representações que remetem à condição escrava (única possibilidade de se pensar essa presença negra).
O ápice da cena é o golpe (tapa) desferido no rosto da Helena. Golpe que não pode ser dissociado da frase que o acompanha: “isso é só o começo”. Não se deve esquecer que como mais uma personagem branqueada – distante da historicidade familiar e isolada do convívio com outros/as negros/as – Helena experimenta a assimilação cultural. No entanto, as próprias contribuições das Ciências Sociais apontam que essa assimilação na verdade é uma armadilha, pois não garante a devida valorização e a ocupação de espaços. Enquanto uma falácia competente, a assimilação cultural gera o efeito da falsa inclusão, mas a mesma sociedade que a estimula lança mão de mecanismos que reafirmam a exclusão.
Por fim, o simbolismo dessa cena televisiva (ironicamente exibida na “semana da consciência negra”) comprova o caráter pontual da abordagem da questão negra. E também como ainda se está distante de uma abordagem processual e séria da questão (sobretudo por parte da mídia), o que certamente indicaria um avanço. Isso tudo comprova: a racialização ainda é um componente fundamental para se entender como se dão as relações sociais no Brasil (mesmo que enquanto conceito biológico raça – e suas diferenciações – signifique algo superado).
Daniela Galdino é professora da rede estadual de ensino, professora visitante da UNEB e mestre em Literatura e Diversidade Cultural.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , 6 comentários »
TROCA DE COMANDO NA EMBASA
18/nov/2009 . 17:14 Autor: Davidson

A empresa trata a situação como uma mudança de rotina. Quem quiser que acredite. O economista Paulo Henrique Costa Oliveira foi substituído e passou a gerência do escritório da Embasa em Ilhéus para o engenheiro José Corrêa Lavigne.
Lavigne já comandou o escritório local por 19 anos, de 1987 a 2006. A direção da empresa descarta qualquer intervenção política na nomeação de Lavigne.
Pelo sim, pelo não, informamos que o engenheiro é muito ligado ao grupo do ex-prefeito Jabes Ribeiro…
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , 1 comentário »
ARMADILHAS
18/nov/2009 . 16:55 Autor: Domingos

Como se não bastasse a buraqueira da rua Rio de contas...
Motorista que consegue sair da rua Rio de Contas, no Góes Calmon, e pega a esquerda, na avenida Félix Mendonça, tem a nítida impressão de que saiu de um pesadelo e descobriu que não estava dormindo. Quando se livra dos buracos da primeira (foto acima) vai parar na cratera da segunda (foto abaixo).
O super buraco da Félix Mendonça foi aberto pela prefeitura há cerca de um mês. Os da Rio de Contas foram surgindo pela simples falta de manutenção – um mal que atinge boa parte da cidade. O problema é que nem todas as vias castigadas pela buraqueira recebem tráfego tão intenso quanto a Félix Mendonça.

... o motorista ainda tem que enfrentar a cratera da Félix Mendonça até chegar ao asfalto
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , 2 comentários »
CMS SABATINA COORDENADOR DO COMBATE À DENGUE
18/nov/2009 . 16:27 Autor: Domingos
A reunião do Conselho Municipal de Saúde daqui a pouco vai opor o coordenador da divisão de combate à dengue, Sandovaldo Menezes, aos números reais da infestação do mosquito Aeds Aegypti em Itabuna.
A equipe comandada por Sandovaldo é acusada de negligenciar as visitas domiciliares e comprometer o trabalho de combate ao mosquito no município. O resultado desse desleixo é uma infestação preocupante, de 10,9% dos domicílios, segundo o último levantamento rápido. É bom o dirigente treinar muito bem o discurso.
Os números e as denúncias que chegam ao CMS deixam Sandovaldo na berlinda. “O que queremos é que a população não seja prejudicada. Esperamos que o município consiga fazer bem o seu trabalho, mas não vamos nos omitir”, afirma a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Graça Souza.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , 8 comentários »
BOQUINHA
18/nov/2009 . 16:08 Autor: Davidson
O advogado e ex-vereador de Ilhéus, Antônio Bezerra, é a mais nova aquisição do governo Newton Lima. Atualmente na suplência de vereador, ele assumirá a diretoria de Transportes, da Secretaria de Transporte e Trânsito. Será a segunda figura da Pasta comandada pelo xerifão Carlos Freitas.
Nos bastidores da política de Ilhéus, comenta-se sobre a cada vez mais forte ascensão dos “jabistas” na gestão de Newton Lima. Bezerra integrava o time do ex-prefeito Jabes Ribeiro. Daí, a ligação.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , 1 comentário »
QUEM TOPA O DEBATE?
18/nov/2009 . 15:58 Autor: Davidson
A campanha à presidência da OAB-Itabuna tem três candidatos na disputa, mas as discussões se limitam a “monólogos”. Os candidatos dão entrevistas, fazem o corpo-a-corpo na tentativa de ampliar os votos…
Há quem considere que ainda exista tempo suficiente para um debate entre José Lessa, Andirlei Nascimento e Rafle Salume, afinal, a eleição somente ocorrerá no dia 25.
Resta saber o que acham os três candidatos.
Em tempo: um dos postulantes à subseção itabunense da entidade, Rafle Salume, concede entrevista ao programa Frankvaldo Lima, na rádio Jornal, nesta quinta, às 12h30min.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , Nenhum comentário »
OS ARAPONGAS DE AZEVEDO
18/nov/2009 . 15:48 Autor: Davidson
A prefeitura de Itabuna deu uma mexida na seu SNI, como vem sendo chamada a Comissão Especial de Auditoria. Segundo o presidente do SNI do Capitão Azevedo, Ivan Krebs, as “ações da auditoria são sigilosas”.
O serviço secreto de Azevedo levou três meses para concluir um relatório sobre o roubo de cloro na Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), ocorrido em agosto (relembre clicando aqui).
Ou Azevedo agia logo, ou… poderia cair com os lentos arapongas.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , 1 comentário »
FUNDEF: BAHIA COBRA À UNIÃO R$ 8 BILHÕES
18/nov/2009 . 15:04 Autor: Davidson
O governo do Estado e cerca de 58% dos municípios baianos, incluindo Salvador, cobram na Justiça as diferenças nos repasses feitos a menor do antigo Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef) pela União para o Nordeste brasileiro.
Para a região, o volume retido pela União é de R$ 40 bilhões, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Na Bahia, segundo a CNM, R$ 2 bilhões deveriam ter chegado aos cofres estaduais, além de R$ 6 bilhões para os 417 municípios.
Com a maioria dos processos parados na Justiça, o assunto voltou à tona quando se descobriu o envolvimento do empresário William Marques num esquema de doação ilegal de recursos para a campanha da prefeita de Candeias, Maria Maia (PMDB). Informações do jornal A Tarde.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , , Nenhum comentário »
GREVE NO TRE
18/nov/2009 . 14:47 Autor: Davidson
Os serventuários da Justiça Eleitoral decidiram entrar em greve por tempo indeterminado na Bahia. Em Itabuna, quem procurou o TRE, na praça Olinto Leone, encontrou portas fechadas e o aviso da paralisação.
Os serventuários terão assembleia na próxima segunda, 23, para decidir sobre os rumos da greve. A greve também atinge os serviços do Tribunal Regional do Trabalho.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , Nenhum comentário »
VERGONHA NA CÂMARA DE ILHÉUS
18/nov/2009 . 14:37 Autor: Davidson
Começou a temporada de licenciamentos consecutivos de vereadores da coligação que elegeu Aldemir Almeida e companhia.
Os quatro edis, e sempre no intervalo de um mês, irão licenciar-se do cargo para abrir espaço à suplente Maria de Lourdes.
Ontem, Aldemir pediu licença e, claro, a suplente assumiu. A licença de Aldemir é remunerada, e integral.
Postado em Pimenta na Muqueca 3 comentários »
MOTORISTA DA CAÇAMBA DÁ SUA VERSÃO PARA ACIDENTE
18/nov/2009 . 12:49 Autor: Domingos
PELA VERSÃO, MOTO ESTARIA EM ‘PONTO CEGO’
AGRAVANTE FOI TER FUGIDO DO LOCAL, DIZ DELEGADA
Em entrevista ao repórter Oziel Aragão, da Rádio Difusora, também publicada no blog Xilindró Web, o motorista da caçamba que matou a jovem Letícia Brandão, Edson Barreto, de 53 anos, afirma que não viu nenhum veículo à sua direita quando ia fazer a curva.
Ele afirma que olhou pelo retrovisor antes de fazer a curva para entrar na travessa Juracy Magalhães (conhecida também como travessa da Soluz), mas não viu nenhum veículo à sua direita. “Estava tudo livre”.
Essa versão corrobora com as informações de testemunhas presenciaram o acidente e foram ouvidos pelo Pimenta (leia aqui). Quem também aventou a possibilidade do ponto cego como causador do sinistro foi um dos agentes de trânsito que investigavam o acidente na manhã de ontem.
Ouça o áudio.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , 7 comentários »
DESRESPEITO AO SUL DA BAHIA!!!
18/nov/2009 . 12:40 Autor: Davidson

Newton, impaciente, ouve o brigadeiro Godinho, que adota um "enrolation" (Foto Maurício Maron).
É de se lamentar a postura de órgãos governamentais com o sul da Bahia no que se refere ao aeroporto Jorge Amado. Como bem anota o respeitado Jornal Bahia Online, o funcionamento ou não do aeroporto de Ilhéus virou um joguete político. A vinda do brigadeiro Godinho e do presidente da Infraero ao sul da Bahia, nesta quarta (18), somente confirmou essa impressão.
À informação de queda de restrições ao aeroporto a partir de 17 de dezembro, Godinho disse que “o laboratório ainda não descobriu o remédio para a dor de cabeça” que aflige o aeroporto ilheense. Dezembro é o prazo para que empresas aéreas respondam se aceitam ou não pousar e decolar sem a ajuda de instrumentos à noite.
O brigadeiro e o presidente da Infraero, Murilo Menezes Barboza, estiveram hoje em Ilhéus, onde participaram de audiência com o prefeito Newton Lima, no salão nobre do Palácio Paranaguá.
Leia tudo no Jornal Bahia Online.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , 8 comentários »
MILHARES SE DESPEDEM DE LETÍCIA
18/nov/2009 . 12:14 Autor: Domingos

Uma multidão acompanhou o sepultamento de Letícia Brandão
Nesse momento muitas pessoas ainda permanecem no Cemitério Campo Santo, onde foi sepultado, agora há pouco, o corpo da jovem Letícia Brandão. O acompanhamento do cortejo pelo centro da cidade e do funeral da estudante impressionou pela quantidade e pela comoção que despertou nas pessoas.
Muita gente que não pôde ir ao sepultamento parou suas atividades para ver o cortejo passar. Seguramente mais de 5 mil pessoas deram o último adeus a Letícia no Cemitério Campo Santo, que abriu três acessos para facilitar a locomoção das pessoas. O sepultamento foi marcado pela emoção de familiares e amigos.
Letícia foi vítima de um atropelamento na manhã de ontem, quando ia para a escola com seu pai, o professor e ex-vereador Júnior Brandão. Os dois estavam de moto (acompanhe a cobertura).
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , 7 comentários »
MATERNIDADE VIROU “DOENÇA”
18/nov/2009 . 12:07 Autor: Davidson
Situação sui generis a vivida por uma jovem que teve um filho no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna.
O médico emitiu atestado apontando que ela deveria afastar-se do trabalho por quatro meses porque estava… doente.
Não se sabe desde quando licença-maternidade virou doença, mas o médico que cometeu a barbárie chama-se Giovane Almeida.
É o estresse, doutor?
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , 1 comentário »
TEMPORADA DE CEIs EM BUERAREMA
18/nov/2009 . 11:45 Autor: Davidson

José Eduardo: CEIs contra prefeito Eudes Bonfim.
Encontra-se sob fogo cruzado o prefeito-interino Eudes Bonfim (PR), de Buerarema. Ontem à noite, a Câmara de Vereadores decidiu pela instalação de duas comissões especiais de Inquérito (CEI).
Uma das comissões visa verificar o destino do dinheiro da saúde. Os servidores alegam que não recebem salário, apesar da prefeitura ter uma receita mensal de R$ 1,5 milhão.
A segunda CEI promete incendiar o município. Autor dos dois pedidos, o vereador José Eduardo Correira, que é do mesmo partido de Eudes, sustenta que foram encontrados 44 nomes de ex-ocupantes de cargos comissionados exonerados pelo próprio prefeito.
A prática persistiu por dois meses. Na folha de agosto, foram R$ 74 mil de prejuízo ao município. Na segunda, em setembro, R$ 37 mil. A gestão municipal alegou erro de procedimento, mas os valores não teriam sido pagos. Os vereadores questionam o argumento usado pelo prefeito.
Eudes Bonfim assumiu a prefeitura de Buerarema em 30 de julho, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassar o registro de candidatura do eleito, Mardes Monteiro (PT), que constavam na lista dos ‘fichas-sujas’ e não deveria concorrer à prefeitura.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

BAHIA JÁ Por Tasso Franco

AUMENTO DA VIOLÊNCIA CENTRALIZA DISCURSO DA OPOSIÇÃO AO GOVERNO WAGNER


Miudinhas globais:

1. As pesquisas qualitativas monitoradas pelo Democratas e PMDB apontam que o calcanhar de Aquiles do governo Jaques Wagner é a segurança pública. Seguem, pela ordem, saúde e educação. Tanto que, os discursos de Paulo Souto e Geddel Vieira Lima em suas andanças pelo interior se centralizam nesse tema, área de difícil solução porque envolve uma série de fatores, os quais, nem sempre o governo está envolvido, mas, leva a fama.

2. Neste final de semana aconteceu um caso curioso em Salvador. Um sujeito enciumado foi a Churrascaria Sal e Braza e meteu bala na mulher, a qual, por sorte, escapou. Depois, o dito, detonou uma bala na cabeça e morreu espalhando sangue no salão. Esse é o típico caso que o governo, como instituição, não tem nada com a história. Mas, acaba levando o ônus, porque a sociedade caracteriza esse fato como aumento da violência.

3. Já o caso da garota que morreu no bairro de Tancredo Neves por uma bala perdida aí o governo paga o pato total. A indignação da comunidade é enorme e por mais que a garota tivesse assistência médica num hospital público, recebeu todos os cuidados para salvar sua vida, a sociedade só enxerga o lado do ônus.

4. As conversas que se seguiram na churrascaria e no bairro de Tancredo Neves apontavam para uma mesma direção, o aumento da violência em Salvador. E, culpado final: o governo do Estado.

5. Esse assunto, do ponto de vista do monitoramento em pesquisas, não é novidade para o governo de acordo com o acompanhamento que vem realizado, com frequência. A questão a ser resolvida está na complexidade do tema, na eficácia dos investimentos alocados e uma série de outros fatores. Ainda assim, os índices continuam assustadores.

6. Só em Salvador, no último final de semana, foram mais de 30 homicídios. Uma carnificina. Segundo levantamento do DEM, nos últimos três anos do governo Wagner, passam de 12.000. É uma loucura total. Há um projeto de lei do deputado João Carlos Bacelar (PTN) proibindo o uso e venda de bebidas alcoólicas a partir de determinado horário, sobretudo nos finais de semana, mas, não decola.

7. O deputado estadual Paulo Azi (DEM) disse nesta segunda-feira, 16, em pronunciamento na Assembléia Legislativa que secretário estadual de Segurança Pública, César Nunes, teria sido surpreendido na ultima terça-feira, quando iria participar de uma audiência pública no município de Riachão do Jacuípe, que reuniu prefeitos e secretários de toda a região, com um caixão na mesa.

8. Tratou-se, segundo o deputado, do protesto da família de um lavrador executado na zona rural do município de Riachão de Jacuípe. O deputado Clóvis Ferraz também subiu a tribuna e sentou à pua no governo lembrando, mais uma vez, a falta de entrosamento do setor e os baixos níveis de investimento. A base aliada, desguarnecida, ficou a ver navios.

9. Pelo exposto, está aí o tema que será o carro chefe da campanha eleitoral de 2010.
**

10. Um dos ditados populares mais sábios é aquele que diz o seguinte: como o mundo dá volta. Daí que é sempre importante olhar com atenção a trajetória de vida de qualquer cidadão. Hoje, juntos estão Collor, Lula e Sarney separados na primeira eleição pós ditadura militar, em 1989.

11. Vinte anos depois foram traídos pela história.

12.O vereador TC Mustafa (PT do B), participa nesta terça-feira (17), das 14h às 21h, do "1º Fórum Interno de Discussões sobre a Guarda Municipal", no teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula.

13. O objetivo é realizar uma organização na classe, construindo uma identidade própria, além de iniciar o projeto na criação de um conselho da instituição. Entre outros, serão discutidos itens como a definição das atribuições dos guardas e a legislação dos agentes da Susprev, além de discutir ações que possibilitem possíveis reestruturações e melhorias no serviço.


14. O vereador TC Mustafa considera fundamental a atuação da Guarda Municipal para a segurança pública, em conjunto com a Polícia Militar da Bahia.


15. Tá vendo quanta palavra bonita quando se trata do tema segurança!

16. Veja a que ponto chegou a cidade do Salvador. Interditou-se uma área da capital para a I Corrida Farmácia Bom Preço entre o Rio Vermelho e o Farol em pleno dia do vestibular da UFBA.

17. O combate ao racismo no mercado de trabalho é alvo de uma campanha que vem sendo realizada pelo Fórum de Combate à Desigualdade Racial no Mercado de Trabalho desde maio de 2009. Reunindo militantes e dirigentes dos movimentos sindicais e de combate ao racismo, o fórum promove nesta terça-feira (17), a partir das 14h, caminhada do Campo Grande à Praça da Sé defendendo a aprovação de dois projetos, de autoria do vereador Gilmar Santiago (PT).

18. Um visa garantir cota para negros nos concursos públicos feitos pelo município e outro a realização de campanha junto a empresas privadas, para estimular a contratação de negros para seus quadros de funcionários.


19. Os militantes estão coletando adesões a um abaixo-assinado pedindo a aprovação de leis que favoreçam a ampliação de vagas para negros nas empresas públicas e privadas.

20. A caminhada será também em protesto contra a desfiguração do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado com a retirada, dentre outros direitos, da obrigatoriedade de políticas de combate ao racismo no mercado de trabalho, da obrigatoriedade das cotas na universidade, e do reconhecimento das terras de quilombo.


21. O juiz Marcelo Silva Brito será agraciado, na próxima quinta-feira (19), em sessão solene a partir das 17 horas, com a Medalha do Mérito Eleitoral com Palma, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral.

22. A condecoração, concedida com base na Resolução Administrativa 01/1998, tem a finalidade de distinguir personalidades que "contribuíram, destacadamente, para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral no Estado e no País".

23. Um almoço reuniu nesta segunda-feira, 16, o governador Jaques Wagner e editores e executivos da maioria dos jornais diários baianos. O almoço foi realizado na Governadoria, Centro Administrativo, e integra a política de relacionamento com a imprensa desenvolvida pela Assessoria Geral de Comunicação.

24. O tenente-coronel Iuri Pierre está em alta no conceito do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo. O trabalho desenvolvido pelo militar em seu gabinete tem merecido elogios do parlamentar.

25. Santo pai! A turma da Carta Capital quer transformar Dona Canô em petista de carteirinha.

26. Não houve sessão ordinária na Câmara Municipal de Salvador, nesta segunda-feira (16). Mesmo com o número suficiente de vereadores 'desfilando' pela ante-sala do Plenário Cosme de Farias, no momento em que o vereador Orlando Palhinha (PSB) foi abrir a sessão, eles sumiram.

27. Apenas seis vereadores: Alan Sanches (PMDB), Aladilce Souza (PCdoB), Edson da União (PMN), Marta Rodrigues (PT), Orlando Palhinha e Sandoval Guimarães (PMDB) estavam no local. Aí não deu.


28. Moradores do Subúrbio Ferroviário se reuniram, hoje, no plenário com a vereadora Aladilce de Souza (PCdoB). Na reunião, solicitaram mais atenção do prefeito João Henrique e reivindicaram o aumento da frota de ônibus para a região e a pavimentação em algumas ruas. Aladilce ressalta que, apesar do prefeito afirmar que está realizando obras no Subúrbio, a situação é precária.

29. O representante da Colônia dos Pescadores e Agricultores de Paripe, Jairo Batista Reis, solicitou a limpeza da praia que, de acordo com ele, não apresenta condições para a pesca.

30. Aconteceu nesta manhã, no Centro de Cultura da Câmara, uma audiência pública para discutir os principais problemas do Subúrbio Ferroviário, por iniciativa do vereador Orlando Palhinha (PSB). Entre os assuntos em debate, a adoção de melhorias de mercados, feiras e cemitérios que atendem à região. Representantes das comunidades apresentam suas demandas.

31. Presente no encontro promovido por Palhinha, o secretário Municipal de Serviços Públicos, Fabio Mota, ouviu os reclames das comunidades do Subúrbio Ferroviário e sinalizou para a adoção de medidas em benefício da população, como a recuperação do Mercado do Curtume e a fixação de cartazes com o número oficial de vagas disponíveis nos cemitérios municipais.

32. Falar em Natal, os shoppings e as lojas já estão decorados, o comércio de ponta-a-ponta com Papai Noel e a Prefeitura de Salvador ainda está lá no São João. Solta um foguete aí pra acordar o "home".

33. Fez o maior sucesso na Festa de Portão no último final de semana os blocos "Os Sungas" e "Xoxota". Ninguém merece!

AS QUENTES DO PIMENTA NA MUQUECA

APENAS 2 DAS 5 AMBULÂNCIAS DO SAMU FUNCIONAM
16/nov/2009 . 23:13 Autor: Davidson

Ambulâncias do Samu são "depenadas" em Itabuna.
A crise do Samu 192 em Itabuna parece não ter fim. Das cinco ambulâncias disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para Itabuna, apenas duas estão funcionando.
Quem precisa do serviço, sofre na pele. Às 21h15min, duas vítimas de acidente no quilômetro 19 da rodovia Ilhéus-Itabuna, a poucos metros da sede regional da Ceplac, tiveram que esperar o socorro chegar de Ilhéus.
Era um senhor de 35 anos, Marcos Pereira dos Reis, e a filha L.S.R,, de apenas 10. Eles estavam numa moto Dafra, placa JRI-8089, e seguiam do Salobrinho, em Ilhéus, para Itabuna.
Próximo à Ceplac, o pneu da moto estourou e pai e filha foram lançados ao chão, sofrendo lesões. O primeiro atendimento foi prestado por uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR).
Procurado pelo repórter Costa Filho, o médico-regulador de plantão no Samu Itabuna, de prenome Moacir, disse que a unidade contava, no momento, com apenas duas ambulâncias, e uma terceira estava no conserto.
O argumento para não prestar um socorro mais imediato às vítimas era que o acidente ocorreu nos limites de Ilhéus, e deveria ser atendido por uma unidade de lá.
Aqui, uma pausa: o Samu de Itabuna está a pouco mais de oito quilômetros do local do acidente, enquanto Ilhéus, a 22 quilômetros. As vítimas foram levadas para o Hospital Geral Luiz Viana Filho e não correm risco de morrer.
A situação do serviço médico de urgência está sendo analisada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). Funcionários teriam afirmado que peças de ambulâncias em conserto são retiradas para as que “estão rodando”.

"Vampirização": ambulância vai pro estaleiro, mas peças servem a outros veículos do Samu (Fotos Domingos Alves).
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , Nenhum comentário »
GABAN ‘LASCA’ PAULO SOUTO COM 44%
16/nov/2009 . 22:51 Autor: Domingos
A turma do DEM não reagiu bem aos números apresentados por aliados do governador Jaques Wagner (PT) sobre a corrida eleitoral de 2010, divulgados hoje. Na pesquisa encomendada pela presidência da Assembleia Legislativa, Wagner aparece com 40% das intenções de votos, contra 30% de Souto.
Coube ao deputado estadual Carlos Gaban apresentar uma outra pesquisa, turbinada, em favor de Paulo Souto, que é inacreditável. Literalmente. Eis os números cometidos por Gaban: Souto 44% e Wagner 34%.
Não perguntem qual o instituto que apurou os números. “O instituto foi preservado”, diz o texto que o parlamentar enviou às redações. Ô…
Tem mais. Além do guindaste usado para posicionar Paulo Souto nas alturas, a pesquisa “qualitativa” tenta o milagre da ressurreição. Segundo divulgou o deputado, essa modalidade de consulta apurou que os baianos estão chateados porque a Bahia agora está perdendo investimentos para Pernambuco.
“As pessoas estão vendo que quando o senador Antonio Carlos Magalhães comandava o estado, isso não acontecia. As coisas só aconteciam quando ele estava vivo, muitos disseram na pesquisa qualitativa”, salientou Gaban.
Perguntinha: em caso de vitória de Souto, ACM poderia, pelo menos, dar uma consultoria de vez em quando? Aí, só Bassuma pra responder.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , , , 2 comentários »
OBJEÇÃO
16/nov/2009 . 22:42 Autor: Davidson
A ex-secretária de Governo de Itabuna e atual presidente do diretório do DEM, Maria Alice Pereira, circulou na festa dos radialistas, no último sábado (14), e não fez questão de esconder sua rejeição à candidatura de Andirlei Nascimento a presidente da subseção da OAB. Se fosse advogada, revelou, seu voto seria de Rafle Salume.
Taí um apoio de peso que ninguém gostaria de ter. Ou, pelo menos, tornar público.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , 2 comentários »
JAQUES WAGNER PENSA QUE É WALDIR PIRES!
16/nov/2009 . 19:42 Autor: Domingos
Agulhão F. voltou os olhos novamente para a Torre de Babel que virou a cena política baiana. Quem pensou que o trovador viesse mais brando nesse segundo perfil (relembre o primeiro aqui), pode se preparar para um banho de água fria. Ou um cálice de ácido, servido à francesa.
Paulo Souto era autocrata,
chutou a ideologia,
hoje se diz “democrata”,
e brinda a… demagogia!
.
Geddel quer ser ACM,
Grampo Neto também quer,
Wagner pensa que é Waldir,
Waldir nem lembra quem é!…
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , 2 comentários »
16 ACIDENTES EM ESTRADAS SUL-BAIANAS
16/nov/2009 . 19:42 Autor: Davidson
As polícias rodoviárias registraram 16 acidentes em estradas estaduais e federais no sul da Bahia, neste final de semana. Sete deles ocorreram nas vias estaduais, sendo cinco em trechos de acesso a Ilhéus e Itabuna (BAs 001, 262 e 263 e BR-415).
Sete pessoas saíram feridas em um só acidente. Todas estavam na carroceria de um veículo que trafegava pela BR-101, ontem à noite. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o total de acidentados na 101 neste final de semana chegou a 15. Foram registrados nove acidentes na BR-101.
As informações são do repórter Costa Filho.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , 2 comentários »
MUTIRÃO DO DIABETES BENEFICIA MAIS DE 5 MIL PESSOAS
16/nov/2009 . 19:22 Autor: Domingos

Milhares foram beneficiados pelas ações do mutirão
No sábado (14), Dia Mundial do Diabetes, cerca de 1.500 pacientes de Itabuna e região puderam fazer exames complexos, como mapeamento de retina para classificação da retinopatia diabético e fotocoagulação a laser, além de avaliação renal e exame do pé diabético. Todos são importantes para prevenir a cegueira e outras complicações provocadas pelo diabetes.
O Mutirão do Diabético teve ainda feira de saúde que atendeu outras 4 mil pessoas, oferecendo serviços como medição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, avaliação cardio-metabólica entre outros.
Em sua 5ª edição, o mutirão foi promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio, com apoio da prefeitura, Asdita, Unimed e Uesc. Devido ao sucesso, Itabuna já se credencia a se tornar a Capital Brasileira de Prevenção do Diabetes.
O oftalmologista Rafael Andrade, coordenador do evento, diz que o objetivo é criar em Itabuna uma cultura de prevenção. “Prevenir é muito mais eficaz do que tratar”.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , Nenhum comentário »
O PEDIDO DE DESCULPAS DOS VELLOSO
16/nov/2009 . 17:58 Autor: Davidson
A nota do Pimenta sobre o pedido de desculpas da família de Caetano Veloso ao presidente Lula, publicada aqui no domingo (15), foi reproduzida por um dos sites mais acessados do Brasil, o Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, editor e apresentador da Rede Record.
Lá, como cá, o assunto rende…
Confira no Conversa Afiada.

Reprodução do www.conversaafiada.com.br
Postado em Pimenta na Muqueca 1 comentário »
“NEM QUE A MORTE NOS SEPARE”
16/nov/2009 . 17:21 Autor: Domingos

A noiva teve direito a véu, buquê e uma foto do falecido noivo
Da revista Época online
Dois dias antes de seu casamento, marcado para novembro do ano passado, a francesa Magali Jaskiewicz recebeu a notícia mais triste de sua vida: o noivo, Jonathan George, havia morrido em um acidente de trânsito. Apesar do contratempo, um ano depois, a viúva precoce conseguiu realizar a cerimônia – mesmo sem a presença do noivo.
Para concretizar o casamento, Magali se aproveitou de seção obscura do código civil francês, que permite uniões póstumas em casos especiais. Para que um casal se qualifique, é necessário que todos os detalhes, incluindo a marcação da data, tenham sido definidos e formalizados antes da morte de um dos cônjuges.
No caso de Magali serviram como prova a conta conjunta que mantinha com o Jonathan desde 2004 e o vestido de noiva, comprado antes da morte do noivo. A cerimônia, celebrada no último sábado (14), atraiu apenas 30 convidados, entre amigos e parentes – além, é claro, da imprensa, que destacou o caso em jornais e sites do mundo todo.
Postado em Pimenta na Muqueca 2 comentários »
AZEVEDO BUSCA SUBSTITUTO PARA VIEIRA
16/nov/2009 . 17:04 Autor: Davidson

Edson é convidado para substituir Vieira.
O prefeito Capitão Azevedo (DEM) parece ter chegado ao limite com o secretário Antônio Vieira. Há duas semanas o prefeito vem procurando um substituto para a Saúde. Dois nomes sondados até aqui foram os de Edson Dantas e Antônio Mangabeira.
Edson foi procurado por Azevedo em dois momentos. O último convite ocorreu na semana passada. Mas o médico e ex-presidente da Câmara de Itabuna fez questão de ressaltar o seu compromisso com o PSB e – ainda – a sua esperança em ser eleito deputado federal em 2010. Estes, à primeira vista, seriam “fatores impeditivos”.
Além destes pontos, outro grande entrave para a sua ida para o governo chama-se Carlos Burgos, secretário da Fazenda. “Ninguém anda com Burgos ali [na prefeitura]“, confidenciou Edson a um amigo dos tempos em que ele respondeu pela secretaria de Saúde, de janeiro de 2001 ao final de 2002.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , , 11 comentários »
INOVAÇÕES DA MERITÍSSIMA
16/nov/2009 . 16:16 Autor: Davidson
A partir desta segunda, 16, está proibido fazer imagens de julgamentos no salão nobre do Fórum Ruy Barbosa. A vedação não está em nenhuma lei. Trata-se de uma imposição da juíza titular da Vara do Júri e Execuções Penais de Itabuna, Cláudia Valéria Panetta.
Ao final da manhã de hoje, o repórter Fábio Luciano, do Pimenta, foi comunicado pela magistrada sobre a mudança, em pleno júri. O profissional fazia imagens gerais do julgamento do policial Osvaldo Viana, acusado pelo assassinato de Janisvário Silveira de Souza, crime ocorrido em 31 de agosto de 2002.
Segundo a magistrada, apesar do local ser público, fotos do julgamento só com autorização. O repórter havia registrado três imagens. Apagou-as. “Apague, você não me conhece”, disse a magistrada.
“Faço cobertura de júris há 10 anos e isso nunca aconteceu. É bom registrar que a juíza foi bastante educada, mas a inovação é estranha”, observa o repórter. Estranha e tomada sem qualquer tipo de aviso público, diga-se de passagem.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , 5 comentários »
VAI ENTREGAR O QUE PROMETE?
16/nov/2009 . 15:03 Autor: Davidson
Na lavagem de roupa suja aguardada para a reunião do conselho político do Governo Wagner, o PP será vidraça. Apesar de abocanhar um espaço invejável no governo, o partido de Mário Negromonte não tem conseguido assegurar apoio 100% ao projeto reeleitoral de Jaques Wagner.
Começam a estourar casos de prefeitos ‘rebeldes’. Everaldo Caldas, de Elísio Medrado, anunciou apoio ao ministro peemedebista Geddel Vieira Lima. No sul da Bahia, dois prefeitos do PP vão de Paulo Souto em 2010. São eles Marcos Dantas (Itajuípe) e Dejair Birschner (Una).
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , 5 comentários »
VARIAÇÃO DO EMPREGO MOSTRA ITABUNA E ILHÉUS ESTAGNADAS EM OUTUBRO
16/nov/2009 . 14:50 Autor: Domingos

Itabuna 'parou' em outubro: 64 empregos
Os números da evolução do emprego no país foram divulgados hoje pelo governo federal. Nas duas principais cidades do sul da Bahia, os índices mostram que ambas vão muito mal quando o assunto é geração de empregos. Itabuna gerou mais, e demitiu muitos; Ilhéus demitiu poucos, mas o que gerou não é de encher os olhos.
A comparação: Ilhéus criou apenas 647 postos, porém, as demissões foram razoavelmente poucas: 437. Assim, a Terra da Gabriela pode se ‘orgulhar’ de ostentar um saldo positivo de 210 postos de trabalho.
Nessa comparação, Itabuna toma pau. Apesar dos 842 novos postos criados, os desligamentos somaram 778, perfazendo um saldo de apenas 64. Por aqui, quem mais empregou foi o comércio (262), e quem mais demitiu foi o setor de serviços (240).
O maior saldo negativo ficou com a indústria de transformação: 221 empregados e 265 demitidos – saldo de -44. Já ‘nos Ilhéus’, o único setor que teve saldo negativo foi o da indústria extrativa mineral: demitiu 2 e não contratou ninguém no mês passado.
No acumulado do ano, porém, Itabuna dá de goleada: foram contratados, até aqui, 9.019 trabalhadores; outros 7.922 foram demitidos, o que representa um saldo de 1.097 postos. Em Ilhéus, os números são bem mais modestos: 5.387 admissões contra 5.294 demissões, e um saldo de apenas 84 empregos de janeiro a outubro.
Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego.
Postado em Pimenta na Muqueca 1 comentário »
PESQUISA: WAGNER DESCOLA DE SOUTO
16/nov/2009 . 14:27 Autor: Davidson
Pesquisa encomendada pela presidência da Assembleia Legislativa deixou o Palácio de Ondina com um sorriso largo. Além de apontar um descolamento de Jaques Wagner em relação ao segundo colocado, Paulo Souto, o levantamento mostra que a aprovação ao governo cresceu mais do que significativamente.
Os números da corrida eleitoral, nesta pesquisa de Marcelo Nilo (PDT), revelam Wagner com 40% das intenções de voto. Paulo Souto (DEM) aparece com 30% e Geddel Vieira Lima (PMDB), com 12%. O governo está fechando a sua pesquisa. E os dados batem com os do levantamento do presidente da Assembleia Legislativa.
Não é a toa que tanto Souto como Geddel calibraram a metralhadora na direção do governador.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , , 6 comentários »
CAPTAÇÃO EXTERNA
16/nov/2009 . 10:07 Autor: Domingos
O Fantástico exibido ontem pela Rede Globo denunciou a venda de cadastros de segurados do INSS, aposentados que têm margem de consignação no benefício, o que nas mãos de bandidos resulta em dinheiro fácil.
A reportagem trouxe à lembrança desse blogueiro um episódio ocorrido esta semana, aqui em Itabuna. Uma tal Associação de Consumidores vem ligando para várias residências a fim de oferecer uma ação coletiva contra a Caixa Econômica Federal.
A ação seria pelo pagamento da diferença da correção da poupança em determinado período de um dos milagrosos planos econômicos das décadas de 80 e 90.
O problema é que a associação tem consigo todos os dados da presa: nome, endereço, telefone. Sabe, inclusive, que a pessoa tinha saldo em poupança durante a vigência do plano – esse, aliás, é seu alvo principal.
Perguntada como ela conseguiu todos aqueles dados, a telefonista é rápida: “Foi a própria Caixa que nos passou”.
Como diria famoso bordão da TV baiana, também daquela época: “E pode, Fernando?!?”
Postado em Pimenta na Muqueca 1 comentário »
POR QUE SERÁ?
16/nov/2009 . 9:42 Autor: Domingos
Advogado militante em Itabuna começa a notar que as causas contra a Caixa Econômica Federal, referentes a planos econômicos das eras Sarney e Collor, começam a tomar pau na Justiça Federal.
Um motivo, ele fala sem medo: “Há um entendimento, um temor implícito, de que se o banco tiver que pagar todas as ações, acabe quebrando”.
Mas há outro, sobre o qual o debate é mais melindroso. A Caixa danou a patrocinar festas e congressos de juízes federais e ministros dos tribunais superiores, como nunca antes na história desse país.
A gratidão aumenta a afeição.
Postado em Pimenta na Muqueca 6 comentários »
ALUGUEL DE IMÓVEL CUSTA R$ 180 MIL AO TJ
16/nov/2009 . 8:43 Autor: Davidson

Valor de aluguel de imóvel é criticado.
Candidato à presidência da subseção itabunense da OAB, Andirlei Nascimento mudou o seu estilo e mirou nos gastos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Andirlei disse ser inadmissível que o tribunal pague R$ 180 mil, por ano, pelo uso de um imóvel na avenida Nações Unidas, no centro da cidade, apenas para o funcionamento da Vara da Infância e da Juventude.
Além de citar o gasto com o aluguel do imóvel, Andirlei condenou a intenção do tribunal em comprar tapetes persas. “É dinheiro do povo”, observou, ao conceder entrevista a Orlando Cardoso, na rádio Difusora, há pouco. Ele também não poupou o presidente da subseccional baiana, Saul Quadros. Não por acaso, um dos concorrentes de Saul é Dinailton Oliveira, primo de Andirlei.
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , 10 comentários »
ELE DECIDIU…
16/nov/2009 . 8:15 Autor: Davidson
O prefeito Capitão Azevedo não quis entrar em bola dividida. Na peleja entre os deputados Roberto Brito e Luiz Argôlo, o mandatário-mor de Itabuna acabou ficando com… os dois (confira aqui).
Segundo o prefeito, os dois parlamentares abriram caminhos para implementação de projetos de parceria na ára federal e estadual de governo. “Os dois foram interlocutores da prefeitura na liberação de R$ 14,8 milhões”, diz Azevedo.
O dindin é do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Britto diz que foi ele quem trouxe o dinheiro, Argôlo replicou e assegurou ter sido obra e esforço do seu mandato e do deputado federal Mário Negromonte. E Azevedo dá razão aos dois. Malandro é malandro, mané é mané, já dizia aquela musiquinha…
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , 3 comentários »
ILHÉUS: GREVE NA EDUCAÇÃO ENTRA NO SÉTIMO DIA
16/nov/2009 . 7:42 Autor: Davidson
Os mais de 27 mil alunos da rede municipal de Ilhéus estão sem aula desde o dia 10. Os professores cruzaram os braços em protesto contra a falta de pagamento de salário de 14% dos trabalhadores em educação, segundo cálculos do sindicato local.
O município utilizou recursos do Fundeb de novembro para quitar salário de outubro de 86% da categoria. A presidente da Associação de Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), Enilda Mendonça, teme que a prefeitura não tenha ‘caixa’ para pagar salário de novembro e dezembro e o 13º salário, já que avançou sobre os repasses de novembro.
Esta é a quarta paralisação dos educadores desde agosto último. Além de parte da categoria ficar sem receber o salário de outubro, os profissionais alegam não ter recebido vales-transporte prometidos para a última quinta, 12. Uma assembleia está prevista para esta segunda, 16, às 8h30min, no Instituto Municipal de Educação (IME-Centro).
Postado em Pimenta na Muqueca Tags: , , 2 comentários »
A IMPRENSA QUE NÃO ACEITA CRÍTICAS
15/nov/2009 . 23:05 Autor: Davidson
Ailton Silva

Alguns veículos de comunicação social no Brasil vivem tentando apagar o passado (a sua ligação com o Regime Militar) e a todo o momento tentam vender uma imagem de que são referência quando os assuntos são ética, independência, imparcialidade e transparência. Eles ainda não entenderam o espírito democrático e não aceitam críticas.
A verdade é que a máscara da imparcialidade cai em muitos momentos. O estudante de comunicação social, por exemplo, logo percebe que a farsa, em muitos veículos, é maior do que ele visualizava quando não passava de simples telespectador, leitor ou ouvinte.
Com os quatro anos de faculdade e a prática do dia-a-dia, é que se percebe com mais facilidade o que está por trás de cada notícia. Muitas, realmente, são de interesse da população. Outras, nem tanto. É só fazer uma busca nos livros sobre ética e teoria de jornalismo.
A conclusão, infelizmente, é que muitas vezes não existe imparcialidade na produção e divulgação de notícias. Transparência, às vezes. Independência, quase nunca, pois o “veículo de comunicação é uma empresa e, como tal, depende de dinheiro para funcionar”, defende o professor Felipe Pena, na Teoria Organizacional.
Bem, é muito cansativa essa parte conceitual. Vamos para prática do jornalismo, o dia-a-dia da notícia. Nos últimos dias, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi notícia em todo o país.
Os enfoques dados pela mídia foram variados. Uns veículos mostraram a importância da prova, outros preferiram falar da exigência do Ministério da Educação para liberar o diploma. Um direito legítimo e sagrado da imprensa.
Entendi como normal a inclusão de algumas questões na prova do Enade. O que há de errado em informar que em 2009 o Ministério do Meio Ambiente lançou uma campanha para utilização consciente de sacolas plásticas e perguntar ao estudante o que é necessário para um possível êxito da campanha?

O que existe de errado em relatar que o Ministério da Educação (MEC) realizou pesquisa e descobriu que há no Brasil um dos melhores parques gráficos do continente Americano? Diante de tal situação, o exame questionou o que seria necessário para que os livros chegassem às mãos dos leitores, uma vez que somente 16% da população do país têm acesso a eles. Se os dados são verdadeiros, o que há de errado nisso? Para o Jornal Nacional, tudo não passou de propaganda do governo.
Mas, na realidade, o que gerou uma pauta que resultou em matéria exibida ontem [terça-feira, 10] pelo JN, foi a questão 19 (confira o vídeo). Ela traz o seguinte enunciado: “Quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou que a crise financeira mundial era um tsunami no exterior, mas, no Brasil, seria uma ‘marolinha’, vários veículos da mídia criticaram a fala do presidente. Agora é a imprensa internacional que lembra e confirma a previsão de Lula”.
O enunciado segue: É correto afirmar que houve, por parte dos críticos:
A) atitude preconceituosa; B) irresponsabilidade; C) livre exercício da crítica; D) manipulação política da mídia e E) prejulgamento. A resposta correta foi a letra C. Foi o suficiente para a Globo entender como um ataque mortal e trazer entrevistas com críticos.
Ah, o Jornal Nacional não deu espaço para oposição “descer a madeira” nas declarações do presidente? Não colocou no ar economistas comentando a fala do Lula?
Consta alguma inverdade do enunciado? Pelo que eu saiba, não. Sim, seria um escândalo se a resposta correta fosse outra alternativa ou houvesse inverdade no enunciado. O que, sinceramente, acho que não ocorreu. Alguns setores da imprensa precisam entender que não são donos da verdade, e todos nós podemos receber críticas.
Ailton Silva é jornalista
Postado em Artigos Tags: , , 6 comentários »
LÁ, COMO CÁ
15/nov/2009 . 23:00 Autor: Domingos
O site Bahia Notícias informa outra vez sobre o desrespeito de lojas do Bompreço de Salvador, que ignoram a lei que obriga a manutenção de empacotadores em todos os caixas. Leia aqui.
O redator ainda faz uma suposição: “A situação deve se repetir em toda a rede de supermercados”.
Bom, em toda rede não se sabe. Mas, na loja de Itabuna, no Shopping Jequitibá, a situação é idêntica. Há algum tempo, inclusive.