sábado, 21 de agosto de 2010

BAHIA JÁ por Tasso Franco

GEDDEL ELEVA TOM DE CRÍTICAS NA TV AO DESEMPENHO DO GOVERNO WAGNER
Foto: JM

Que legal essa foto de Jorge Magalhães sobre teste da orelhinha, em Feira de Santana

Miudinhas globais:

1. No segundo programa para governadores no horário eleitoral gratuito da TV, a coligação encabeçada por Geddel Vieira Lima sobe o tom das críticas ao governo Wagner e diz que, enquanto ele (Geddel) trabalha com "rapidez e eficiência", o "outro" nada. O ex-ministro referendado com um elogio do presidente Lula sobre as obras da Transposição do Rio São Francisco tenta colocar o contra-ponto de que ele é o amigo de Lula que trabalhar; e o Wagner o amigo que não trabalha.

2. Segundo Geddel, a Wagner falta vontade de fazer, de realizar e situa que a Bahia é boa de propaganda enganosa enquanto os indicadores são ruins. Cita, como exemplo que, proporcionalmente, a Bahia gera menos empregos do que Sergipe, e que, em Pernambuco os indicadores de violência são decrescentes, quanto na Bahia, crescentes. No jingle, o marketing de Geddel tenta fixar essa marca de gestor que resolve.

3. O candidato do DEM/PSDB, Paulo Souto, manteve a linha emotiva, bem diferente dos programas do estilo carlista do passado. Souto aparece como um baiano da terra (contra partida a Wagner que é carioca), "a Bahia é meu país, sou Paulo Souto", num modelo bem interessante. Se sensibilizar o eleitorado vai ser uma surpresa. O marketing político uso o fala povo (Geddel também) e colocou uma âncora para dizer que a mudança na Bahia (com Wagner) foi para "violência, desleixo e violência".

4. Seu jingle do ôôô continua sendo um horror.

5. Wagner manteve o tom sóbrio e se ancorou em Lula no mote de que está fazendo para a Bahia o que Lula faz pelo Brasil. O candidato do PT elencou algumas de suas realizações (com fala povo) e centralizou mais em realizações na capital baiana - Estádio de Pituação, Via Expressa, Complexo Viário 2 de Julho, etc - e recebeu elogios diretos de Lula "como o melhor ministro que tive e também por seu trabalho como gestor". Seu jingle é o melhor da campanha com o mote nascimento de um novo Brasil como nasce uma nova Bahia.

6. Fechou o programa com um dos meus personagens literários da gloriosa Serrinha: Manezinho Aboiador. Meu bom vaqueiro tá velhinho mas é bom de gogó no abôio. Pena que não colocaram para ele aboiar com mais força.

7. "Não há democracia sem liberdade de expressão", diz Serra.

8. Agora, Franklin Martins falando em liberdade de imprensa como coisa sagrada é de chorar.

9. Ivan Pinheiro, candidato a presidente pelo PCB, prega uma frente anti-capitalista. Até na Rússia seu discurso seria demodê.

10. O crack do marketin Geovani colocou um formato legal nos programas de deputados do PSDB.

11. O prato de feijão mostrado por Levy Fidelis, candidato a presidente da República pelo PRTB nem o PF da Galega na feira do Chame-Chame.

12. Julião é um candidato a deputado pelo PMDB. Esse camarada não pode trocar o J pelo C.

13. Prospera uma barraca de frutas cacete armado em Ondina ao lado do Fran's Café.

14. Ou o prefeito João passa o rodo ou vai ter uma dificuldade enorme em reeleger a deputada Maria Luiza. Além disso, tem que tomar um banho de sal grosso.

15. A Associação dos Procuradores do Município de Salvador -APMS (existe sim senhor) manifestou sua confiança no trabalho de todos procuradores no episódio da Transcon.

16. Até a UFBA recuperar o Casarão em São Bento das Lajes para implantar a Uinilab (Integração Luso-Afro-Brasil) pode anotar aí mais de um ano.

17. Em frente ao Marazul Hotel, na Barra, os motoristas de táxis só fazem xixi na escada que dá a praia. O turista que sai deste hotel e vai a praia tapa o nariz ao descer a escada. De vez enquanto encontra um montinho de "vrido".

18. A Associação do Ministro Público informa que as promotoras Cleusa Boyda Andrade e Mariângela Lordelo dos Reis Neves foram inocentadas de qualquer envolvimento na Operação Janus.

19. Muito boa essa série de reportagens de A Tarde - o que a Bahia quer. Realidade nua e crua.

20. Só se engana com o Vitória quem quer. Todo mundo sabe que o Leão é da Barra e não da África.

21. Os deputados da oposição estão desconfiando da generosidade da Tribuna da Bahia como cadernos especiais sonre Panorama da Bahia, onde só tem propaganda do governo.

22. Os cambistas fizeram a festa na compra de ingressos para o show de Los Hermanos.

23. Na conta dos 231 empregos gerados no Estado, Wagner colocou o esforço da Prefeitura na geração de empregos em Salvador.

24. A vinheta de Wagner no seu site de campanha sobre as caminhadas no interior parece propaganda de Carnaval. Tem até um apito.

24. O vereador Téo Senna (PTC) diz que Olívia inaugura obras prontas. "Na ânsia de enganar o povo para angariar votos, a vereadora Olívia Santana (PCdoB) está até reinaugurando obras prontas". Em 2006, foi solicitado por mim a ampliação e reforma da quadra esportiva do Conjunto Vale do Sol, no Resgate, Cabula, com construção de arquibancada e instalação de alambrados e iluminação, o que foi realizado na época.

25. "Agora, a vereadora Olívia solicitou a colocação do aro de basquete e a repintura da quadra, está fazendo a festa e chamando de inauguração a reinauguração de obras prontas'.

26. Durante a permanência dos barraqueiros no plenário da Câmara por mais de 48 horas, os trabalhadores, esperando resposta de Prefeitura, tentaram se entreter de todas as formas para passar o tempo. Hoje teve é disputa de dominó entre os barraqueiros, antes da coletiva de imprensa que aconteceu.

27. Alcindo, o ex-vereador Bomba, foi quem mais capitalizou simpatia aos barraqueiros.

28. Essa é da leitora Sandra Santana: "Cabeça de burro enterrada no centro de S. Francisco do Conde? Caro amigo o que está enterrado é cabeças dos politicos corruptos . É triste vermos nossa cidade e seu povo passar o que vem passando com todos os politicos que lá gonvernaram. Acenderam uma luz ficha limpa 2010. Não sei! Mas, em 2012 o bicho vai pegar".

29. A nota é a propósito de multa aplicada pelo TCM a atual prefeita Nilza Valentim, PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário