segunda-feira, 23 de agosto de 2010

BAHIA JÁ por Tasso Franco


PRESENÇA DE LULA NA BAHIA É EMPURRÃO NA CANDIDATURA JAQUES WAGNER





Última visita a Bahia, o presidente e alunos do programa Próximo Passo, de Camaçari

Miudinhas globais:

1. A presença do presidente Lula da Silva em Salvador na próxima quinta-feira, 26, para assinar convênios de financiamentos para o projeto de mobilidade urbana visando a Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014) e também participar de um comício na Praça Castro Alves, ao lado de Dilma Rousseff, e de Jaques Wagner, revelam o quanto é importante para o projeto Lula/Dilma a reeleição de Wagner. Não fosse assim, e a folga que Dilma abriu nas pesquisas para Serra, num estado com dois palanques governamentais, certamente o presidente não participaria de um ato político dessa natureza.



2. Evidente que o candidato do PMDB, Geddel Vieira Lima, não vai gostar dessa atitude de Lula. E certamente vai cobrar do presidente tratamento igualitário à sua candidatura. A questão é que faltando 40 dias para as eleições, a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, abriu uma diferença de 17 pontos (DataFolha) em relação ao seu principal adversário, José Serra, e isso dá uma margem de confiança na vitória muito grande e o PMDB pode até protestar aqui e acolá, mas, a dimensão será muito menor do que se eleição tivesse pau-a-pau.



3. O que se denota também no comício de Wagner com Lula é que o candidato a governador da Bahia está precisando de um empurrão em sua campanha, desde dezembro do ano passado, na marca de 41% a 45% de intenções de votos. E, ao contrário do que aconteceu em 2006, agora, sendo a "vidraça" preferencial, vendo seu governo exposto a muitas críticas, uma ajuda de Lula (85% de aprovação no Nordeste)
é salutar.



4. Certamente já na sexta-feira, 27, no horário do programa eleitoral da televisão as imagens desse comício estarão no ar, e, mais do que isso, com declarações do presidente Lula e de sua candidata Dilma Rousseff bem favoráveis a Wagner. Natural que assim seja, pois, Wagner, é o governador mais importante da constelação do PT e, pelo menos até agora, com governo mediano, não consegue ultrapassar a marca dos 50% de aprovação, o que seria uma folga e garantia de eleição em 1º turno (em 2006, foi eleito com 52.8% dos votos).



5. Ademais, com a veiculação do horário eleitoral gratuito para as campanhas de governador desde o último dia 18, seu governo tem sido bombardeado por uma série de críticas, sobretudo em relação a propaganda que era realizada, agora com essa situação sendo desconstruida, especialmente pelo horário do programa do PMDB. E isso sendo martelado em 40 dias pode provocar um estrago.



6. Tanto Paulo Souto; quanto Geddel Vieira Lima têm dito isso: que a Bahia saberia a realidade do governo atual a partir do horário eleitoral gratuito e igualitário entre os candidatos, sem maquiagens e sem os excessos que consideram enormes da propaganda institucional do governo. Somente novas pesquisas de opinião pública mostrarão se têm ou não razões.



7. Daí que essa ajuda de Lula, na próxima quinta-feira, 26, será fundamental para a campanha do "galego".

**

8. No próximo dia 27 de agosto, às 17h, no IGHB, palestra do professor Melquíades Pinto Paiva sobre "Os Naturalistas da Velha Bahia".



9. DECISÃO DA COMISSÃO GERENCIADORA DO PROGRAMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO PATROCÍNIO CULTURAL - FAZCULTURA - EM 16/07/2010. RESOLUÇÃO: 260/2010

PROCESSO: 067-002/2010 PROPONENTE: Parque de Vaquejada Maria do Carmo Ltda.

PROJETO: "Vaquejada em Serrinha - Identidade Cultural do Sisal": VALOR: R$ 319.976,00 (trezentos e dezenove mil, novecentos e setenta e seis reais), que corresponde a 80% (oitenta por cento) do valor do projeto. DESPACHO: APROVADO.



10. É isso que informa o repórter Carlos Miranda, de Serrinha. A Vaquejada que é um evento particular, de incentivo à cultural local passa ao largo, vai receber mais de 300 mil pilas do governo para sua festa de axé.



11. Os armazéns 20 a 30 do Porto do Rio foram derrubados para ampliação. Aqui em Salvador tem mais de 10 anos que se fala em derrubar dois armazéns da Codeba. È a velha Bahia cansada de guerra.



12. Lula vai ser presidente de honra do Corinthians. O Bahia deveria pedir um adjutório a Lula.



13. Onça, velho zagueiro do FLA, se recuperando da doideira. Legal.



14. Dias 10 e 11 de setembro acontece em Salvador o I Encontro de Escritores Baianos Independentes. O folder com a programação já está sendo distribuido por toda a cidade: Fundação Cultural (Pelourinho), Fundação Pedro Calmon (Av Sete de Setembro), Biblioteca Pública do Estado ( Barris), Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira do São Bento), Cantina da Lua (Largo do Terreiro de Jesus), Fundação Òmnira.



15. Deus queira que não seja primeiro e único.



16. Duda ainda faz a diferença. O programa de Dilma não chega nem ao chulé dos programas emocionais de Duda para o Lula-lá.



17. Nelson Pelegrino melhorou um pouco sua dicção. Mas, se quiser ser prefeito de Salvador, em 2012, tem que fazer um curso nesse segmento.



18. Os Mupts de Geddel criticando Wagner são interessantes.



19. As "picaretas do progesso" vão derrubar a Fonte Nova. Foi assim também com a Igreja mãe da Sé Primacial. A história não perdoa.



20. Durante a caminhada realizada no sábado, 21, pelas ruas do bairro de Boa Vista de São Caetano, em Salvador, Pelegrino ficou chocado com o cenário que viu. "Isto aqui virou um cenário de Guerra, parece que bombardearam o bairro, virou uma rua do Iraque classificou.



21. A Rua 22 de Março, além de estar cheia de buracos, apresenta uma enorme cratera, que toma mais da metade da rua e está assim há mais de um ano, sem que a prefeitura tome qualquer providência.



22. Pois é; Pelé: anda mais pela cidade que tú vai ver muito mais miserê - diz o Rasta do Pelô.



23. O diretor artístico do Teatro NU, Gil Vicente Tavares, está de malas prontas pra Goiânia. Na Universidade Federal de Goiás, ele ministrará aulas, dirigirá uma leitura dramática de seu texto "os Amantes II" e falará sobre sua pesquisa de doutorado.



24. O pessoal do marketing de Geddel elegeu a propaganda do governo Wagner como seu alvo principal.



25. O Brasil da impunidade: 10 anos que Pimenta Neves assassinou Sandra Gomide. Uma das páginas mais tristes do jornalismo e do poder judiciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário