terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

1º Fest Verão de MotoCross agitou Taboquinhas no último final de semana





O público não se intimidou com o Sol forte e compareceu em peso para conferir o 1º Fest Verão de MotoCross, realizado no último domingo (15), no distrito de Taboquinhas, Itacaré. O palco do espetáculo foi a Fazenda Milagrosa, onde pilotos profissionais e amadores prenderam o fôlego dos espectadores, demonstrando habilidade em cada manobra. "Nunca pensei que fosse ver ao vivo o que eu só assistia pela televisão. É um esporte muito emocionante", declarou o dono da propriedade, Aloísio Silva (Duca).

Ainda na véspera da competição, quando ocorreram os treinos oficiais, nativos e turistas acompanharam a destreza dos pilotos amadores e profissionais. Entre destaques estavam os atuais campeões brasileiro e baiano, Rodrigo Lama e Leo Bala, respectivamente. As mulheres também foram bem representadas pela mineira Mariana Balbi, única brasileira a competir nos Estados Unidos, no WMA (Women's Motocross Association), e considerada a quinta melhor piloto do mundo.

O 1º Fest Verão de MotoCross foi organizado pela Associação de Motociclismo da Bahia (AMBA), com apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Esporte e Juventude. A competição, que contou com o patrocínio do Instituto de Turismo de Itacaré, portal Itacare.com, Villas de São José e Jupará Motos, foi uma preliminar do campeonato baiano, cujo início está marcado para o mês de março.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, acompanhou os dois dias do evento e elogiou a iniciativa. "Empreendimentos como este são extremamente positivos, pois estimulam a prática desportiva e movimentam a economia local, atraindo visitantes de várias partes do Brasil", declarou. Já a secretária de Esporte e Juventude, Irley Novais, anunciou que competições de outras modalidades estão sendo buscadas para serem realizadas em Itacaré.

As provas foram abertas com a categoria MX3, que serviu para confirmar o talento da mineira Mariana Balbi, que liderou de ponta a ponta e fez os marmanjos comerem poeira. Em seguida, foi a vez dos moradores de Taboquinhas torcerem pelos conterrâneos, Jorge Andrade e Leléu Radical, que disputaram na Intermediário. A baiana Karla Dingo fez todos acreditarem que mais uma vez as mulheres seriam insuperáveis, andando na frente até a última volta, quando foi ultrapassada pelo gaúcho Vinícius.

A corrida da categoria Nacional serviu para mostrar o favoritismo do sergipano Rodrigo Lama. Com apenas 16 anos, o piloto demonstrou seu talento, correndo com folga e surpreendendo o público com manobras ousadas. Mas o itabunense Leo Bala também fez bonito, chegando em segundo lugar com facilidade.

A molecada de 9 a 13 anos também teve espaço durante o evento. Na prova da categoria Mirim, o vencedor foi o atual campeão baiano, Diego Brandão, de Ituberá. Em seguida, foi a vez da experiência dos veteranos do MotoCross, disputando a Nacional Open. Em uma corrida mais acirrada, o primeiro lugar foi conquistado por Gilberto, de Jequié.

Encerrando com alta classe o 1º Fest Verão de MotoCross, a categoria MX1 reuniu os melhores pilotos do evento. Quem saiu na frente foi Mariana Balbi, mas Rodrigo Lama logo assumiu a liderança, mantendo a posição até o final. O campeão baiano Leo Bala caiu ainda na primeira volta, mas superou o incidente andando forte, conseguindo ocupar o quinto lugar do pódio.

O diretor de esportes da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, Hebert Joffre ficou muito satisfeito com o resultado do evento e aproveitou para convidar os pilotos de outras cidades para conhecer as belezas naturais e a cultura de Itacaré. Ele espera que, nos próximos anos, pilotos de Itacaré apareçam entre os destaques, já que a pista será mantida e ficará disponível para treinos. O presidente da AMBA, Clésio Silva, aprovou o 1º Fest Verão de MotoCross, confirmando a realização de outras edições do evento e a possibilidade de trazer uma etapa do campeonato baiano para Itacaré.

Não só os organizadores do evento ficaram empolgados com o 1º Fest Verão de MotoCross. O público, composto por pessoas de diferentes idades, também se animou com a possibilidade de outras competições da modalidade. O aposentado Laurencio Damásio, de 80 anos, disse que nunca havia assistido a uma competição do tipo. Usando um guarda-chuva para se proteger do Sol, disse que gostou muito de "ver as motos voarem".


Nenhum comentário:

Postar um comentário