quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

BAHIA JÁ Por Tasso Franco

OPERAÇÃO EXPRESSO AINDA PODE REVELAR MUITA COISA DO ADVOGADO BARRAL

Miudinhas globais:

1. A Operação Expresso ainda vai dar muito o que falar. Neste domingo, A TARDE revelou, através de três fontes diferentes, o processo de 1.030 páginas do Serviço de Inteligência da Secretaria da Segurança. Escutas telefônicasmautorizadas pela Justiça apontam para uma briga, nos bastidores, entre empresários de ônibus e as construtoras Odebrecht e OAS pela execução e gestão do projeto de vias exclusivas para ônibus em Salvador.

2. Os dois grupos disputam a obra de autoria da prefeitura, orçada em R$ 628 milhões, antes mesmo de ser lançada a licitação. As investigações registram diálogos de Carlos Eduardo Villares Barral, coordenador do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Salvador (Setps), com empresários e autoridades, como o ministro Geddel Vieira.

3. Investigado na Operação por suspeita de envolvimento no esquema de propina na Agência Estadual de Regulação (Agerba), Barral foi flagrado em pelo menos 16 escutas telefônicas, articulando a disputa para ganhar o projeto. Nas gravações, o advogado pede ajuda ao ministro Geddel Vieira Lima e ao radialista Mário Kertész, na disputa com a OAS e a Odebrecht.

4. Dono da Rádio Metrópole, Kertész mantém relações com Barral desde que comprou do advogado o antigo Jornal da Bahia, em 1990. O contato com Geddel seria uma tentativa de Barral buscar apoio político, de acordo com o inquérito policial.

5. Pelo exposto, o Setps quer controlar a obra. Uma fonte contou ao BJá nesta noite de domingo que depoimentos de Barral após sua segunda prisão, no caso da pedofilia, revelam coisas bastante comprometedoras. Há assessores da Prefeitura que estariam tremendo na base.

6. O deputado federal José Carlos Araújo avisa ao BJá que, no PDT, ele considera que existem três nomes com possibilidades reais de vitória para deputado federal: o dele próprio, o de Félix Mendonça Filho (Felinho) e Oziel.

7. Esta semana o governador Jaques Wagner entrega mais viaturas a Polícia Militar.

8. 1200 jovens participaram Projeto Jovem Aprendiz em Serrinha.

9. Preparar novos policiais apicultores da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA). Esse é o objetivo do Curso de Formação de Apicultores, voltado para a captura de enxames e segurança no trabalho, realizado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA).

10. O curso, do qual participam 20 policiais, abrange aulas práticas e teóricas. Os participantes aprendem a utilizar e a manusear, dentro das exigências normativas, materiais e equipamentos específicos de apicultura.

11. Recebem ainda informações sobre acidentes, danos ao meio ambiente e riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. No interior do Estado, esse trabalho é realizado pelo Corpo de Bombeiros.

12. O governador Jaques Wagner lança durante esta semana o Programa Ronda Policial dos Bairros em Feira de Santana.

13. A Agecom - a agência de comunicação do governo do Estado - lança uma campanha de combate às drogas com apoio institucional dos veículos de comunicação.

14. Lançada no último dia 15, durante as homenagens ao padroeiro de Lauro de Freitas, a campanha em solidariedade ao povo do Haiti recebe novas adesões a cada dia.

15. Iniciativa da Prefeitura e do comando da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar, a campanha já está com doze postos para arrecadação de donativos e as associações que quiserem se mobilizar contam com apoio de veículos da Prefeitura e da PM para a coleta. A sugestão é que seja doado leite em pó, de preferência em saquinhos, para facilitar o transporte.

16. Um posto central de arrecadação foi montado no Ginásio Municipal de Esportes. As doações também podem ser entregues nos CRAS-Centro de Referência da Assistência Social instalados no município - Itinga, Portão, Vila Praiana, Areia Branca e CAIC - no Vilas Tênis Clube, supermercado Atacarejo da Estrada do Coco, Administração Regional de Areia Branca, Restaurante Popular de Lauro de Freitas e Escola de Cadetes Mirins de Portão.

17. As igrejas católicos e evangélicas também estão engajadas na campanha.


18, (Do Ex-Blog de César Maia): O Partido Verde (PV) tenta resolver um delicado problema relativo aos palanques nacional e regionais que deverá ocupar. Com candidata própria à presidência da república -a senadora Marina Silva-, o PV ocupa um ministério do governo Lula do PT.

19. O Ministro da Cultura de Lula, Juca Ferreira, do PV, foi indicado pelo ex-ministro Gilberto Gil, do PV. Juca Ferreira tem afirmado que está com Dilma e não abre. No dia 20/08/2009, O Globo Online destacou: "O ministro da Cultura, Juca Ferreira, principal nome do PV no governo federal, disse que o partido não está preparado para uma candidatura presidencial, e que, por isso, defende a aliança com o PT em 2010 por tudo o que o presidente Lula representa."

20. Juca foi vereador duas vezes em Salvador. Gilberto Gil o trouxe para o ministério da cultura em 2003. Os deputados do PV, com a exceção de Fernando Gabeira, têm feito parte da base aliada que dá sustentação ao governo Lula.

21. Na ONG Onda Azul presidida por Gilberto Gil (http://t.ymlp5.com/wmqaoaeqhapaushsaiambjme/click.php) está a Petrobrás que faz parte do Conselho Azul (http://t.ymlp5.com/wmyacaeqhavaushsanambjme/click.php).

22. Nem para o segundo turno esta questão está clara, conforme informou à agência estado (20) a coordenação da campanha da senadora Marina Silva: A questão do palanque duplo - para Marina Silva e para o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra (SP) - ainda não foi resolvida.

23. Há dúvidas, porém, até sobre a situação se houver segundo turno. "É a executiva nacional que vai resolver", afirmou.

24.Uma miudinha de Londres: por incrível que pareça está cidade está mais barata que Paris. E, em alguns produtos, muito mais barata do que em Salvador.

25. Outra novidade de Londres: hoje, por incrível que pareça, fez um domingo de sol. Até os britânicos estranharam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário