quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

GOVERNO BAHIA INVESTE R$40 MILHÕES NO CARNAVAL E COMPRA COTA DA MAGO



O governo do Estado adquiriu a última cota de patrocínio do Carnaval de Salvador
O consórcio entre as agências OCP Comunicação e Mago Comunicação acaba de fechar a última cota Sênior de patrocínio ao carnaval de Salvador, no valor de R$ 3,1 milhões, adquirida pelo Governo da Bahia. O Banco Itaú, a Nova Schin e a Petrobras também marcarão presença no carnaval de Salvador, com cotas Sêniors de patrocínio, além da Samsung, que estará na festa com cota Principal.
"A entrada do Governo da Bahia como patrocinador oficial do carnaval de Salvador evidencia a importância do investimento na principal festa do estado, que movimenta a economia do Nordeste. Além disso, os recursos são revertidos para a cidade de Salvador, um dos principais destinos turísticos do Brasil", diz Antônio Barreto Júnior, da OCP Comunicação.
"O carnaval é uma injeção de energia para a geração de empregos em Salvador", diz o Governador da Bahia, Jaques Wagner. Segundo Wagner, além de adquirir a cota Sênior de patrocínio ao evento, o Governo do Estado também investe na segurança, no receptivo turístico, em uma parte do atendimento à saúde e na cobertura do carnaval realizada pela TVE, totalizando cerca de R$ 40 milhões.
Até o momento, o montante de patrocínio à folia baiana deste ano já soma R$ 14,4 milhões, valor que supera a arrecadação dos últimos dois anos - em 2009, cada cota Sênior foi de R$ 1,840 milhão (41% inferior a 2010) e, em 2008, o valor ficou em 1,6 milhão.
OPORTUNIDADE"O sucesso da nossa captação está em evidenciarmos claramente para o mercado a grande oportunidade na qual se transformou o Carnaval de Salvador - hoje a maior arena de ações promocionais do Brasil. Se antes a compra de uma cota já representava uma mensagem de liderança, hoje representa também uma plataforma de acesso ao Nordeste, um mercado de peso e em vertiginoso crescimento", comenta Alexandre San Galo, da Mago/Caco de Telha.
As empresas que patrocinarem o Carnaval soteropolitano terão direito a diversos tipos de exposição, desde o merchandising nos circuitos da folia e nas principais vias da cidade, até nos seis bairros dentre os mais populosos de Salvador. Para cada tipo de cota há uma diferenciação nos espaços para visibilidade das marcas.
Mais Oportunidades
A proposta comercial desenvolvida pelo consórcio OCP/Mago contempla um total de 24 cotas, cujos preços variam entre R$ 80 mil a R$ 3.1 mi. Desta maneira, a idéia é aumentar as possibilidades de patrocínio na festa, permitindo a empresas de diferentes portes e públicos-alvos a atuarem dentro do evento, que acontece de 11 a 16 de fevereiro. “Segmentamos o projeto para atender diferentes perfis, ampliando-o estrategicamente para proporcionar mais oportunidades de negócios dentro do Carnaval”, conta Antônio Barreto Júnior, da OCP. “Buscamos com esse modelo que empresas regionais ou com interesses mais específicos também possam contribuir com a realização do carnaval e tê-lo como espaço de relacionamento com seus clientes”, completa Alexandre San Galo, da Mago/Caco de Telha.
Patrocínio de responsabilidades ambiental e social
Entre as novidades trazidas pelos executivos da OCP/Mago para o carnaval de Salvador está o reaproveitamento de insumos de merchandising vinculados ao evento. Por iniciativa do consórcio, está prevista a reutilização total dos 10 km de lonas PVC usadas para publicidade durante a festa em forma de mochilas escolares, a serem doadas a escolas da rede municipal de ensino. Desta forma, o que seria um problema de descarte de um material tradicionalmente pouco reutilizado após o carnaval, tornou-se um benefício direto para a população de Salvador.
Tema do Carnaval
Em 2010, o tema do carnaval de Salvador traz uma homenagem aos 60 anos do Trio Elétrico. A decisão de homenagear o principal personagem da folia baiana se estende também aos criadores da primeira “fobica”, Dodô e Osmar, e demais responsáveis pela sua consagração na história do Carnaval. Segundo a Saltur, empresa de turismo de Salavador, a proposta é resgatar a memória de todos os caminhos do trio elétrico desde 1950 até os nossos dias, lembrando histórias e personalidades, como Orlando Campos, do trio Tapajós e da Caetanave, Moraes Moreira, o primeiro a cantar num trio, e o compositor Caetano Veloso, autor de “Atrás do Trio Elétrico Só não Vai quem já Morreu”.
Sobre o consórcio OCP Mago
No dia 19 de novembro de 2009 foi assinado o contrato que oficializou as agências OCP Comunicação e Mago Comunicação como vencedoras da concorrência realizada para escolher os responsáveis pela comercialização de cotas de patrocínio do carnaval de Salvador. O contrato com a Saltur é válido por três anos, compreendendo os carnavais de 2010, 2011 e 2012. Dirigida por Paulo Salum e Antonio Barreto Jr, a OCP já possui ampla experiência no negócio do carnaval. A agência baiana fez parte do consórcio vencedor da primeira concorrência realizada em 2007 e vem especializando-se em Branded Entertainment, utilizando plataformas como o carnaval, micaretas, São João e destinos turísticos.
A Mago Comunicação, agência de propaganda pertencente a Caco de Telha, um dos maiores grupos de entretenimento do país, também tem bagagem considerável no ramo. Representada por Paulo Coelho e Alexandre San Galo, a agência possui em seu portfólio trabalhos envolvendo circuitos de eventos, micaretas, branding e eventos corporativos, além de campanhas para artistas como o Eva e Ivete Sangalo.

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