domingo, 27 de dezembro de 2009

AS QUENTES DO PIMENTA NA MUQUECA

QUE COISA, HEIN?

Marco Wense

O eleitor, cada vez mais descrente com a classe política, começa a ficar sobressaltado e perplexo com o desenrolar do processo sucessório.

Na convenção estadual do PMDB, todos – aí incluindo Paulo Souto, João Henrique, Imbassahy e várias lideranças tucanas e democratas – foram unânimes em afirmar que a Bahia “precisa de um novo caminho, um novo projeto”.

Essas pessoas que hoje se aproximam do carlismo e do DEM são as mesmas que diziam horrores do então candidato Paulo Souto na sucessão estadual de 2006. Agora, o democrata é a salvação.

Que coisa, hein! Os políticos, com algumas raríssimas e honrosas exceções, adoram comer no prato que cuspiram. Depois ficam se queixando dos votos brancos e nulos que são depositados na urna como sinal de protesto.

DATAFOLHA

Acabou a dúvida de quem estaria na dianteira da sucessão estadual. O resultado não foi bom para os democratas e tucanos. Se a eleição fosse hoje, o governador Jaques Wagner venceria no primeiro turno.

Ninguém, pelo menos em sã consciência, pode dizer que o Datafolha é suspeito ou coisa parecida. O Datafolha é um dos poucos institutos que ainda continua com a credibilidade inabalável.

Jaques Wagner tem 39%, Paulo Souto 24% e Geddel 11%. O democrata e o peemedebista vão ter que andar de mãos dadas. Na convenção estadual do PMDB trocaram efusivos elogios.

Em relação à sucessão presidencial, a pesquisa do Datafolha diz que 15% dos eleitores, que estariam dispostos a votar no candidato do presidente Lula, ainda não sabem que Dilma é a sua candidata.

A óbvia conclusão é que a capacidade de transferência de votos de Lula para Dilma Rousseff não foi exaurida. Esse preocupante detalhe provoca constantes arrepios na vistosa plumagem tucana.

VICE DE DILMA
O deputado federal Michel Temer, presidente nacional do PMDB, como perdeu a esperança de ser o vice de Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão de Lula, passou a defender a aproximação do partido com o DEM e o PSDB.

Antes, Temer era um ferrenho defensor do apoio formal do PMDB à candidatura de Dilma. Agora, depois da tal da lista tríplice, diz que o partido tem, coincidentemente, três caminhos: 1) candidatura própria. 2) apoiar o tucano José Serra. 3) indicar o vice de Dilma.

A opção pelo comandante-mor da legenda é a mais desastrosa para Dilma. O nome mais forte do PMDB é, sem dúvida, o do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que pela pesquisa do Datafolha é o primeiro colocado na disputa pelo governo de Minas.

Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, também está cotado. A favor de Hélio, o domicílio eleitoral no segundo colégio eleitoral do país. A favor de Meirelles, o argumento do bom desempenho da economia.

É evidente que a exigência de uma lista tríplice, com o PMDB apontando três nomes para que Dilma escolha o seu companheiro de chapa, foi uma maneira democrática de dar um chega-pra-lá em Temer.

Aliás, o jornalista da Folha de São Paulo, Jânio de Freitas, tem toda razão quando diz que “o vice de Dilma não é assunto dela nem do PT, é de Lula”.

O TRATOR DE AZEVEDO FALHOU
27/dez/2009 . 7:00 Autor: Davidson
Vereador governista acredita que o prefeito Capitão Azevedo ainda terá muito o que aprender na sua relação com a Câmara Municipal. Neste ano, trombou desnecessariamente com a Casa por duas vezes: quando fatiou o repasse do duodécimo e sofreu ameaça de cassação e na (tentativa) de votação do projeto de reforma tributária, neste final de ano. Nesta última, o rolo compressor falhou.

- O líder de governo é o [Milton] Gramacho e o assessor [parlamentar], o Sargento Raimundo. Deu no que deu. Azevedo é mal assessorado – constata.

Em tempo: a avaliação é de outro Milton, o Cerqueira, que tem livre trânsito no governo e na oposição.

OLHA SÓ QUEM ESTÁ COM GEDDEL…
Autor: Seu Pimenta



SOLON PINHEIRO AVALIA MANDATO: NENHUM PROJETO

O vereador Solon Pinheiro reuniu, essa semana, diversas lideranças e entidades para prestar conta do seu primeiro ano de mandato. Segundo texto divulgado por sua assessoria, durante todo o ano de 2009, Solon fez várias “solicitações” ao Executivo.

Ele se orgulha, por exemplo, de ter solicitado melhorias para “diversos bairros de Itabuna”. Assim mesmo, nesse nível de especificidade. Ainda lembrou que é de extrema importância a participação do vereador junto às associações de bairros para que os pedidos de providência sejam fortalecidos – ou seja, nada foi atendido.

O vereador também mandou divulgar que “buscou recursos para o município junto ao governo federal”. Deu como exemplo a verba que teria sido liberada pelo Ministério das Cidades, destinada ao serviço de pavimentação e urbanização do bairro Zizo e áreas adjacentes.

Conclusão: não deu notícia de um único projeto de sua autoria na Câmara Municipal. Uma coisa, porém, dá pra louvar no parlamentar. Teve coragem de expor a própria inoperância. Muitos dos outros, nem isso. Ou alguém já ouviu falar em projeto de Didi do INSS, Raimundo Pólvora, Loiola & cia.?

ITABUNA ANUNCIA RACIONAMENTO DE ÁGUA
26/dez/2009 . 21:21 Autor: Davidson

Nível do Rio Almada caiu e afeta abastecimento (Foto Acorda Meu Povo).
Agora é oficial: aquele racionamento diário imposto à grande maioria dos itabunenses pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) começou a vigorar neste sábado (26). A empresa emitiu comunicado por volta do meio-dia de hoje.

O comunicado é curto. A Emasa apenas informa que escolas, hospitais, creches, unidades de saúde e “outros órgãos públicos” terão prioridade no abastecimento e pede aos usuários para “economizar água”.

O cenário é o mesmo do ano passado, quando o racionamento aconteceu após 90 dias sem chuvas consistentes. Desta vez, a estiagem foi de 40 dias, conforme o comunicado da empresa.

Itabuna é abastecida pelo sistema de captação instalado em Castelo Novo (Ilhéus). A vazão é de aproximadamente 600 litros por segundo, mas o nível do rio Almada baixou muito.

Infelizmente, o comunicado não fornece maiores informações sobre níveis dágua e como ficará o abastecimento nesse período. E as previsões do tempo para o domingo e a segunda-feira, por exemplo, não são “auspiciosas”: poucas chuvas nas cabeceiras do Almada (Almadina e Coaraci).


ITABUNA ENFRENTA TIME DE ESTRELAS
26/dez/2009 . 15:36 Autor: Domingos
Está confirmada a partida do Itabuna Esporte Clube contra um time formado por estrelas do futebol nacional e internacional, os Amigos do Allan Bahia.

O próprio jogador do Atlético Paranaense (emprestado ao Vissel Kobe, do Japão) vai participar do jogo-exibição, junto com outras estrelas, a exemplo de Denis Marques.

O jogo está marcado para as 16 horas deste domingo, no estádio Luiz Viana Filho. O ingresso custará R$ 10,00.

FIM DE ANO SEM ENERGIA ELÉTRICA EM OLIVENÇA
26/dez/2009 . 15:05 Autor: Davidson
Quem curtiu o natal ou quem pensa em passar a virada de ano em Olivença, anda com uma leve dor-de-cabeça: a Coelba tem cismado em deixar os consumidores na mão. Entre as 23h30min de ontem e 8h30min deste sábado (26), o balneário ilheense ficou no escuro.

E quem liga para o 0800 da Coelba, ouve sempre a mesma “justificativa” para o ‘apagão’: “é o alimentador”. Explicação como esta foi ouvida por leitora do Pimenta. A região afetada possui boa rede hoteleira, cabanas de praia e atrai milhares de turistas e visitantes na festa da virada. Resta saber se a companhia de eletricidade tomará alguma providência até o dia 31.

Do contrário, os moradores voltarão aos tempos do velho “fifó”, também conhecido como candeeiro.

PROVOCAÇÕES
26/dez/2009 . 12:57 Autor: Domingos
As manifestações contra a votação da reforma do Código Tributário, no dia 23, na Câmara, tiveram mais do que protestos contra a manobra da prefeitura. Eram carregadas, também, de provocações dos militantes comunistas contra os ‘co-irmãos’ do Partido dos Trabalhadores. Coisa histórica, por mais aliados que os dois vermelhos mostrem ser na hora de disputar eleições em diversas ocasiões.

“Cadê os petistas, que não estão aqui? Se dependesse do PT, Itabuna estaria na lama, porque o prefeito ia deitar e rolar, jogando sozinho”, provocavam, a todo momento, os cururus. Verdade seja dita, não havia um petista sequer, além do vereador Vane do Renascer, relator do projeto.

Claro que a postura de Vane, durante todos os lances que marcam a tramitação do projeto na Câmara, garantiu grande parte do sucesso da oposição na batalha contra a votação do monstrengo que aumenta em até 50% o IPTU e 100% a CIP (iluminação pública). E aqui se fala dos lances públicos e também das movimentações de bastidores.

» ACONTECEU DE NOVO: PREFEITURA NÃO PAGOU 13º DO HBLEM
26/dez/2009 . 12:08 Autor: Domingos
Mais uma vez, os funcionários do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) passam por momentos de apreensão no fim de ano. A prefeitura só pagou metade do 13º salário no dia 23 de dezembro – a lei exige que a quitação total da obrigação não passe do dia 20.

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi) já protestou na porta do estabelecimento, mas o momento é de incertezas. “O trabalhador está cansado de pagar a conta da incompetência de quem quer que seja”, afirma o coordenador do Sintesi, Raimundo Santana.

O dirigente afirma que o sindicato já fez uma representação contra a administração do hospital na Ministério Público do Trabalho. “Nesse momento, em que todos os trabalhadores comemoram o aumento de seus redimentos, os funcionários do Hspital de Base não sabem se terão todo o benefício ainda neste ano”.

WAGNER É O 6º EM RANKING DO DATAFOLHA
25/dez/2009 . 20:18 Autor: Davidson
Bahia Notícias

Uma pesquisa do Datafolha revelada nesta sexta-feira (25) mostra a popularidade de 10 governadores das principais unidades federativas do país. O estudo dá um reforço ainda maior aos que defendem a chamada chapa tucana “puro sangue”, uma vez que Aécio Neves (PSDB-MG) lidera o ranking, com 73% de aprovação e nota 7,5, e José Serra (SP) é o quarto com 55% e média de 6,6.

O chefe do Executivo baiano, Jaques Wagner (PT), com 6,5, aparece em 6º, uma casa acima da última avaliação realizada. Curiosamente, ou não, os dois piores são José Roberto Arruda (ex-DEM-DF), com 4,8, e Yeda Crusius (PSDB-RS), com 3,9, ambos envolvidos em denúncias de corrupção. Veja a lista completa:

1° Aécio Neves (PSDB) – Minas Gerais - 7,5
2º Eduardo Campos (PSB) – Pernambuco - 7,5
3º Cid Gomes (PSB) – Ceará – 6,7
4º José Serra (PSDB) – São Paulo - 6,6
5º Luiz Henrique da Silveira (PMDB) – Santa Catarina – 6,5
6º Jaques Wagner (PT) – Bahia – 6,5
7º Roberto Requião (PMDB) – Paraná – 6,4
8º Sérgio Cabral (PMDB) – Rio de Janeiro – 6,1
9º José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) – Distrito Federal – 4,8
10° Yeda Crusius (PSDB) – Rio Grande do Sul – 3,9

FOLHA LEMBRA FRASES MARCANTES DO TWITTER. TEMOS A NOSSA
25/dez/2009 . 18:46 Autor: Domingos
A edição online da Folha de São Paulo reuniu as frases mais marcantes publicadas no twitter em 2009. A lista vai de Xuxa, que defendeu a filha que escreve ‘cena’ com ’s’, a Mercadante, que anunciou renúncia à liderança do governo no Senado no microblog, para logo em seguida desistir. E tem outras várias (confira).

Mas a editoria de informática do jornal paulista não pesquisou direito. A frase mais incrível em 140 toques foi cometida na Bahia, pelo deputado Carlos Gaban. Ei-la: “Acabei de fazer um pronunciamento rebatendo o deputado Carlos Gaban (DEM) sobre os investimentos do Governo Wagner”.

O homem consegue não só rebater ele mesmo, como ainda informa seu partido, como se terceira pessoa fosse. Relembre aqui a frase e a explicação do deputado.


FAÇAM POSTES DE BORRACHA
25/dez/2009 . 15:12 Autor: Domingos

O rebelde tupiniquim quer homenagear o lendário James Dean
Famoso prefeito da região cismou de provar que ainda é um tremendão. Comprou seu cavalo de aço e desfila pelas ruas da cidade em duas rodas, todo pomposo.

Pomposo nada. Dizem que, de motoqueiro rebelde, o homem só tem mesmo a pose. E a moto. Tremendo ‘barbeiro’. Já andou, inclusive, beliscando alguns pedestres em sua desajeitada pilotagem.

Já tem assessor aconselhando o chefe a mandar instalar postes de borracha nas calçadas, enlarguecer as ruas e providenciar batedores para garantir passeios mais tranquilos, com o trânsito menos congestionado.

Uma brasa, mora?

TÁ BOM PRO GALEGO?
25/dez/2009 . 13:07 Autor: Davidson
Direto do Painel, da Folha:

Podendo. Diante do desempenho consistente de Jaques Wagner (PT-BA) e espetacular de Eduardo Campos (PSB-PE) e Cid Gomes (PSB-CE) no Datafolha, um experiente leitor de pesquisas observa: “Esses governadores do campo lulista estão batizando e casando no Nordeste”.

Postado em Pimenta na Muqueca Tags: bahia, Nordeste, política Nenhum comentário » VEREADOR-ANIMAL
25/dez/2009 . 12:48 Autor: Davidson
Eduardo Holanda (PMN) é presidente da Câmara de Vereadores de Maceió (AL). Ontem, ele quis trocar o peru de natal pela orelha do colega Paulo Corintho (PDT). Após desentendimentos numa confraternização natalina em casa de shows, 24, Holanda avançou sobre o amigo e cravou o dente na orelha direita do oponente, arrancando-lhe um generoso pedaço.

Poucos sabem ao certo quem deu início ao espetáculo dos horrores legislativos. Holanda diz que levou murro nas costas. Corintho se defende afirmando que foi agredido ao tentar cumprimentar o coleguinha.


NEWTON NÃO SE PREOCUPA COM A “CASA DOS OUTROS”
25/dez/2009 . 12:30 Autor: Davidson
Uma trapalhada da Prefeitura de Ilhéus deixou o município de fora do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, que prevê a construção de 32.290 casas na Bahia. De acordo com o Conselho Estadual das Cidades, ela deixou de apresentar o projeto no prazo.

Segundo o presidente da Federação das Associações de Moradores de Ilhéus, Marcos Lessa, o município perdeu a oportunidade porque não conseguiu enviar em tempo hábil o projeto arquitetônico.

Também não conseguiu indicar os locais onde as casas seriam construídas. A elaboração do projeto arquitetônico não iria custar um único centavo para a Prefeitura de Ilhéus.

O detalhe é que o prefeito Newton Lima, através da assessoria de imprensa, divulgou na terça-feira que o município “só está esperando a liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal”.

DELEGACIA DE URUÇUCA FECHA NO FERIADÃO DE NATAL
24/dez/2009 . 21:27 Autor: Davidson
Absurdo o que acontece em Uruçuca, violento município do sul da Bahia. O delegado resolveu pegar o ‘feriadão’ ainda ontem e só retorna ao trabalho na próxima segunda-feira, 28. Pior, levou a chave da espelunca.

Qualquer registro de queixa ou pedido de investigação policial fica para a próxima semana.

Quem sentiu na pele a decisão do “xerife” de Uruçuca foi um empresário, dono de posto de combustível. O empreendimento foi assaltado nesta tarde, por volta das 16h, por dois homens que usavam uma moto Honda CG.

O gerente do posto de combustível procurou a delegacia, mas encontrou porta fechada. Até que tentou recorrer ao escrivão, que informou ser impossível qualquer registro de queixa ou até investigação. Foi o tal do “volte na segunda”.

A cidade está entregue à bandidagem. Uruçuca é um dos sete municípios da Costa do Cacau. Ele é cortado por uma rodovia estadual, que liga a Ilhéus e Itacaré, e pela BR-101. Os bandidos têm facilidade para assaltar no município.

Uma agência dos Correios fechou por conta dos assaltos frequentes. Os crimes quase nunca são esclarecidos. Uruçuca virou terra de ninguém.

SUCESSÃO PRESIDENCIAL
24/dez/2009 . 21:18 Autor: Davidson
Marco Wense


Aécio: fora da corrida eleitoral.
A desistência do governador de Minas, Aécio Neves, em disputar à presidência da República pelo PSDB, causou alvoroço na alta cúpula do tucanato e nas hostes palacianas do petismo.

Agora, com o processo sucessório se afunilando, caminhando a passos largos para uma polarização entre Dilma e Serra, existem duas preocupações em torno dessas duas candidaturas.

Pelo lado do PT, é se o tom plebiscitário da campanha, como quer o presidente Lula, vai ser assimilado pelo eleitorado. Ou seja, a comparação do governo Lula com o do tucano FHC.

Como José Serra ocupou dois ministérios no governo FHC – o da Saúde e o do Planejamento –, o PT vai fazer de tudo para ligar a imagem de Serra a do impopular ex-presidente da República.

Os tucanos, no entanto, com o endosso dos democratas (DEM), acham que a estratégia dos petistas é inconsistente diante do bom governo que Serra vem fazendo no Estado de São Paulo.

Já o PSDB, especificamente a cúpula do partido, vive assombrado com uma possível revolta do povo mineiro contra a candidatura de José Serra. É bom lembrar que Minas é o segundo colégio eleitoral do país.

Não é à toa que o comando nacional da legenda faz de tudo para que a chapa tucana seja puro-sangue, com Aécio como vice de Serra. Seria uma maneira de disfarçar a insatisfação do governador mineiro com o PSDB da Avenida Paulista.

Aécio já descartou qualquer possibilidade de ser vice. Diz que o Estado já teve dois – Itamar Franco e o atual José de Alencar –, e finaliza dizendo que “essa coisa de vice não tem tanta importância”.

Alguns correligionários defendem uma contrapartida no caso de Aécio ser o vice de Serra. Querem que Serra, se eleito presidente, abra mão da reeleição em favor de Aécio na sucessão de 2014.

No seu pronunciamento de exatos sete minutos, quando comunica ao povo de Minas a sua desistência, o governador não cita o nome de José Serra. Uma prova de que Aécio não anda nada satisfeito com o PSDB da Avenida Paulista.

O sonho presidencial do neto de Trancredo Neves foi transferido para a sucessão de 2022. Independente de quem ganhe em 2010, Lula é candidatíssimo em 2014 e, ganhando, em 2018 (reeleição).

O jornalista Fernando de Barros e Silva, da Folha de São Paulo, ouviu a seguinte declaração de um taxista de Belo Horizonte: “São Paulo não quer deixar Aécio ser presidente”.

Se o desabafo do taxista, que simboliza o sentimento do povo mineiro, espalhar como rastilho de pólvora, adeus viola.

GEDDEL, DEM E O PSDB
O ministro Geddel Vieira Lima, pré-candidato do PMDB à sucessão estadual, sabe que sua aproximação (ou reaproximação) com o DEM e o PSDB vai levar o presidente Lula a entrar de corpo e alma na reeleição do governador Jaques Wagner.

Dilma Roussef, presidenciável do PT, não vai subir em um palanque que pode apoiar, em um eventual segundo turno, o candidato do DEM, partido que o presidente Lula escolheu como seu principal adversário na eleição de 2010.

É bom lembrar que a popularidade do presidente está nas estrelas. Se Lula subir no palanque de Wagner e afirmar, em alto e bom som, que o “Galego” é o cara, a eleição não passa do primeiro turno.

Um outro detalhe é que o eleitor não engole certas alianças. Uma coligação envolvendo o DEM, PSDB e o PMDB, com carlistas, tucanos e peemedebistas atacando o governador Jaques Wagner, pode ter um efeito contrário.

Quem não se lembra do apoio de Fábio Santana a Juçara Feitosa na última sucessão municipal? O então candidato a prefeito, pelo PMDB de Lúcio Vieira Lima, desistiu para apoiar a petista. Resultado: o Capitão Azevedo (DEM) ganhou com uma frente de mais de 12 mil votos.

Na política, a soma de dois mais dois nem sempre é quatro.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Um comentário:

  1. Ainda é muito cedo para citar pesquisa como argumento de qualquer coisa. Não se esqueçam que até a uma semana da eleição, Paulo Souto ganharia no primeiro turno em 2006...

    Quanto à aproximação de Souto e Geddel, é natural. Geddel apoiou Wagner quando ele não era ninguém, e foi traído pelo governador. Agora se opõe ao seu governo, o que também o faz Souto. É normal que a oposição se una, não há nada demais nisso.

    ResponderExcluir