segunda-feira, 9 de março de 2009

Jornada Pedagógica de Itacaré traz Bule-Bule e Jorge Portugal



O cordelista Bule-Bule e o professor Jorge Portugal estão entre os principais destaques da Jornada Pedagógica de Itacaré, iniciada na manhã desta quinta-feira (05), na escola Manoel Castro. O primeiro falou sobre sua gramática de cordel, na tarde do primeiro dia, enquanto o segundo abordará a motivação docente, no sábado (07), quando a iniciativa será encerrada. O evento, que traz como tema central: “Novos caminhos, novas metas, novas possibilidade”, conta com palestras, apresentações culturais e oficinas.

Para a abertura da Jornada Pedagógica, que contou com a apresentação do grupo de capoeira Filhos de Zumbi, compareceram diversas autoridades municipais. Entre elas estavam o prefeito Antônio de Anízio, acompanhado da primeira-dama, Ivonete Damasceno; o vice-prefeito e secretário de Finanças, Rosival Bispo; o secretário de Administração, Cid Brandão, a secretária de Esporte e Juventude, Irley Novais, além do coordenador regional do PC do B, Wenceslau Junior. Representando o Legislativo Municipal, ainda estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Milton Ramos e o vereador Luca.

Cerca de 300 professores, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores da rede municipal estão participando do evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Para que todos pudessem participar do evento, a Prefeitura de Itacaré disponibilizou transporte e alimentação aos profissionais vindos da zona rural, que correspondem à metade dos participantes.

Segundo a secretária de Educação de Itacaré, a Jornada Pedagógica será uma oportunidade não só para capacitação profissional, mas também para aproximação com a administração municipal e trocas de experiências. “Queremos buscar a melhoria da qualidade de ensino através da gestão participativa, mantendo diálogo constante com professores, coordenadores e diretores”, disse Juliana Delmont. Ela ainda destacou os desafios para o setor educacional, abordando a necessidade da melhoria na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que está abaixo da média nacional.

Outra meta apresentada pela secretária foi a diminuição dos números de desistência e repetência, principalmente na educação de jovens e adultos e na zona rural. Um dos exemplos citados foi a escola São Raimundo, do povoado de Cachimbo Seco. No ano passado, houve 400 alunos matriculados, mas apenas 180 concluíram o ano letivo. “Queremos que os avanços na educação de Itacaré sejam referência no país. Esperamos que todos aproveitem este evento para iniciar as mudanças”, complementou Juliana.

O vice-prefeito de Itacaré aproveitou a solenidade para falar sobre a importância dos profissionais da educação para a formação dos cidadãos. “Precisamos do incentivo dos professores para que os jovens se desenvolvam com a consciência de são responsáveis por cuidar a nossa cidade”, afirmou Rosival. Já o coordenador regional do PC do B, que também leciona na Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), reconheceu os desafios que os colegas enfrentam no município. “Itacaré possuiu uma grande patrimônio cultural e natural, que deve ser bem administrado para a manutenção da memória local”, declarou Wenceslau Junior.

Ainda durante a abertura da Jornada Pedagógica, o prefeito Antônio de Anízio abordou o que o governo municipal está fazendo para a valorização dos profissionais do setor educacional. Segundo ele, o projeto do novo plano de cargos e salários apresentado à Câmara de Vereadores será revisto para que os professores, coordenadores e diretores também possam opinar. O chefe do Executivo municipal também falou sobre as reformas que a Prefeitura está realizando em várias escolas das zonas urbana e rural. Ele ainda relatou o investimento na educação infantil, com a implantação de três novas creches no bairro Santo Antônio e duas no Passagem.

Sobre os convênios que estão sendo firmados pelo município, Antônio de Anízio anunciou as parcerias com o governo estadual para implantação do Todos Pela Educação (Topa), transporte escolar e formação inicial para os professores. “Confio nos investimentos que estamos fazendo para melhoria da educação e na capacidade dos nossos profissionais. Tanto que dois dos meus filhos estão matriculados em escolas da rede municipal”, informou o prefeito de Itacaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário