segunda-feira, 13 de junho de 2011

Trailer Oficial Bahêa Minha Vida - O Filme


Itacaré discute as condições de trabalho dos pescadores


A Prefeitura de Itacaré está promovendo, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Seminário Segurança e Saúde: “Melhoria das Condições do Trabalho na Atividade Pesqueira”.
O evento, que começou ontem, 9, no Centro Cultural Porto de Trás, foi aberto com a mesa redonda sobre “ações institucionais nas atividades de pesca e mariscagem”, seguida de uma palestra do comandante da Delegacia da Capitania dos Portos, Eduardo Fontes. Logo após a palestra, os pescadores e marisqueiras tiraram dúvidas sobre o processo para aquisição da carteira de habilitação para navegar.
Nesta sexta-feira, 10, pela manhã, foram proferidas palestras sobre direitos previdenciários e seguro do desemprego do pescador artesanal. Pela tarde foi realizada uma mesa redonda sobre comercialização e beneficiamento do pescado e marisco. Além disso, representantes do Banco do Nordeste, Sebrae e Secretaria Estadual do Trabalho debateram sobre “Fontes de Financiamento e Alternativas de Renda”.

Saúde do trabalhador
A programação prossegue neste sábado com um debate sobre fiscalização, licença ambiental e instrução 02/2011 e lei 11.959/2009, tendo à mesa representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aqüicultura.
O seminário será encerrado por volta de 13 horas deste sábado, com a mesa redonda sobre “Medidas Preventivas e Saúde do Trabalhador”, com profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalho (Cerest), da unidade de Itabuna. O evento conta com apoio da Bahia Pesca, Colônia Z-18, Capitania dos Portos de Ilhéus e Federação dos Pescadores do Estado da Bahia.
Além de Ibama, Ministério da Pesca, Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Ilhéus, Inema, Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, Associação de Marisqueiras de Itacaré, Associação dos Moradores e Marisqueira do Porto de Trás, Sebrae e Cooperativa de Pescadores e Marisqueiras do Rio de Contas (Cooperio).    
      

BAHIA JÁ por Tasso Franco


MIUDINHAS


11/06/2011 - 21:02
OS PRIMEIROS MOVIMENTOS DA SUCESSÃO EM SALVADOR 2012, 


Foto: BJÁ
Um dos vários problemas da capital: desamparados nas ruas, ambulantes e terra batida
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Os primeiros movimentos à sucessão do prefeito João Henrique (PP), em Salvador, já começaram. Em campo, de maneira mais explícita estão o deputado Nelson Pelegrino (PT), já apontado pelo governador Wagner como preferencial deste partido, consensual; a senadora Lídice da Mata, candidata natural como bem disse nota da Executiva Municipal do PSB; e a deputada federal Alice Portugal, PCdoB.

  2. Ainda estariam na lista o deputado ACM Neto, DEM, líder das pesquisas até agora, que admite sua candidatura deste que as forças da oposição (PMDB, PSDB, PPS e outros) o apoiem; o deputado Antonio Imbassahy, PSDB, o qual pontua nas pesquisas e admite a aliança com Neto; o deputado Marcos Medrado, PDT, lançado pelo presidente nacional deste partido, Carlos Luppi; e o deputado Márcio Marinho, do PRB.

  3. O PMDB admite disputar a eleição, mas, não fala em nomes. No caso de Feira, este partido cita Colbert Martins. Em Salvador, prefere aguardar mais um pouco. Geddel Vieira Lima, ao que se sabe, gostaria de se reservar para 2014, uma candidatura a governador do Estado. O PDS, de Otto Alencar, em constituição teria os nomes do próprio Otto e do deputado Alan Sanches. O PTB teria Edvaldo Brito. O PP do prefeito JH teria, em tese, o deputado João Leão.

  4. Salvo o deputado Nelson Pelegrino, o qual já está em pré-campanha, ontem esteve no Pelourinho e hoje no Subúrbio Ferroviário com o secretário da Saúde, Gilberto José, nome que dificilmente arredará pé de sua candidatura, os demais são incógnitas na medida em que, uns podem compor com Pelegrino; outros com Neto e assim por diante.
É uma equação da matemática eleitoral.

  5. A dúvida maior é saber se, de fato, os dois tradicionais aliados do PT, o PCdoB e o PSB vão mesmo lançar nomes próprios à competição. O PCdoB, por exemplo, sempre fala nisso, promove encontros e preliminares, e na hora H desiste. Desta feita, a deputada Alice Portugal jura que é pra valer. E o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) entende que o seu partido está preparado para enfrentar a eleição.

  6. O caso de Lídice é um pouco mais complicado porque o PSB não gostaria de perder um dos seus senadores no Congresso Nacional onde tem três assentos. Lídice, no entanto, é impetuosa, ousada, e pode ser pressionada pela população, por dados de pesquisas. E aí não tem PSB que segure sua intenção de eleger-se prefeita de Salvador, ela que foi a primeira prefeita da capital baiana (1993/1996).

  7. Em relação a ACM Neto dificilmente ele terá outro caminho a não ser candidatar-se, quer com apoio da oposição ou não. Tem um enorme cabedal de votos e esses sufrágios são intransferíveis. Ou ele encara essa situação, forçado pelos seus eleitores, ou seus votos vão ficar boiando e será fatal para suas pretensões futuras. Passá-los para Aleluia, não dá. Passá-los a Imbassahy teria algum sentido, mas, para isso, o deputado tucano teria que pontuar nas pesquisas à sua frente.

  8. Os nomes dos outros partidos não têm densidade eleitoral para enfrentar o pleito de Salvador. Marcos Medrado, do PDT, teve dificuldades para se eleger deputado federal e sabe de suas limitações. Tentou ser candidato em São Francisco do Conde, em 2008, e desistiu a tempo. Em Salvador, a situação é mais complicada. Pode compor.

  9. O bispo Márcio Marinho, o qual se queixou de não ter sido relacionado na pesquisa divulgada recentemente tem os votos da Igreja Universal do Reino de Deus e não teria expressividade eleitoral em outras camadas da sociedade. É nome para compor. O vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, da mesma forma. Já esteve conversando com Lídice (PSB) e Daniel Almeida (PCdoB). É nome para compor.

  10. A admissível candidatura do deputado João Leão pelo PP, com apoio do prefeito JH, não tem futuro. João está em baixa, passa por dificuldades na Prefeitura, e, ao que tudo indica, está mais propenso a apoiar Nelson Pelegrino (PT) do que bancar uma candidatura própria. Quer aproximar-se do governador Wagner e terminar seu mandato numa posição melhor do que a desfruta agora.
                                                                    **
  11. Moradores do final de linha de Vilas do Atlântico se organizam para conferir a prefeita Moema Gramacho (PT), o título de inimiga do meio ambiente.

  12. A área de saúde requer a atuação de uma série de profissionais, como o Educador Sanitário, cuja profissão está sendo comemorada neste sábado (11).

  13. A deputada estadual Graça Pimenta (PR), que na Assembleia Legislativa (AL) ocupa também o cargo de vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, reconhece o valor deste profissional.

  14. Forró do Gil & baianos na Quinta da Boa Vista, Rio, patrocinado com verba da Lei Rouanet. Essa baianada fareja grana ao longe.

  15. Pelegrino é favorável ao BRT. Tá na contra-mão.

  16. Na Bahia, quando o camarada não tem argumentos para um debate chama o outro de racista.

  17. No jogo do Vitória contra o Duque de Caxias no Engenhão, Rio, contaram na ponta no lápis, nas arquibancadas 31 torcedores do "leão" e uma bandeira.

  18. O poder desgasta: o secretário Solla, da Saúde, tá parecendo 10 anos mais velho nos quase 5 anos à frente da Sesab.

  19. O BNDES tem R$1 bilhão para reformas de hotéis no Brasil. Avisem aos hoteleiros baianos, pois, os hotéis de Salvador, a maioria, está caducos.

  20. As inscrições para o 3º Telesseminário de Boas Práticas da Gestão Escolar prosseguem até dia 22 de junho e estão abertas para todas as instituições educacionais do Estado da Bahia, sejam públicas ou privadas.

  21. O evento, que acontece em 1º de setembro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, é promovido pelo Comitê de Educação - uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia  e a Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABGC).

  22. Os interessados devem se inscrever pelos sites da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (http://www.educacao.ba.gov.br/) ou da Federação das Indústrias do Estado da Bahia ( (http://www.fieb.org.br/abgc/default.htm), com o preenchimento da Ficha de Inscrição de Cases e envio para o e-mailtelesseminario@educação.ba.gov.br .

  23. Perfeita a atitude do secretário de Segurança, Maurício Barbosa, ao situar que seu tio errou, praticou um delito e mereceu ser preso. O camarada é doido mas não lasca dinheiro.


  24. As mulheres chegaram ao topo do Poder. Agora, no Planalto, entre os ministros da casa o placar está 3x2. Antes, a única ministra era Helena Chagas, da Comunicação.

  25. O custo político da presidenta Dilma ter enfrentado o PT, no Congresso, só o tempo dirá o que vai acontecer.

  24. Às más línguas estão dizendo que, neste final de semana, será apresentado um peixe ao novo ministro da Pesca, Luiz Sérgio.

  25. Sêo Barriga é que tá certo: político só pensa maldade.

  26. A crise que levou à demissão do ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil) e a alta da inflação não tiveram impacto negativo na aprovação do governo Dilma Rousseff. Mas a imagem pessoal da presidente foi afetada, de acordo com a pesquisa. Houve ainda uma piora generalizada nas expectativas com a economia, principalmente em relação à inflação.


  27. Pesquisa Datafolha realizada nos dias 9 e 10 de junho mostra que 49% dos entrevistados consideram Dilma como ótima ou boa. No último levantamento, de março, eram 47%.


  28. O levantamento revela também que a maioria dos brasileiros quer que o ex-presidente Lula opine nas decisões de Dilma.


  29. A margem de erro da pesquisa, que ouviu 2.188 pessoas em todo o país, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

  30. UPB e TCM fizeram terceiro evento em Santa Maria da Vitória.

  31. A 22ª edição da Fenagri, maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, a ser realizada nos dias 27 a 30 de julho deste ano, em Juazeiro.