Miudinhas globais:
1. Política é a arte da conversa. Vive-se, no momento, o outono do diálogo com os candidatos a governador da Bahia organizando suas chapas para a disputa eleitoral que se inicia a partir de 7 de julho. Portanto, existe tempo de sobra, até 30 de junho, último prazo para a realização das convenções partidárias quando os nomes são oficialmente registrados como candidatos.
2. Mas, ao que se percebe no ambiente político, ninguém estaria disposto a esperar esse prazo final porque tempo é ouro e quem se organiza primeiro leva uma vantagem enorme diante dos adversários. Que diga José Serra, o qual, ainda com compromissos de governador de São Paulo ficou engessado no Palácio Bandeirantes enquanto a ministra Dilma Rousseff faz campanha às escâncaras amparada pelo presidente Lula.
3. Na Bahia, ao que se fala em todos os ambientes políticos o governador Wagner já teria fechado sua chapa com Otto Alencar, Lidice da Mata e César Borges faltando pequenos arremates nas composições proporcionais para o anúncio efetivo.
4. Se isto acontecer como se espera até o início da próxima semana, 3 de abril, prazo para a desincompatibilização de ministros, governadores, secretários estaduais e municipais e prefeitos que concorrerão a cargos no Legislativo ou no Executivo, fatalmente forçará a que Souto e Geddel apressem seus passos.
5. Essa é uma fase extremamente importante da pré-campanha. Vou contar duas historinhas que aconteceram na Bahia só para o leitor entender que, quem pisar em falso, dança. Em 1986, o governador João Durval lançou Josaphat Marinho candidato a governador da Bahia. ACM, que era o líder político maior, não teve como vetá-lo. Josaphat tinha uma conduta irreparável e ACM foi à luta. Waldir Pires venceu o pleito, com base num plebiscito contra ACM.
6. Em 1990, ACM candidato ao governo, Durval ensaiou ser candidato ao Senado. O "velho" vetou seu nome entendendo que fizera corpo mole em defendê-lo na campanha de 1986. E, indicou Josaphat fechando a porta do PFL para Durval em encontro que teria sido marcado com Francisco Benjamin, então presidente do partido. Ora, a recíproca era verdadeira: Durval não poderia criticar Josaphat e engoliu a pílula a seco. Marinho elegeu-se senador.
7. Em 2006, Durval foi resgatado pela candidatura Wagner, graças a uma articulação política feita pelo deputado Sérgio Carneiro (PT), filho do ex-governador, e elegeu-se senador deixando a ver navios Antonio Imbassahy, PSDB, o favorito inicial e 3º na votação; e Rodolfo Tourinho, o candidato de ACM. Durval, claro, tem méritos próprios, é bom nome político com raízes no interior, mas, sem essa aliança, à semelhança de Imbassahy que foi solteiro à campanha, não se elegeria.
8. Agora, está todo mundo querendo saber para onde vai Durval. Sinto que segue a trilha Lula/Dilma/Wagner. Mas são apenas historinhas que conto. A conversa entre os políticos segue adiante.
9. E, ao que tudo indica, a pré-candidatura de Waldir Pires que estava sendo imposta por uma minoria do PT minguou de vez.
**
10. A terceira edição da revista Bahia. Terra de todos nós, produzida pela Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom), será lançada nesta quinta-feira (25), às 19h, no Solar do Unhão. Com tiragem de 100 mil exemplares, a publicação traça um panorama das ações desenvolvidas em três anos pela atual gestão.
11. No próximo dia 29 de março, todos os escritores que participaram do Projeto Encontro com o Escritor nas diversas Unidades da Fundação Pedro Calmon em 2009, serão homenageados, em solenidade na Biblioteca Thales de Azevedo, 15h.
12. A bruxa está solta em Serrinha: foram sepultados nesta quarta-feira, 24, o ex-vereador José Roberto e o ex-comerciante aposentado José Gonçalves, Sêo Gonçalves do bar da esquina como era mais conhecido.
13. A baiana Maroca engoliu a língua no BBB10 ao ser eliminada numa disputa com a rival Lia. Quem fala bobagem com o público leva ferro.
14. O prefeito de Calculé, Luciano Ribeiro (DEM), recebeu hoje (24), em Brasília, o prêmio "Objetivos de desenvolvimento do milênio", promovido pelo governo federal com o apoio do Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado.
15. Calculé foi premiada pelo seu programa de coleta seletiva de lixo, um dos 20 projetos sócio-ambientais escolhidos entre 1477 inscritos em todo o país para receber o prêmio, que tem a coordenação técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública.
16. O deputado ACM Neto (DEM) acompanhou o prefeito durante a premiação, que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
17. Durante o 3º Encontro de Artesãos da Bahia, realizado nesta quarta-feira (24), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), o governador Jaques Wagner enfatizou a importância de o Estado incentivar os artesãos, após ganhar uma peça artesanal oferecida por Dona Cadu e pelo conjunto de 400 artesãos que fazem parte do encontro.
18. "Queremos um artesanato grande, desenvolvido. Por isso, em parceria com o Sebrae, estamos formalizando esses pequenos empreendedores, e também, o governo da Bahia, por meio do Instituto Mauá, tem apoiado o artesanato baiano, realizando feiras", afirmou o governador.
19. Nesta solenidade uma artesã lamentou que o governo esteja dando novos equipamentos e armas a Polícia, sem treinamento, fazendo com que muitos policiais invadam áreas populares e cheguem atirando para matar. Foi uma saia justa.
20. Só 11% das obras do PAC foram concluidas. Mas, eleitoreiramente, será anunciado o PAC 2. Advinha por quem? Marque Dilma que acerta.
21. Aécio Neves como candidato ao Senado de Minas parece o mais lógico. A de se dizer: "Farinha pouca, meu pirão primeiro".
22. Um vigilante queimado vivo no bairro de Castelo Branco, em Salvador. Taí um bom caso para ser apurado pela Comissão de Direitos Humanos recém criada pela Secretaria da Justiça.
23. Davidson Magalhães, da Bahiagás, em A Tarde, escreve sobre projetos Leste-Oeste, Aeroporto de Ilhéus, etc, como já estivesse tudo pronto. Santo pai!
24. Resposta de Sandro Régis as críticas que fez Yulo Oiticica a Paulo Souto sobre direitos humanos: - Cada vez mais o PT, em seu desespero, está fora da realidade. O ex-governador Paulo Souto citou falta de ações do governo do Estado com relação aos direitos humanos. Yulo nada respondeu, salvo um ataque grosseiro sem sentido.
15. Mais um site no Sudoeste do Estado na democratização da inforamação: http://www.acheibrumado.com.br/
16. O atual presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, irá ministrar a palestra de abertura do quarto módulo do ciclo de debates Pensar a Bahia.
17. Promovido pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), o evento que acontece no próximo dia 31 (quarta-feira), a partir das 8h, no Fiesta Convention Center, terá como temas: Ciência, Tecnologia, Universidades e Centros de Pesquisa; Indústrias Criativas e Turismo e Grandes Eventos.
18. Nesta quarta-feira, 24, não houve sessão na Assembleia Legislativa. Só tinha 4 deputdos em plenário. Agora só segunda-feira, 29, à tarde e veja lá.
19. O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, será um dos principais palestrantes do Seminário sobre Segurança Pública - Um desafio político na América Latina, promovido em conjunto pelo PSDB, DEM e PPS na próxima sexta-feira, dia 26, no Hotel Pestana, Rio Vermelho.
20. Com capacidade para 752 detentos e área construída de 8.563,06m², o governador Jaques Wagner entrega, nesta quinta-feira (25), às 9h30, a Cadeia Pública do Complexo Penitenciário da Mata Escura. O investimento total foi R$ 22,6 milhões.
21. Segundo o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino, o prédio vai reduzir o déficit de vagas de detentos provisórios em Salvador e Região Metropolitana.
22. O programa de Rita Batista da Band News desta noite de terça-feira, 24, tava lendo trechos dos jornais da capital que circularam pela manhã como manchetes do dia. Santo pai!
23. A edição desta semana de J&Cia tem como principais manchetes a fusão, nas próximas semanas, do caderno Vitrine e da Revista da Folha, da Folha de S.Paulo, num novo produto dominical; ainda na Folha, a saída de Sérgio Malbergier do caderno Dinheiro e sua substituição por Raul Juste Lores, que há duas semanas deixou o posto de correspondente do jornal em Pequim;
24. A despedida do repórter Luiz Sérgio Guimarães do Valor Econômico, onde estava desde a fundação, há dez anos, os últimos sete também como titular da coluna Por dentro do mercado; em Brasília, a saída de Marta Salomon e de Adriano Ceolin da sucursal da Folha, este em direção ao iG, que também tem de volta Severino Mota;
25. A definição, nos próximos dias, do nome da nova revista masculina que a Abril deve lançar em agosto; e o lançamento, no próximo dia 5/4, pelo "clã" Japiassu (Moacir, seu filho Daniel e a esposa deste, Larissa Purvinni), da Football, primeira revista brasileira de luxo sobre esse esporte.
26. Outros destaques da edição ficam para Marcelo Machado, que deixa o Globo Esporte.com em BH para assumir Esportes de A Tarde, em Salvador; o concurso que o Estadão criou para aproximar leitores de músicos consagrados; e uma saborosa continuação da história A derrocada do machismo, na série Memórias da Redação.
1. Política é a arte da conversa. Vive-se, no momento, o outono do diálogo com os candidatos a governador da Bahia organizando suas chapas para a disputa eleitoral que se inicia a partir de 7 de julho. Portanto, existe tempo de sobra, até 30 de junho, último prazo para a realização das convenções partidárias quando os nomes são oficialmente registrados como candidatos.
2. Mas, ao que se percebe no ambiente político, ninguém estaria disposto a esperar esse prazo final porque tempo é ouro e quem se organiza primeiro leva uma vantagem enorme diante dos adversários. Que diga José Serra, o qual, ainda com compromissos de governador de São Paulo ficou engessado no Palácio Bandeirantes enquanto a ministra Dilma Rousseff faz campanha às escâncaras amparada pelo presidente Lula.
3. Na Bahia, ao que se fala em todos os ambientes políticos o governador Wagner já teria fechado sua chapa com Otto Alencar, Lidice da Mata e César Borges faltando pequenos arremates nas composições proporcionais para o anúncio efetivo.
4. Se isto acontecer como se espera até o início da próxima semana, 3 de abril, prazo para a desincompatibilização de ministros, governadores, secretários estaduais e municipais e prefeitos que concorrerão a cargos no Legislativo ou no Executivo, fatalmente forçará a que Souto e Geddel apressem seus passos.
5. Essa é uma fase extremamente importante da pré-campanha. Vou contar duas historinhas que aconteceram na Bahia só para o leitor entender que, quem pisar em falso, dança. Em 1986, o governador João Durval lançou Josaphat Marinho candidato a governador da Bahia. ACM, que era o líder político maior, não teve como vetá-lo. Josaphat tinha uma conduta irreparável e ACM foi à luta. Waldir Pires venceu o pleito, com base num plebiscito contra ACM.
6. Em 1990, ACM candidato ao governo, Durval ensaiou ser candidato ao Senado. O "velho" vetou seu nome entendendo que fizera corpo mole em defendê-lo na campanha de 1986. E, indicou Josaphat fechando a porta do PFL para Durval em encontro que teria sido marcado com Francisco Benjamin, então presidente do partido. Ora, a recíproca era verdadeira: Durval não poderia criticar Josaphat e engoliu a pílula a seco. Marinho elegeu-se senador.
7. Em 2006, Durval foi resgatado pela candidatura Wagner, graças a uma articulação política feita pelo deputado Sérgio Carneiro (PT), filho do ex-governador, e elegeu-se senador deixando a ver navios Antonio Imbassahy, PSDB, o favorito inicial e 3º na votação; e Rodolfo Tourinho, o candidato de ACM. Durval, claro, tem méritos próprios, é bom nome político com raízes no interior, mas, sem essa aliança, à semelhança de Imbassahy que foi solteiro à campanha, não se elegeria.
8. Agora, está todo mundo querendo saber para onde vai Durval. Sinto que segue a trilha Lula/Dilma/Wagner. Mas são apenas historinhas que conto. A conversa entre os políticos segue adiante.
9. E, ao que tudo indica, a pré-candidatura de Waldir Pires que estava sendo imposta por uma minoria do PT minguou de vez.
**
10. A terceira edição da revista Bahia. Terra de todos nós, produzida pela Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom), será lançada nesta quinta-feira (25), às 19h, no Solar do Unhão. Com tiragem de 100 mil exemplares, a publicação traça um panorama das ações desenvolvidas em três anos pela atual gestão.
11. No próximo dia 29 de março, todos os escritores que participaram do Projeto Encontro com o Escritor nas diversas Unidades da Fundação Pedro Calmon em 2009, serão homenageados, em solenidade na Biblioteca Thales de Azevedo, 15h.
12. A bruxa está solta em Serrinha: foram sepultados nesta quarta-feira, 24, o ex-vereador José Roberto e o ex-comerciante aposentado José Gonçalves, Sêo Gonçalves do bar da esquina como era mais conhecido.
13. A baiana Maroca engoliu a língua no BBB10 ao ser eliminada numa disputa com a rival Lia. Quem fala bobagem com o público leva ferro.
14. O prefeito de Calculé, Luciano Ribeiro (DEM), recebeu hoje (24), em Brasília, o prêmio "Objetivos de desenvolvimento do milênio", promovido pelo governo federal com o apoio do Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado.
15. Calculé foi premiada pelo seu programa de coleta seletiva de lixo, um dos 20 projetos sócio-ambientais escolhidos entre 1477 inscritos em todo o país para receber o prêmio, que tem a coordenação técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública.
16. O deputado ACM Neto (DEM) acompanhou o prefeito durante a premiação, que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
17. Durante o 3º Encontro de Artesãos da Bahia, realizado nesta quarta-feira (24), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), o governador Jaques Wagner enfatizou a importância de o Estado incentivar os artesãos, após ganhar uma peça artesanal oferecida por Dona Cadu e pelo conjunto de 400 artesãos que fazem parte do encontro.
18. "Queremos um artesanato grande, desenvolvido. Por isso, em parceria com o Sebrae, estamos formalizando esses pequenos empreendedores, e também, o governo da Bahia, por meio do Instituto Mauá, tem apoiado o artesanato baiano, realizando feiras", afirmou o governador.
19. Nesta solenidade uma artesã lamentou que o governo esteja dando novos equipamentos e armas a Polícia, sem treinamento, fazendo com que muitos policiais invadam áreas populares e cheguem atirando para matar. Foi uma saia justa.
20. Só 11% das obras do PAC foram concluidas. Mas, eleitoreiramente, será anunciado o PAC 2. Advinha por quem? Marque Dilma que acerta.
21. Aécio Neves como candidato ao Senado de Minas parece o mais lógico. A de se dizer: "Farinha pouca, meu pirão primeiro".
22. Um vigilante queimado vivo no bairro de Castelo Branco, em Salvador. Taí um bom caso para ser apurado pela Comissão de Direitos Humanos recém criada pela Secretaria da Justiça.
23. Davidson Magalhães, da Bahiagás, em A Tarde, escreve sobre projetos Leste-Oeste, Aeroporto de Ilhéus, etc, como já estivesse tudo pronto. Santo pai!
24. Resposta de Sandro Régis as críticas que fez Yulo Oiticica a Paulo Souto sobre direitos humanos: - Cada vez mais o PT, em seu desespero, está fora da realidade. O ex-governador Paulo Souto citou falta de ações do governo do Estado com relação aos direitos humanos. Yulo nada respondeu, salvo um ataque grosseiro sem sentido.
15. Mais um site no Sudoeste do Estado na democratização da inforamação: http://www.acheibrumado.com.br/
16. O atual presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, irá ministrar a palestra de abertura do quarto módulo do ciclo de debates Pensar a Bahia.
17. Promovido pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), o evento que acontece no próximo dia 31 (quarta-feira), a partir das 8h, no Fiesta Convention Center, terá como temas: Ciência, Tecnologia, Universidades e Centros de Pesquisa; Indústrias Criativas e Turismo e Grandes Eventos.
18. Nesta quarta-feira, 24, não houve sessão na Assembleia Legislativa. Só tinha 4 deputdos em plenário. Agora só segunda-feira, 29, à tarde e veja lá.
19. O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, será um dos principais palestrantes do Seminário sobre Segurança Pública - Um desafio político na América Latina, promovido em conjunto pelo PSDB, DEM e PPS na próxima sexta-feira, dia 26, no Hotel Pestana, Rio Vermelho.
20. Com capacidade para 752 detentos e área construída de 8.563,06m², o governador Jaques Wagner entrega, nesta quinta-feira (25), às 9h30, a Cadeia Pública do Complexo Penitenciário da Mata Escura. O investimento total foi R$ 22,6 milhões.
21. Segundo o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino, o prédio vai reduzir o déficit de vagas de detentos provisórios em Salvador e Região Metropolitana.
22. O programa de Rita Batista da Band News desta noite de terça-feira, 24, tava lendo trechos dos jornais da capital que circularam pela manhã como manchetes do dia. Santo pai!
23. A edição desta semana de J&Cia tem como principais manchetes a fusão, nas próximas semanas, do caderno Vitrine e da Revista da Folha, da Folha de S.Paulo, num novo produto dominical; ainda na Folha, a saída de Sérgio Malbergier do caderno Dinheiro e sua substituição por Raul Juste Lores, que há duas semanas deixou o posto de correspondente do jornal em Pequim;
24. A despedida do repórter Luiz Sérgio Guimarães do Valor Econômico, onde estava desde a fundação, há dez anos, os últimos sete também como titular da coluna Por dentro do mercado; em Brasília, a saída de Marta Salomon e de Adriano Ceolin da sucursal da Folha, este em direção ao iG, que também tem de volta Severino Mota;
25. A definição, nos próximos dias, do nome da nova revista masculina que a Abril deve lançar em agosto; e o lançamento, no próximo dia 5/4, pelo "clã" Japiassu (Moacir, seu filho Daniel e a esposa deste, Larissa Purvinni), da Football, primeira revista brasileira de luxo sobre esse esporte.
26. Outros destaques da edição ficam para Marcelo Machado, que deixa o Globo Esporte.com em BH para assumir Esportes de A Tarde, em Salvador; o concurso que o Estadão criou para aproximar leitores de músicos consagrados; e uma saborosa continuação da história A derrocada do machismo, na série Memórias da Redação.