SEIS PESSOAS MORREM EM TRAGÉDIA NA ILHÉUS-ITACARÉ
maio 4th, 2009
Um acidente no início da noite deste domingo provocou a morte de seis pessoas na rodovia Ilhéus-Itacaré, no retorno do feriadão do Dia do Trabalho. De acordo com o site R2cpress, o acidente envolveu um carro da marca Peugeot, placas de Minas Gerais, e um Volkswagen Santana, de Itabuna. A colisão ocorreu próximo ao loteamento Marisol.
Os cinco ocupantes do Santana morreram no local do acidente. Todos moravam em Itabuna. Duas pessoas estavam no Peugeot, mas sobreviveram. Parte dos passageiros do Santana era formada por funcionários da Construtora Bueno e a outra, por estudantes da FTC-Itabuna.
Eram três estudantes: Graziela Bispo, filha de Aldo Bispo, coordenador financeiro da FTC, além de duas outras alunas, identificadas apenas pelos prenomes (Isa e Marilia). A sexta vítima parou o carro, um Gol, para ver o acidente e acabou atropelado. A pessoa, identificada apenas como João Maria, morreu no local. A colisão do Peugeot e o Santana foi frontal.
Postados Pimenta na Muqueca | Comentar »
FILA DE 24 HORAS EM POSTO DE SAÚDE
maio 3rd, 2009
Idosa e criança dividem sofrimento na fila
Idosa e criança dividem sofrimento na fila
Ainda eram sete horas quando o menino Igor Ângelo Cardoso, de 12 anos, chegou para marcar seu lugar na fila do posto de saúde Alberto Teixeira Barreto, no bairro Califórnia, em Itabuna.
Para o leitor que, como o repórter do Pimenta, achou que eram sete horas da noite, ele esclarece, com impensável bom humor: “Da noite? Fique atrás… Sete horas da manhã”. As fichas para pegar as autorizações de procedimentos serão entregues às sete horas desta segunda-feira.
Claro que ele radicalizou. Mas quem assumiria o segundo lugar chegaria às 10 horas, o que, convenhamos, não muda muito a situação. “Eu queria ser o primeiro. E aqui tem que chegar cedo, pra ser o primeiro”.
A “fixação” para garantir os primeiros lugares não é a toa, nem exagero do garoto Igor. É que, segundo os “moradores” da fila, são distribuídas apenas 40 autorizações de exames na rede pública. Esse número engloba idosos e gestantes.
Por esse motivo a aposentada Antônia Maria Pereira, de 65 anos, também se esforçou para chegar cedo. “Estou aqui desde as 11 horas, sou a terceira”. Ela, assim como o menino Igor e todos que estão na fila, querem autorizações para exames de sangue, fezes e urina.
Apesar do desconforto de passar a noite ao relento, sofrendo antecipadamente com a madrugada fria que se anunciava às 20 horas (horário que essa reportagem foi feita), além da falta de locais para fazer as necessidades fisiológicas, é possível encontrar bom humor entre os candidatos a uma “ficha”. “Eu mesma trouxe cuscuz, café e cobertor. Tem gente que traz até colchão”, afirma dona Antônia.
Certamente ela vai conseguir a autorização para os exames que precisa. Mas seu calvário não terminará aí. “Preciso de autorização para oftalmologista. Mas eles só entregam na quarta-feira. Vou ter que dormir aqui mais uma vez”.
A fila só crescia, às 20 horas; alguns deitam no chão, outros trazem café para enfrentar a madrugada fria
A fila só crescia, às 20 horas; alguns deitam no chão, outros trazem café para enfrentar a madrugada fria
Postados Pimenta na Muqueca | 3 Comentários »
UMA PEDRA EM CIMA DO PROCESSO
maio 3rd, 2009
O anjo da guarda do presidente da Bahiapesca, Isaac Albagli, parece ser mais do que forte.
Desde 1994 corre um processo contra ele na justiça ilheense, relativo a prejuízos causados pela sua administração na extinta Companhia de Administração da Zona de Exportação (Cimaze).
Trocando em miúdos, a Cimaze foi criada para ‘tocar’ o projeto de implantação da ZPE ilheense, no início da década de 90. Era uma companhia de economia mista. Os prejuízos foram detectados em auditoria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
O tombo deixado por mister Isaac foi da ordem de quase 53 milhões de cruzeiros (Cr$ 52.997.343,13). Apesar da falha ser apontada em 1994, o município somente entrou com a ação de recuperação em 2001.
Naquele ano, o judiciário determinou vistas ao Ministério Público Estadual (MPE). O órgão só foi oficiado cinco anos depois, em 2006. Percebendo talvez cheiro de coisa errada, a promotoria ilheense pediu, à época, que fosse justificada a demora de cinco anos para dar vista ao processo de Isaac.
O pedido foi acatado pelo judiciário ilheense, segundo decisão de dez de abril de 2007.”Certifique-se o Sr. Escrivão as razões pelas quais houve retardo do andamento deste proceso, cuja vista para o MP só ocorreu cinco anos adepois do despacho da então juiza que conduzia o feito”.
O processo corre na 2ª Vara Cível, Comercial e das Relações de Consumo. Deu-se que, de lá para cá, a ação novamente estacionou em qualquer prateleira de um dos armários do Fórum Epaminondas Berbert.
E, por enquanto, Isaac vai cuidando de peixes na Bahiapesca…
Postados Pimenta na Muqueca | 1 Comentário »
VITÓRIA CONQUISTA O TRI DO BAIANÃO
maio 3rd, 2009
Pancadaria mancho título rubro-negro (foto Correio).
Debaixo de chuva e pancadaria rubro-negros chegam ao tri (Correio).
O Vitória perdia por 2×0 ao final do primeiro tempo, no Barradão, e teve forças para empatar a partida e confirmar mais um título do Estadual. E o título foi conquistado diante do rival histórico, o Bahia, no estádio Manoel Barradas (Barradão). A partida começou às 17h.
Reinaldo Alagoano abriu o placar do jogo, aos nove minutos do primeiro tempo. Aos 45 minutos de jogo, Ávine marcou o segundo do Bahia. O resultado parcial daria o título ao tricolor-de-aço. Daria, porque ainda teríamos o segundo tempo de Neto Baiano (ele, de novo!) e Ramon. Empate e título para o Vitória. O tri estadual. A partida terminou com um lamentável festival de pancadaria.
Postados Pimenta na Muqueca | 1 Comentário »
O REI DO RIO
maio 3rd, 2009
Em cima do Botafogo, o Flamengo acaba de se tornar tricampeão carioca e o dono do maior número de títulos da história do Estadual. O Fla meteu 2×0 no primeiro tempo, mas recuou e permitiu o empate na etapa final. O jogo foi para os pênaltis. E como em 2007, Bruno estava lá para defender duas cobranças do Bota e assegurar o título aos rubro-negros.
Abaixo, confira lances capitais da finalíssima.
Como o jogo terminou empatado, o título foi decidido nos pênaltis.
Postados Pimenta na Muqueca | 1 Comentário »
CORINTHIANS CONFIRMA FAVORITISMO E LEVANTA A TAÇA
maio 3rd, 2009
O Corinthians fez o dever de casa e empatou o jogo final contra o Santos em 1×1, no Pacaembu. Como havia derrotado o ‘peixe’ na Vila Belmiro, por 1×3, foi só cozinhar o adversário e levantar a taça. Foi o 26º título estadual do time. Abaixo, o gol que ajudou o time a conquistar o campeonato de forma invicta.
Postados Pimenta na Muqueca | 1 Comentário »
MARCOS GOMES RETORNA PARA PRESÍDIO
maio 3rd, 2009
Com roupa de presidiário e algemado, o fazendeiro Markson Monteiro Oliveira, o Marcos Gomes, retornou há pouco para o Conjunto Penal de Itabuna. Ele foi encaminhado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) pela manhã, com quadro depressivo, derrame facial e pressão alta, segundo apurou o repórter João Ailton.
Após medicado e ficar em observação por quase toda a tarde, foi liberado para retornar à prisão. Cerca de 20 policiais militares e agentes penitenciários foram mobilizados para a operação. Ele retornou ao presídio num furgão do presídio e escoltado por três viaturas da PM.
Atualizado às 18h10min
Postados Pimenta na Muqueca | 3 Comentários »
PSOL DISSOLVE DIRETÓRIO ILHEENSE
maio 3rd, 2009
O PSOL estadual implodiu o diretório municipal de Ilhéus, que tem como figura mais conhecida o professor André Luís, ex-candidato a prefeito em 2008 e a senador em 2006, pela legenda.
A alegação da estadual é de que o diretório da Terra de Gabriela agiu contra todas as determinações do partido ao fechar aliança com o PDT, que em Ilhéus é controlado por seguidores do ex-prefeito Valderico Reis.
A direção estadual do PSOL convocou plenária para o próximo dia 9, às 14h, para discutir a decisão. Ainda não foi decidido o local da assembléia.
Os dirigentes também vetaram qualquer diálogo para que o ex-candidato a vereador Hernani Sá, o Hernaninho, se filie ao partido. Não está descartada uma limpeza geral no quadro de filiados do PSOl ilheense. Em bom português, vai sobrar para o ex-candidato a prefeito André Luís.
Postados Pimenta na Muqueca | 1 Comentário »
MARCOS GOMES É INTERNADO NO HBLEM
maio 3rd, 2009
Alegando estar com depressão pós-cadeia, o fazendeiro Markson Monteiro de Oliveira (Marcos Gomes), acusado de torturar, manter em cárcere privado e matar o vaqueiro Alexandro Honorato, saiu agora à tarde do Conjunto Penal de Itabuna e foi levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Três policiais militares e um oficial de justiça se encontram no local,acompanhando o acusado, que foi preso no dia 20 de abril, depois de estar foragido por mais de dois anos.
Na quinta-feira (30), Marcos recebeu na cadeia a visita do pai, o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes. Falaram-se por alguns minutos, mas não puderam se tocar.
A reportagem do jornal Diário Bahia ouviu o diretor do conjunto penal, Nilton Mascarenhas, que informou sobre o dia-a-dia do preso.
Segundo Mascarenhas, o filho do ex-prefeito de Itabuna se encontra sozinho em uma cela, norma da penitenciária para os primeiros dez dias de carceragem. O diretor informou ainda que Marcos Gomes está se alimentando com a mesma comida dos outros presos e que não lhe falta apetite, pois “a marmita está voltando vazia”.
Para quem está com essa fome toda, chega a ser estranho o alegado quadro de depressão. Recomenda-se olho vivo…
Postados Pimenta na Muqueca | 2 Comentários »
MORRE EX-PREFEITO DE ITACARÉ
maio 3rd, 2009
O ex-prefeito de Itacaré, Edgard Reis, morreu na madrugada deste domingo. A informação inicial é de que o corpo será sepultado na cidade, às 16h. Ele governou o município sul-baiano no período de 1989 a 1991, quando foi substituído por Antônio Hudson, e no final de 1992.
Postados Pimenta na Muqueca | 1 Comentário »
CHORORÔ NA POSSE
maio 3rd, 2009
A posse do prefeito de Itapé, Jackson Rezende, ontem, não foi totalmente em clima de festa. Teve também um momento de ataque explícito do novo gestor contra a vereadora Luzinete Miranda (Luza), que durante quatro meses exerceu o cargo de prefeita do município.
Em sua despedida do cargo, Luza afirmou que pagou todos os compromissos e deixou em caixa um saldo de R$ 61 mil. Rezende esperou a sua vez e, na hora H, desmentiu de público o cálculo da ex-prefeita em exercício.
- A senhora não deixou saldo de R$ 61 mil, mas sim um débito de mais de R$ 450 mil - mandou o prefeito.
Luza ficou atônita e caiu no choro. Saiu da solenidade dizendo que vai apresentar todas as contas de sua gestão nesta segunda-feira (04).
Postados Pimenta na Muqueca | 7 Comentários »
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM
maio 3rd, 2009
Caso permaneça no governo, o ainda oficialmente secretário de Ações Governamentais e Comunicação da Prefeitura de Itabuna não terá sido o primeiro a “subir no telhado” e não pular.
Outro que pediu para sair, no início da gestão, foi o advogado Luís Fernando Guarnieri, da diretoria de Planejamento da Saúde. Ele na verdade chegou a se afastar, mas retornou ao cargo.
Guarnieri, incluive, participou de reunião com o Ministério Público no último dia 29, em companhia do secretário de Saúde Antônio Vieira. E assinou ata como representante da diretoria de planejamento.
Ola para todos.
ResponderExcluirGostaria de saber como esta a estrada de itacaré(balsa) para Marau estou pensando em ir com meu palio no proximo dia 19/05.
Por acaso a ponte pelo outro acesso já foi construida?
Agradeço a todos que puderem me informar.
Att
Chrisarte@hotmail.com